O bioquímico Kevin Griffithita, em um de seus artigos científicos chamado 'A composição elementar da vida', classificou 23 elementos químicos do solo e também constatou que todos eles estão presentes (em quantidade variável) na composição do homem. Não posso deixar de dizer sobre a importância de não menosprezarmos a ciência. Em assuntos de fé não cabe dúvidas, mas se não fosse as dúvidas movendo a ciência jamais seríamos brindados com descobertas como esta.
Josefo listou três sons de trombeta específicos, e todos eles podem ser aplicados de maneira espiritual. A primeira trombeta era sinal de preparação para a partida, a segunda era o sinal para entrar em formação e a terceira a ordem para marchar. Antes que o exército saísse em marcha, os soldados levantavam bem alto suas mãos direitas e gritavam em uma verdadeira fúria marcial - 'Estamos prontos!'. Você está?
Misericórdia é não dar-nos o que de fato merecemos. Graça é dar-nos exatamente o que não merecemos. O que merecemos da parte de Deus? Vida ou morte? Bênção ou maldição? Ora, se somos pecadores, merecemos a morte. Mas a misericórdia prevalece sobre o juízo. Em vez de ira, recebemos Seu amor. Em vez de morte, vida eterna.
A soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas enquanto que a humildade consiste em reconhecer que tudo o que tem e tudo o que é, veio da bondade infinita de Deus. Nabucodonosor cresceu e chegou ao topo, mas agora caiu e foi levado ao pasto, é Deus abatendo o soberbo. Davi era humilhado por seus irmãos e seu pai; teve que ajudar seu inimigo Saul... agora Davi é chamado para ser rei sobre todo Israel, é Deus exaltando o humilde...
A palavra discípulo tem o seu sentido somente no âmbito da relação entre pessoas. Discípulo é aquele que recebe ensino de alguém ou aquele que segue as ideias ou as doutrinas de outrem. Portanto, ser um discípulo de Jesus é ser chamado por Ele para um novo estilo de vida, que envolve rompimento com os vínculos anteriores, para uma vida de serviço e para um alvo a ser atingido.
Culpa é a realidade objetiva de que eu cometi uma ofensa ou crime; vergonha é a experiência subjetiva de sentir humilhação ou angústia por causa do que eu fiz. Deus nos fez de tal forma que o pecado incorre na culpa e a culpa gera a vergonha. Quando você cometer pecado e sentir vergonha, abrace isso como uma oportunidade para olhar novamente para o Senhor, e arrepender. Então, abrace a liberdade do perdão e deixe que Jesus sinta a vergonha.
O clamor pelo avivamento é de longas datas, toda vez que se distancia de seu Criador, é natural o ser humano sentir a necessidade de viver um avivamento em sua vida. O avivamento autentico, é marcado de maneira pessoal por algumas características as quais são - A perseverança na leitura e prática da Palavra de Deus; na comunhão, na oração; no testificar e na solidariedade.
A apostasia no reino de Israel começo na época de Jeroboão I, o período mais crítico e perigoso para Israel ocorreu no reinado de Acabe. Nessa época, o culto ao Deus verdadeiro foi substituído pela adoração ao deus falso Baal, trazendo como consequências uma apostasia sem precedentes e pondo em risco a identidade nacional e espiritual do povo de Deus, com o banimento do verdadeiro culto a Jeová. 
Os exemplos de fé obediente são muito numerosos para serem todos listados e, assim, o autor de Hebreus conclui mencionado em geral alguns dos modos pelos quais os indivíduos tinham obedecido a Deus, apesar das provações envolvidas. Cada uma destas pessoas não somente creu que Deus existia, mas creu nas promessas que ele fez.
Após uma forte experiência espiritual, Deus ordenou a Gideão que derrubasse o altar de Baal e erguesse ali um altar dedicado a seu nome. Gideão orientado pelo Senhor separou 300 homens e surpreendeu os midianitas sob a escuridão da noite triunfando sobre o exército inimigo. A Bíblia relata a saída do exército para a batalha e aponta para o fato de que os que estavam com Gideão gritaram - 'À espada, pelo Senhor e por Gideão!'
Você tem andado por outros caminhos? Que caminho você procura? Se você está vagueando, cansado de buscar o caminho certo, Jesus, O ÚNICO CAMINHO, faz um convite a você - Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. João 10:9. Jesus é o endereço de Deus.
A vocação primordial do ser humano é o cuidado. O cuidado que se requer de nós não tem prazo de validade. Não deve ser visto como um mandato político que termina tão logo tenhamos chegado ao seu fim. Devemos tomar o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança. Enquanto cuidamos com fervor do que nos tem sido confiado, o próprio Pai Celestial estende Seus cuidados especiais a nós.