Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Essa profecia abrange três tempos - Passado, presente e futuro.
O jejum que realmente agrada a Deus é aquele feito com um coração sincero, por uma pessoa que teve sua vida transformada pelo poder da Palavra e, desta forma, tem ações e comportamento dignos da atenção e do cuidado de Deus. Não é para o ato do jejum em si que o Senhor está olhando, mas para o coração daquele que jejua.
A história do centurião de Cafarnaum é bastante conhecida, não apenas no meio evangélico, mas em todo o mundo, cristão ou não. Por uma boa razão - é um exemplo prático de fé e como ela deve ser praticada. Assim, peço que me acompanhe nessa agradável caminhada na qual vamos tentar abordar que lições esse anônimo famoso tem a nos ensinar sobre fé, amizade, confiança, humildade e autoconhecimento. Vem comigo.
A arrogância causa muitos males ao ser humano, mas essa nem sempre é percebida, isso porque o orgulhoso não atenta para a sua condição. Por outro lado, a humildade, uma das principais virtudes cristãs, precisa ser cultivada, contrapondo a altivez de espírito. Na aula de hoje, com base no livro de Provérbios, bem como em outros textos bíblicos, faremos um estudo comparativo entre esses dois comportamentos.
No Jardim do Éden Deus plantou árvores frutíferas e outras duas árvores. A vontade de Deus era que o homem se alimentasse da Árvore da Vida para que vivesse eternamente, por isso deu uma ordem ao homem - 'De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.' O homem em Adão está vivo para o mundo, mas morto para Deus, sua alma vivente perecerá. Mas, se estiver em Cristo tem o espírito vivificante e vida eterna.
O salmista Davi quando escreveu este salmo, estava passando por uma grande aflição. As coisas iam de mal a pior em todos aspectos da sua vida, parecia que Deus o havia abandonado, não somente com sua família mais o seu reino estava um caos. Ele enfrentou quantidades massacrantes de aflições, enfermidades, tragédia atrás de tragédia, um reinado tumultuado. Os problemas eram tão grandes, que ele não acreditava que iria sobreviver. Desesperado Davi clamou - 'Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até a minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal...'
No livro de Provérbios encontramos vários conselhos a respeito do uso apropriado da língua. Se as pessoas atentassem para o que diz esse texto de sabedoria, evitariam muito males decorrentes do descuido quanto ao que falam. Como cristãos, devemos seguir o conselho de Paulo a Tito - 'a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão, para com todos os homens' (Tt. 3.2).
Saber controlar as nossas emoções é uma virtude que todo cristão deveria cultivar. Quantas vezes agimos precipitadamente com as pessoas e até mesmo com os irmãos. Deixamos que a ira e a discórdia tomem conta das nossas emoções. Muitas vezes tiramos uma conclusão lógica, mas precipitada, falsa, e por isso não conseguimos evitar um conflito. Muitos homens de Deus tomaram decisões precipitadas e amargaram as consequências posteriormente.
Antes de seu real encontro com o Senhor Jesus, experimentou Martinho Lutero uma profunda crise espiritual. Diante da visão daquele jovem trancado em si mesmo e fustigado pelo terror do inferno, Staupitz aconselhou-o a procurar a justificação através dos méritos de Jesus Cristo. Já fortalecido por tão imprescindível verdade, Lutero saiu a reformar a Igreja. Se você deseja, de fato, dedicar-se ao aconselhamento pastoral, busque aprimorar-se espiritualmente; ore, leia a Bíblia, tenha os seus momentos devocionais; adore a Deus com o seu trabalho, e não somente com a sua voz.
Depois das saudações iniciais da sua primeira epístola, o apóstolo Pedro escreveu - 'Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança....'  Pedro escreveu para pessoas perseguidas que enfrentavam a real possibilidade de serem mortas por causa da sua fé. Mas ele faz pouco caso deste perigo por confiar na viva esperança. Deus deu vida para Jesus e ressuscitará seus seguidores.
Para que nossa vida continue crescendo, precisamos desenvolver uma salutar insatisfação contra a mediocridade e o comodismo levantando da poeira e prosseguindo para o alvo. Preste atenção no que Paulo disse - 'uma coisa faço'. Existe uma frase que diz muito com poucas palavras - 'quem falha em planejar, planeja para falhar'. É verdade. Mas, ficar só no planejamento, só no projeto, também não leva a lugar algum. É a sua vida que está em jogo, ou você já se esqueceu disso?
A bíblia nos mostra que Israel, afastou-se de Deus, abandonou os preceitos divinos e enveredou-se pelo caminho da desobediência. Israel afastado de Deus fragilizou-se espiritualmente e perdeu sua saúde espiritual, a ponto de se tornar a um vale de ossos secos. Deus abrirá toda sepultura que tem prendido teu ministério, tua vida espiritual! Se você está vivendo uma vida de mornidão e conformismo com o mundo Jesus hoje quer e vai te levantar das cinzas para uma vida espiritual na sua presença.