Gilgal foi o lugar onde Deus desfez os círculos de pedra, as cargas, vergonhas, aflições. É nesse lugar que o pai de família deve estar para dormir e acordar confiante que Deus guarda sua família. É aqui que a mãe de família deve estar para entregar as preocupações pelo futuro dos filhos. É em Gilgal que celebramos a gratidão por tudo que temos e pelo que não temos, confiantes de que estamos guardados em Deus.
Todos os cristãos, em maior ou menor grau, passam por momentos de tribulação e angústia em virtude das tentações. Ser tentado não é pecado, mas um convite a pecar. Jesus ensinou os discípulos a orarem clamando por socorro - Não nos deixes entrar (ou cair) em tentação; mas livra-nos do mal. Jesus não ensinou a seus discípulos que a tentação não viria mais a partir do momento que se convertessem, mas os instruiu a clamarem por socorro diante de Deus quando se sentissem presos nas redes das tentações.
Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Salmo 73.3. Neste salmo, a possibilidade de prosperidade por parte dos ímpios é exposta. Fica agora evidente, que nem toda prosperidade é resultado da bênção proveniente da obediência a Deus. Por desconhecer até então esta possibilidade, o salmista Asafe ficou confuso ao ponto de quase se desviar e escorregar.
O jejum de Daniel, em vez de jejum do alimento por completo é uma abstinência parcial. Nesse período Daniel se absteve do que dava prazer à carne. O mais importante do jejum não é a abstinência e sim a consagração a Deus. Vamos refletir sobre as 21 Bênçãos do Jejum, sendo 7 para o Corpo, 7 para a Alma e 7 para o Espírito.
Eu pensei que seria muito egoísmo de minha parte, não compartilhar, aqui, minhas experiências com a oração, a ajuda do Senhor Jesus e falar sobre as atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos no alto de uma grave depressão. Há sim, uma porta de saída.
Aqueles que amam apenas a si são egoístas, apenas ao próximo não passam de filantropistas, e apenas a Deus são fanáticos. O tripé das obrigações cristãs passa pelo crivo do amor-ágape, no sacrifício de Cristo pelos homens, modelo para os Seus discípulos em relação aos outros.
Preso e vigiado, Pedro estava com os pés e as mãos amarras. Não havia nada que pudesse fazer. Assim como aconteceu com Pedro, quando achamos que está tudo perdido, Deus entra com sua ação poderosa nos livrando de todo mal. Quando não podemos fazer nada, Deus pode fazer tudo!
Jovens são importantes em qualquer lugar e, no Reino de Deus, eles têm um lugar especial reservado para si. Vamos aprender algumas lições úteis e práticas que vão nos ajudar a enfrentar e vencer as dificuldades da vida, a partir de hoje? Ótimo, vem comigo!
O tempo é um recurso muito limitado e precisa ser muito bem administrado. Alguém já afirmou que tempo perdido não se recupera, visto que, para recuperar o tempo que se perdeu, você acaba perdendo um tempo que poderia ser investido em novas realizações. Remir o tempo, conforme Efésios 5.16, significa literalmente - aproveite bem as oportunidades e evite a ociosidade.
O profeta Isaías descreve o reinado do Messias como um abrigo, um lugar de refugio para dias de calor, frio, chuvas e tempestades. É uma metáfora sobre viver amparado pela graça Divina que sempre é suficiente para suprir as insuficiências humanas.
Algumas pessoas chegaram até Jesus depois de lavar as redes muitas vezes, esforçando-se para se sentirem satisfeitas espiritualmente, por ações baseadas na natureza humana. Mas a pesca só aconteceu quando deram ouvidos ao Evangelho, largaram a velha vida, as redes remendadas e foram navegar com Jesus dentro do barco.
Abraão foi justificado por obras de mérito, recebendo o salário justo por suas obras? Não! Deus aceitou a fé dele no lugar de perfeita justiça. Assim Abraão recebeu o favor, a graça de Deus, e não recebeu um salário devido por serviço prestado ao Senhor.