Deus transformou Paulo, mas deixou o espinho, não me atreverei a dizer os porquês nem do espinho, nem da negação de Deus por curá-lo, contudo o que esse homem ganhou em vida e na morte, foi o que de melhor poderia acontecer. A graça de Deus, favoreceu Paulo de tal forma, que sua vida é um referencial de graça e poder Divino. A minha graça te basta, Paulo. Porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Precisamos examinar cuidadosamente as características que Paulo demonstrou e imitá-las, e temos que evitar as atitudes manifestadas pelos intrusos. Sua transparência nos dá oportunidade para entender realmente seus motivos e atitudes e para imitar sua transformação, tanto externa como internamente. Alguns dos mais carismáticos, eloqüentes e encantadores professores são falsos. Nossa falta de discernimento pode levar-nos a ser desencaminha-dos por eles. Cuidado!
Ao ouvir as palavras de Maria Madalena, Pedro e João travam uma corrida em direção sepulcro, mas lá chegando eles observam que o corpo não estava lá, mas que os lençóis estavam ali, porém o lenço que cobria o rosto de Jesus, ou a cabeça de Jesus estava do lado devidamente dobrado. O que me chamou atenção foi o fato de que Jesus teria dobrado o lenço ao ressuscitar. Ele não se preocupou com os lençóis que o cobriam, mas deu uma atenção ao lenço que tinha coberto sua cabeça. Por quê? Qual seria a real intenção de Jesus? Qual mistério estaria relacionado ao lenço dobrado?
A falta de água no nordeste brasileiro é um dilema que já alcançou repercussão mundial, a falta de chuva torna a terra imprópria para o cultivo e plantação. Mais urgente que a água para o nordeste é o avivamento para a igreja brasileira. Em tempos de seca na vida espiritual é preciso que uma sede insaciável por avivamento invada nossos objetivos e se torne prioridade máxima. Deus está a procura de pessoas que assim como Elias se coloquem entre o céu e a terra com causadores de abundantes chuvas de avivamento sobre a terra.
Deus apresentou as suas acusações com a precisão de um promotor de justiça: '...o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus', começou o processo... O conhecimento da palavra de Deus é mais valioso que fino ouro. A falta dele leva à destruição.
Quantas vidas não estão sob essas condições - cortejando cadáveres e carregando pedras? Pedras, são problemas que consideramos obstáculos para nossa felicidade. O sepulcro, um passado que teima em cativar a mente, o espírito e também o corpo. Porque impede o fluir dos passos, a renovação do futuro. Na pedra removida e no sepulcro vazio, está a nossa esperança. Esperança de vida eterna e também de vencer na vida terrena, pela graça que nos é dada, pelo favor que nos aperfeiçoa.
Esse caminho para a santidade é essencial, porque essa geração escolhida, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, tem o propósito de proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Portanto, não deixe que suas provações o distraiam no caminho para a santidade. 
Remendos são soluções provisórias para prolongar a vida útil de uma veste e a palavra grega usada por Jesus sobre remendo foi “Agnaphos”, indicando um tipo de tecido inacabado, de algodão e fibras ainda desalinhadas. Ou seja, um tecido que  precisaria de retoques especiais para poder ser utilizado e nunca em veste velha, caso contrário, com a subsequente lavagem, ou mesmo com a força da linha de costura, o rasgo se tornaria ainda maior. A fraqueza do tecido velho, não suportaria a junção e resistência do novo. Que significado teria essa parábola de Jesus?
Primeiro, Deus realiza uma obra em nós pela Graça, e depois, por meio da mesma Graça realiza uma obra através de nós. A Graça trabalha em nós, para que possamos trabalhar pela Graça. Nós fazemos as obras, mas Deus opera em nós a realização das obras. Deus chama os homens pela sua Graça e por esta mesma Graça os transforma, e os envia ao mundo, a fim de realizar uma tarefa que a Graça irá sustentar e concretizar.
Quando o aviso de que os Amalequitas vinham contra o povo de Deus Moisés deve ter perguntado onde seria o confronto, então alguém diz a Moises que o local da batalha seria o vale de Refidim, mesmo sabendo que não seria fácil ele tinha a garantia da vitória sobre o povo inimigo pois o nome Refidim em hebraico significa Sustentáculo. O segredo é saber onde você está! Onde será travada a sua luta! Onde o encontro com o inimigo será inevitável! Pois se souberes onde estás com certeza saberá se Deus está com você ou não.
Em séculos passados houve–se a incerteza por parte dos seus escolhidos, mesmo estando sempre presente em seus caminhos, a dúvida estava em seus corações, deixando por fazer seus mandamentos. Naquela época Deus se fazia presente no meio de seu povo todo o instante, para que nada viessem a faltar para os seus escolhidos. Vejamos que proveito podemos tirar nos dias de hoje para o exercício de nossa fé, para que andemos de glória em glória em Cristo!
Muitas pessoas estudam a palavra, são batizadas, continuam por algum tempo (sejam dias ou décadas) e, depois, abandonam o caminho de Deus. Quando isso acontece, naturalmente surge uma dúvida entre outros. Será que essas pessoas realmente se converteram a Cristo? Como uma pessoa que estudou a palavra e se batizou para remissão dos pecados pode voltar ao mundo? O que a Bíblia diz?


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!