Os Três Segredos Para Vencer a Ansiedade


1- E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2- E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. 3- E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. 4- E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. 5- E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. 6- E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. 7- E fizeram sinais aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8- E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. 9- Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. 10- E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. 11- E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram. (Lc 5:1-11)

A ansiedade é um grande mau, um sério problema na vida de qualquer pessoa! Porque a ansiedade não permite que enxerguemos as maravilhas e as grandezas do nosso Deus… (Mt 6:25) “Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes”

"Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo" (Sl 91.3-4).

Embora em muitas passagens da Bíblia tenhamos promessas da fidelidade, da provisão e da proteção de Deus, a tarefa mais difícil dos cristãos, a meu ver, consiste em seguir a ordem expressa nas três palavras "não andeis ansiosos".

Eu creio que, quando nos preocupamos, praticamente nos comportamos como ateus. Ou cremos em Cristo, ou não cremos. Ele disse: "Eu venci o mundo". Ele venceu? Ou Ele apenas nos prega uma peça de mau gosto?

Muitas vezes procedemos como pessoas que usam o elevador, mas não colocam a pesada mala no chão, preferindo segurar todo o peso.

Na verdade somos crentes, mas simplesmente não nos aventuramos a entregar a nossa carga de preocupações Àquele que quer se preocupar conosco, que cuida de nós e nos conclama na Bíblia: Não se preocupem!

Na prática, como demonstramos que "não nos preocupamos com nada"? Fp 4.6-7 nos diz:

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."

"Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas" (Fp 4.6, ). A exortação de Deus "Não andeis ansiosos" não é um conselho amoroso, um desejo ou um pedido, mas uma ordem! Nela somos chamados a assumir a tarefa mais pesada dos cristãos.

De fato existem muitas coisas que podem nos preocupar. Problemas familiares: o que será dos nossos filhos? O que acontecerá se eu perder o emprego – o dinheiro ainda será suficiente para todos?

Nos negócios: no último ano as coisas correram bem. Mas neste novo ano, será que venceremos todos os obstáculos? Outras preocupações: medo de câncer, medo de infarto, de qualquer outra doença ou de um acidente.

Medo de alimentos que prejudicam a saúde, da morte repentina, da guerra, da inflação... Talvez sobre a prancheta com a lista das preocupações até existam coisas das quais poderíamos dizer: "Nesse caso, tenho razão em me preocupar".

Todavia, simplesmente devemos concordar que esse procedimento é totalmente contrário à ordem de Deus: "Não andeis ansiosos de cousa alguma".

Racionalmente nos preocupamos de fato, mas o cuidado de Deus está acima do nosso entendimento. Por isso também está escrito a esse respeito: "Não andeis ansiosos... E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.6-7).

A paz que Deus dá excede e vence qualquer dúvida da nossa mente e supera todas as ansiedades, pois está enraizada na pura confiança em Deus. Em todas as lutas da vida, quando Ele enche nosso coração com paz celestial, guarda-nos na comunhão com Cristo Jesus.

Não andeis ansiosos, porque grande é o Senhor Por que a Bíblia insiste tanto em, como cristãos renascidos, não nos preocuparmos? "Não andeis ansiosos.

Porque nisso resplandece a grandeza de Deus que excede a tudo. O Eterno, o Guardador da nossa vida, é tão poderoso e tão preocupado conosco que realmente não precisamos estar ansiosos por nada.

É uma honra para Ele assumir todas as nossas preocupações. Por isso Pedro diz: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7). Certamente, uma coisa não funciona sem a outra.

Somente quando lançamos todas as nossas ansiedades sobre o Eterno, Ele também cuida de nós. Mas se arrastamos as nossas ansiedades junto conosco, então nós mesmos criamos muita aflição, muito sofrimento e muita inquietação.

Além disso, toda preocupação não adianta nada, pois o próprio Senhor Jesus diz: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida... vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas" (Mt 6.27 e 32b).

Quem assim mesmo tenta resolver sozinho seus próprios problemas mostra que não reconhece a grandeza de Deus, ou seja, torna o Senhor pequeno e rouba-Lhe a Sua honra!

A seguir quero fazer algumas perguntas que podem ser úteis para você:

• Você crê que o Senhor Jesus ouve as orações?
• Você crê que Deus cuida de nós?
• Você crê que Deus zela pelos nossos interesses?
• Você crê que Deus consegue resolver mesmo as nossas maiores dificuldades?
• Você crê que nada em nossa vida passa despercebido para o Senhor Jesus?
• Você crê que Deus é Todo-Poderoso?
• Você crê que Deus nos dirige e faz com que tudo contribua para o nosso bem?

Se você pode responder a todas estas perguntas afirmativamente – então, por que ainda se preocupa?

Racional e teoricamente sabemos tudo muito bem; sabemos de cor promessas como, por exemplo, o Salmo 23; somos instruídos e crescemos no discipulado cristão; podemos testemunhar de experiências que fizemos com o Senhor – mas, mesmo assim, ainda não aprendemos a entregar as nossas preocupações totalmente ao Senhor.

Quando surgem novos problemas, voltamos a nos preocupar e ficamos ansiosos, exatamente como fez Israel no deserto. Assim vemos que a ordem "não andeis ansiosos" é de fato uma das tarefas mais difíceis do verdadeiro cristão.

(1 Pe 5.7)
Não se preocupar, naturalmente, não quer dizer que os problemas são retirados de nós instantaneamente, mas sim que é levado o peso que esses fardos representam em nossas vidas. Os problemas nem sempre são solucionados imediatamente, mas somos libertos da pressão deles.

Então podemos experimentar o que diz o Salmo 68.19b: "Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação". A Bíblia Viva diz:"Louvado seja o Senhor! Ele leva nossos problemas e nos dá a sua salvação."

Quão grande é o Senhor? A Bíblia está cheia de exemplos da providência de Deus para com o Seu povo e para com os Seus filhos:
• Israel esteve por 40 anos no deserto. Nunca faltou pão e água aos israelitas, e suas sandálias não se gastaram nos seus pés (Dt 29.5). Quando Josué e Calebe entraram na Terra Prometida, ainda tinham nos pés as mesmas sandálias que usavam quando saíram do Egito!
• Nenhum pardal cairá no chão sem o consentimento do Pai. Alguém disse: "Deus participa do funeral de cada pardal". Quanto mais preciosos somos nós do que um pardal (Lc 12.6 e Mt 10.29)
• Ele veste os lírios no campo com glória e esplendor maiores que a glória de Salomão (Mt 6.28-30).
• Ele que se preocupa com cada boi, quanto maior cuidado tem de nós (1 Co 9.9-10)
• Jesus Cristo, o Bom Pastor, toma sobre Seus ombros cada ovelha perdida que encontra (Lc 15.3-7) como o sumo sacerdote trazia sobre seus ombros e sobre seu peito os nomes das doze tribos de Israel (Êx 28.6-29). E Jesus é o grande Sumo Sacerdote.
• Nossos nomes estão gravados nas Suas mãos. Na cruz Ele nos sustenta plenamente (Is 49.16).
• Ele conta os cabelos da nossa cabeça, e nossas lágrimas são recolhidas por Deus e inscritas no Seu livro (Mt 10.30 e Sl 56.9). Qual pai ou mãe já fez isso, alguma vez, com seus filhos?
• Nenhuma arma forjada contra nós prosperará (Is 54.17); nós somos como a menina do Seu olho (Zc 2.8).
• Não submergiremos nos rios e não queimaremos no fogo (Is 43.2).
• Em toda a nossa angústia Ele é angustiado (Is 63.9).
• Aquele que nos guarda não dormita nem dorme (Sl 121.3-4).
• Ele nos compreende mesmo sem palavras, disse o rei Davi (Sl 139.2).
• Ele é tão grande que entregou Sua vida por nós (Jo 10.11), e não cuidaria de nós todos os dias?
• Ele nos carregará até que tenhamos cabelos brancos e cuida de nós "desde o princípio até ao fim do ano" (Is 46.4 ; Dt 11.12).
• E em Hebreus 13.5 lemos: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei".

Por que não devemos nos preocupar

1. Porque as preocupações são desnecessárias

Não estamos expostos ao destino cruel, nem entregues ao acaso. Pelo contrário, está escrito que Ele – por amor do Seu nome – nos guia pelas veredas da justiça (Sl 23.3).

Quando Rute procurou ansiosamente um campo de cereal maduro para poder sobreviver com sua sogra, está escrito: "Por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz" (Rt 2.3).

Isso foi mero acaso, ou foi o Senhor que a dirigiu? Quando Rute voltou para sua sogra Noemi com bastante cevada e lhe contou tudo, será que ela disse: "Oh, que coincidência!"

Não, ela sabia muito bem que isso fora o cuidado de Deus por elas e se regozijou, dizendo:"Bendito seja ele (Boaz) do Senhor, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos" (v. 20). A graça e o fiel cuidado de Deus estavam por detrás da vida dessas duas mulheres.

2. Porque as preocupações não adiantam

De maneira nenhuma elas são capazes de solucionar algum problema. Certa vez, alguém disse: "As preocupações nunca eliminam as dores do futuro, mas acabam com o poder do presente." Com preocupações não podemos prolongar nossa vida (Mt 6.27).

3. Preocupações são nocivas

Li recentemente que as enfermidades psicossomáticas têm aumentado muito. Muitas úlceras, problemas cardíacos e outras doenças têm sua origem nas preocupações. Elas provocam tensões, mau humor e nervosismo.

4. Preocupações nos tiram a liberdade

“as preocupações são nossos carcereiros mais constantes."

5. Preocupações é pecado

A Bíblia diz: "tudo o que não provém de fé é pecado" (Rm 14.23b). Preocupações põem em dúvida a sabedoria e o poder de Deus. Elas insinuam que Ele não age, que não se importa conosco e que não se interessa por nós.

Vejamos agora os três segredos como Vencer a Ansiedade!

I. CRENDO NAS PALAVRAS DE ORDEM DE JESUS, POIS ÁS SUAS PALAVRAS NÃO VOLTARÃO PARA NÓS VAZIAS

Saiba de uma coisa, todo o nosso trabalho não é vão no Senhor, todo o seu esforço terá uma recompensa vinda das mãos do Senhor.

Esforça-te que eu te ajudarei diz o Senhor, Eu Sou o Seu Deus, creia e confia nas minhas palavras, pois as minhas palavras são fiéis e verdadeiras… Analisando o texto bíblico percebemos que os pescadores trabalharam a noite toda.

Estavam cansados, frustrados, e exaustos, pois eles haviam trabalhando a noite toda e não obtiveram nenhum resultado, todos os seus esforços foram em vão.

Todas as vezes que lançavam a rede, quando puxava ela retornava vazia. Talvez você possa estar nesta situação, tem se esforça e não tem conseguido alcançar os seus objetivos, os seus sonhos estão sendo frustrados, e começa a bater no seu coração um sentimento de culpa, um sentimento de a ansiedade tem dominado a sua vida.

Saiba de uma coisa, aprenda a confiar em Deus, lance todas as suas ansiedades nas mãos do Senhor, porque Ele tem cuidado de você e no tempo certo Ele o teu Deus, o teu Senhor há de colocar em suas mãos a vitória que você está buscando, as promessas do Senhor se cumprirão em sua vida Com Jesus todo o seu trabalho, todo o seu esforça não é vão.

Pedro e não somente ele, mais todos os pescadores que estavam com ele, estavam cansados, frustrados, sem forças, e sem esperança.

Mais foi neste cenário de desilusão, de cansaço e de frustração que Pedro ouviu a voz do mestre, o Senhor se fazia presente naquele momento de fracasso, de tristeza e de muito cansaço.

Não importa a situação que você esta vivendo, se você não está conseguindo enxergar uma saída, se você não está conseguindo superar as adversidades, eu quero-te dizer ousa as palavras do Senhor, hoje Ele fala contigo, hoje Ele te diz: “Sobre a minha palavra você vai vencer, sobre a minha palavra Eu o teu Senhor estou visitando este deserto que você está vivendo, e te digo assim:

“Águas brotarão neste deserto, águas da providência, águas de bênçãos, águas de vitórias, porque Eu te visitarei e te restituirei tudo àquilo que o inimigo roubou de você, tudo aquilo que o adversário tirou da sua vida, Eu o teu Senhor te digo, lance mais uma vez a tua rede, e você verá o grande milagre que eu o teu Senhor vou fazer, vou realizar em sua vida.

Não temas Pois, sobre a minha palavra, Eu o teu Senhor ordeno aos meus anjos para enviar a resposta das suas orações, a resposta do seu clamor.

Receba nesta ora a vitória do Senhor” Pedro disse: “Sobre a tua palavra eu lançarei a rede” Então lance a tua rede, ou seja, a tua fé sobre as palavras do Senhor e você verá a diferença daqueles que verdadeiramente servem ao Senhor e confiam em suas palavras” JESUS É A SOLUÇÃO PARA TODAS AS TUAS ANSIEDADES.

II. LUTANDO CONTRA ELA, E NÃO DEIXANDO QUE A ANSIEDADE DOMINE O SEU SER

O melhor antídoto para a ansiedade é você confiar e meditar na bondade, e no poder de Deus. É você saber, que o Senhor tem cuidado e zelado de você, não é porque você está passando por momentos de: “lutas, tribulações, provações, tristeza, solidão, momentos de dor, amargura, desespero, pranto é porque o Senhor te abandonou, ou porque Ele virou as costas para você” Não, não penses assim.

Saiba que é exatamente nestes momentos que o Senhor se faz presente em sua vida, para te livrar, para te ajudar, para te dar forças e condições para você enfrentar os dias maus. (Is 43: 1-2)

(V1) Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

(V2) Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Deus te ama! Ele esta pronto para te guardar, para e te livrar, O Senhor te escolheu, Ele te chamou pelo seu nome, e Ele te diz: “Meu filho, minha filha, minha igreja, meu povo tu fostes comprados com o meu precioso sangue, tu és meu, não temas” Quando passares pelas águas, pelo mar de tribulação, estas águas não vão te submergir, você não será derrotado, sabe por que?

Porque a minha presença estará contigo por onde quer que vocês andar… Porque as minhas mãos estão estendidas sobre você para te guardar e te livrar.

Eu sempre estarei com você para providenciar a sua vitória… (Sl 23:1) “O Senhor é o Meu Pastor, nada me faltará”, Então creia… Você tem um Deus… Lute contra a ansiedade e não deixe que ela venha dominar a sua vida, dominar o seu ser.

“Tome posse desta palavra profética: “Nada te faltará” Receba em nome de Jesus, Ele suprirá todas as suas necessidades” Começa a agradecer ao Senhor… Por tudo que ele já fez, e pela coisas que ele há de fazer na sua vida. Assim diz o teu Senhor.

(Fp 4:6) “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças”.

Isto significa: “Começa a agradecer ao Senhor antes mesmos de você receber, porque o Senhor está trabalhando a teu favor, o Senhor está indo na sua frente, para abrir caminhos, para que você possa trilhar e caminhar com segurança, sabendo que Ele esta cuidando de você”Não se entregue, não desista, não recue, não fique pasmo sem saber o que fazer, mais lute com todas as tuas forças, ainda a esperança! Nem tudo está perdido.

Creia você vai sair dessa situação, você vai vencer, a única coisa que você tem que fazer é Lançar todas as tuas ansiedades nas mãos do Senhor e descansar. Colocar nas mãos do Senhor é quando você busca Nele a solução, para a sua vida,para todos os seus problemas e deixar Ele fazer da forma e da maneira que Ele quer fazer, e não da forma que você quer que Ele faça, mesmo que você esteja vivendo, e passando por momentos muito difíceis, tenha certeza e tranqüilidade Deus está trabalhando, endireitando todos os seus passos, colocando tudo no devido lugar. Por isso vos digo: Não Temas, confia em mim.

III. BUSQUE EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS, E TODAS AS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS

Estas palavras foram proferidas pelo próprio Senhor Jesus, isto é uma grande verdade, pois quando nos dedicamos, e damos valor ás coisas de Deus, e buscamos a sua justiça acima de todas as coisas, Deus honra e zela pela sua palavra.

A sua parte, e o seu papel é: “Buscar o reino de Deus em primeiro lugar, e a parte do Senhor é fazer que o seu reino se cumpra em nós” Deus sabe exatamente do que cada um de nós precisamos.

Ele sabe que você precisa:“Trabalhar, estudar, comer, se vestir .” Como eu já disse, Ele sabe, mais tem coisa que precisamos fazer… Não adianta ficar prostrado, não adianta ficar sem ação, não adianta ficar sem se mexer, não adianta ficar reclamando, e até murmurando, ou seja: “Nada disso adianta” Mais o que vai fazer toda a diferença é quando você adentrar na sala do trono e se prostrar diante do cordeiro de Deus e buscar toda a justiça, buscar todo o seu reino.

Então se cumprirá em vós as palavras que Jesus proferiu: “Buscai em primeiro lugar o meu reino e a minha justiça, e todas as coisas Eu vos acrescentarei” Oh! Glória… Diante da ansiedade, busque ao Senhor em primeiro lutar, tenha o Senhor como o alvo e o centro de toda a sua vida.

Porque não há ansiedade que possa permanecer diante do poder e da glória do Senhor. Você vai vencer esta ansiedade, não fique preocupado, tudo vai dar certo, a final de conta, você tem um Deus, você tem alguém em quem você pode confiar, e você sabe que Ele pode te ajudar, você sabe que Ele conhece o caminho da vitória, o caminho do sucesso, Ele é o teu Deus, Ele é o teu Senhor, e neste momento Ele fala contigo:

“Busque a minha presença em primeiro lugar, faça a minha obra com dedicação, com zelo, com responsabilidade, tenha prazer de estar na minha casa, diante da minha presença, e vocês verão que Eu o Senhor moverei as águas, e a minha glória descerá sobre a sua vida, e todas as coisas terei prazer de realizar por vocês e para vocês, porque a minha benção é e será grande para todos aqueles que buscarem a minha presença”

Então! Não se desespere, não fique agitado, não fique preocupado, não fique com aquela ansiedade de querer conseguir as coisas na hora que você quer, deixa Deus trabalhar, deixa Deus agir, porque operando o Senhor, ninguém te poder de impedir a sua vitória.

Apenas busque a sua presença em primeiro lugar, e todas as coisas o Senhor no seu devido tempo te acrescentará e colocará em suas mãos a sua vitória. Estenda as suas mãos e receba agora, receba em sua vida a unção da multiplicação, a unção da confiança, receba a unção da autoridade em nome de Jesus.

Lute, vença a ansiedade, você tem a unção de Deus em sua vida, faça a diferença. Com Jesus a vitória esta garantida.

A ansiedade é um grande mau e precisamos vencê-las de forma:
1 – Crendo nas palavras de ordem de Jesus, pois as suas palavras não voltarão para nós vazias.
2 – Lutando contra ela, e não deixando que ela domine o nosso ser.
3 – Buscando em primeiro lugar o reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas.

Devemos lançar sobre Jesus toda a sorte de ansiedade pois Ele tem cuidado de nós; ão devemos viver apreensivos pois Deus cuida dos animais que nada possui.

O que nos resta é levar uma vida de total dependência de Deus e viver pela fé entregando a nossa vida ao Senhor o mais Ele fará! Que Deus nos ajude a fazer assim em nome de Jesus. Amém!

| Autor: Jânio Santos de Oliveira | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!