A terra contaminada é como uma carcaça que atrai corvos. Ela trai demônios e argumentos espirituais. Lugares que sofreram tais contaminações, tornam-se lugares tristes, escuros, ou até mesmo desertos. Habitar nestes lugares é no mínimo insuportavel.
Nosso dinheiro é uma ferramenta que devemos empregar para fazer a vontade de Deus. Quando consideramos tudo que devemos fazer com nosso dinheiro, compreendemos a importância da boa administração financeira. Somos privilegiados em participar do trabalho de uma igreja e em ter condições para sustentar a família e ajudar outras pessoas.
O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas, se preocupa com a restauração de cada indivíduo, o pastor segundo o coração de Deus sempre há de se considerar um servo, não age como dominador sobre o rebanho, busca conhecer a vontade de Deus...
O perdão é o melhor remédio para a saúde emocional. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente, a alforria do coração, a cura das emoções. O perdão é ato de misericórdia e manifestação da graça. O perdão é absolutamente necessário para curar os relacionamentos feridos.
Muitas pessoas desconhecem que hoje é possível viver na presença de Deus. Vivem preocupadas com tantas coisas que acabam esquecendo-se de buscar a Deus e de procurar viver em sua presença. A presença de Deus traz bênção e prosperidade, cura, libertação, salvação e transformação.
Através da simbologia da cana trilhada e do pavio que fumega, Deus revela Seu amor e misericórdia para com os caídos, machucados, carentes de uma nova vida. 
Tudo o que Deus tinha que fazer pelo homem Ele o fez em Cristo. Portanto, ao ser revelado a nós que tudo está consumado, nada mais nos resta para fazer, a não ser adorá-Lo. Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.
O nível de popularidade de alguém nem sempre corresponde ao seu nível de autoridade. O inversos também é verdade. Nem sempre o nível de autoridade de uma pessoa corresponde ao seu nível de popularidade. Na relação entre Saul e Davi isso fica bem claro.
A graça inclui tudo o que Deus tem feito pela nossa salvação. A fé inclui tudo o que o homem faz em resposta ao evangelho. A conquista de Jericó nos oferece uma ilustração clara de graça e fé em ação.
João vê algo muito poderoso. Ele relata que viu uma mulher estando ela grávida e um grande dragão que era vermelho tendo sete cabeças e dez cifres, e tentava matar o filho que nasceria da mulher. Agora imagine como teria ficado o coração de João ao ver tamanha visão?
Assim como o leão natural persegue a presa pacientemente, aguardando ao menos uma única oportunidade para tragar sua vítima, assim é Satanás e seu exército maligno. E para que isto aconteça ele usa a tática do medo, do terro, seu bramido, seu rugir...
Hoje em dia grupos de pessoas praticantes da feitiçaria usam outros nomes - Tarólogo, Vidente, Pai de Santo, Cartomante, Guia Espiritual etc. Todos eles são mensageiros do inferno. Quando as pessoas se afastam de Deus e da sua revelação, elas tendem a buscar a luz nas trevas, caminhando para a queda como Saul...