Certo poeta descreveu essa cena da corça farejando água, sob a areia do deserto, do seguinte modo: 'Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, ... ' (Salmos 42:1-2).
Segundo o relato do livro do Êxodo, durante os quarenta anos de peregrinação pelo deserto, o povo de Israel se alimentou de um pão especial, dado por Deus. Diariamente ele amanhecia sobre a superfície do deserto como se fosse uma geada sobre a terra (Êx 16:11-36).
'O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra' (Mateus 13:44-46).
'Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?' (Jeremias 18:3-6).
O fato é que todos continuaremos a enfrentar desencorajamentos nessa vida. Contudo, creio que se compreendermos a natureza da fé - a sua natureza ilógica e irracional, encontraremos a ajuda que precisamos para prosseguir.
Vamos analisar as razões que levaram Davi a fazer diferença na vida de Saul. Davi foi escolhido pelas seguintes razões: Sabia tocar, era forte, Valente, homem de guerra, sisudo em palavras, de boa aparência, e o Espírito do Senhor era com ele.
Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.  1 Reis 18-21
Desde a primeira vez em que foi proclamada, a fé em Cristo traz consigo o sentido da obediência. Por isso nos deparamos com a indagação (e indignação) do Senhor Jesus: 'Por que não fazeis aquilo que eu mando?'  (Lc 6.46).
Todas as manhãs o sacerdote entrava no altar do sacriíicio e removia a cinza do altar e colocava a lenha em ordem. É preciso colocarmos a nossa vida em ordem todos os dias horas, minutos, segundos;  fazendo assim o fogo nunca se apagará.
'Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes'.(Jr 33:3). Pela luz das Escrituras, podemos entender que a ação do Homem provoca a reação de Deus e que a fé não é apenas um sentimento de motivação ou simples emoção ...
Ao ouvir os apelos de Jesus a mulher para e não consegue mais se ocultar, e vejo que ela ao ouvir Jesus dizer que alguém o tocou, ela se sente valorizada pela sua perseverança e por saber que de Jesus saiu virtude ela assim se manifesta para dar testemunho do milagre acontecido