A palavra discípulo tem o seu sentido somente no âmbito da relação entre pessoas. Discípulo é aquele que recebe ensino de alguém ou aquele que segue as ideias ou as doutrinas de outrem. Portanto, ser um discípulo de Jesus é ser chamado por Ele para um novo estilo de vida, que envolve rompimento com os vínculos anteriores, para uma vida de serviço e para um alvo a ser atingido.
Culpa é a realidade objetiva de que eu cometi uma ofensa ou crime; vergonha é a experiência subjetiva de sentir humilhação ou angústia por causa do que eu fiz. Deus nos fez de tal forma que o pecado incorre na culpa e a culpa gera a vergonha. Quando você cometer pecado e sentir vergonha, abrace isso como uma oportunidade para olhar novamente para o Senhor, e arrepender. Então, abrace a liberdade do perdão e deixe que Jesus sinta a vergonha.
O clamor pelo avivamento é de longas datas, toda vez que se distancia de seu Criador, é natural o ser humano sentir a necessidade de viver um avivamento em sua vida. O avivamento autentico, é marcado de maneira pessoal por algumas características as quais são - A perseverança na leitura e prática da Palavra de Deus; na comunhão, na oração; no testificar e na solidariedade.
A apostasia no reino de Israel começo na época de Jeroboão I, o período mais crítico e perigoso para Israel ocorreu no reinado de Acabe. Nessa época, o culto ao Deus verdadeiro foi substituído pela adoração ao deus falso Baal, trazendo como consequências uma apostasia sem precedentes e pondo em risco a identidade nacional e espiritual do povo de Deus, com o banimento do verdadeiro culto a Jeová. 
Os exemplos de fé obediente são muito numerosos para serem todos listados e, assim, o autor de Hebreus conclui mencionado em geral alguns dos modos pelos quais os indivíduos tinham obedecido a Deus, apesar das provações envolvidas. Cada uma destas pessoas não somente creu que Deus existia, mas creu nas promessas que ele fez.
Após uma forte experiência espiritual, Deus ordenou a Gideão que derrubasse o altar de Baal e erguesse ali um altar dedicado a seu nome. Gideão orientado pelo Senhor separou 300 homens e surpreendeu os midianitas sob a escuridão da noite triunfando sobre o exército inimigo. A Bíblia relata a saída do exército para a batalha e aponta para o fato de que os que estavam com Gideão gritaram - 'À espada, pelo Senhor e por Gideão!'
Você tem andado por outros caminhos? Que caminho você procura? Se você está vagueando, cansado de buscar o caminho certo, Jesus, O ÚNICO CAMINHO, faz um convite a você - Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. João 10:9. Jesus é o endereço de Deus.
A vocação primordial do ser humano é o cuidado. O cuidado que se requer de nós não tem prazo de validade. Não deve ser visto como um mandato político que termina tão logo tenhamos chegado ao seu fim. Devemos tomar o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança. Enquanto cuidamos com fervor do que nos tem sido confiado, o próprio Pai Celestial estende Seus cuidados especiais a nós.
Quem não tem curiosidade de saber o que o futuro lhe reserva? Se o futuro já está escrito e determinado, teríamos alguma responsabilidade de garanti-lo? Não nos preocupemos em prever o futuro, mas em defendê-lo desde já, assumindo nossas responsabilidades e atribuições. Afinal, fomos constituídos por Deus como 'defensores do futuro'!
No culto ao Senhor, a sua dimensão espiritual, o seu efeito poderoso e duradouro, a sua eficácia em geral para nos abençoar e a edificação espiritual que pode promanar de suas diversas partes, inclusive uma mensagem poderosa do pregador, dependem muito das atitudes e da conduta do púlpito e da própria congregação.
Em sua conturbada trajetória na condição de rei de Israel, mais um episódio seria acrescentado na maculada biografia de Acabe. Tudo começou quando Acabe desejou adquirir a vinha de Nabote, para transformá-la em sua horta particular. Assim como Nabote, os que são vitimados por causa de sua obediência a Deus, e diante da cobiça alheia, são por Ele devidamente justificados e vingados.
No episódio que envolveu o profeta Elias e a viúva de Sarepta, aprendemos diversos princípios que podem, e que precisam ser aplicados à nossa vida, para que assim possamos abençoar e sermos abençoados - O princípio da obediência, do anonimato, da hospitalidade e da generosa semeadura. Haverá sempre uma provisão do Senhor em cada etapa do ministério daqueles a quem ele vocaciona e comissiona.