Os Mais Excelentes Dons


“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens” Efésios 4:8

Introdução: Meus queridos; você já refletiu nos grandes dons e virtudes que Deus na pessoa do seu Filho Jesus Cristo deus aos homens; e dentre tantos venho citar estes: Autoridade e liderança, sabedoria e inteligência, amor, fé, humildade e submissão. Agora eu pergunto: Qual dentre estas virtudes me proporcionara um maior destaque diante de Deus e diante dos homens? Porventura será a autoridade e a liderança sobre as pessoas? Ou será a sabedoria e a inteligência? Será o amor verdadeiro? Ou talvez a fé e a motivação? Será por acaso a humildade e a submissão? Quais dentre estas me fará acertar o alvo? Outro sim; é perfeitamente claro que estas virtudes ou dons, são qualidades essenciais para a vida em sociedade, pois o homem sendo um ser social depende dos demais seres, e para exemplificar cito a busca da humanidade em desenvolverem meios de comunicações tais como a: os rádios, TVs, jornais, internet e tantos outros, para que por meio destes transferir informações, revelando a sua dependência uns dos outros. E quando eu olho na Igreja Estabelecida por nosso Senhor Jesus Cristo o qual Ele mesmo é o Fundamento e Sustentação, não é diferente, pois diz o texto Sagrado: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, é um só corpo, assim é Cristo também” e diz mais “Vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” (1º Coríntios cap 12 v 12; 27). Meus irmãos! Um corpo sadio é um corpo que tem em seus membros uma perfeita comunicação, e o Senhor Deus em seu infinito amor, saber e poder, nos revela através do corpo humano como deve funcionar a sua Igreja, o qual não está ligada a órgãos e denominações nenhuma, mas, está ligado Nele próprio que é a cabeça da Igreja “Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios cap 5 v 23). Diante disto, vos convido a entenderem pela revelação de Deus nas Sagradas Escrituras (Bíblia), a importância dos dons de Deus dado aos homens.

Esboço:

• Liderança e Fé
• Sabedoria e Inteligência
• Humildade e Submissão
• O Amor
• Conclusão

• A LIDERANÇA E FÉ

Qual foi o líder que causou e ainda causa tanto impacto e inspiração quanto a Gideão, pois nos revela o texto Sagrado, que ele liderou trezentos homens escolhidos contra um exército que era quatrocentas e cinqüenta vezes maior que o dele, pois, os Sírios eram em numero de Cento e trinta e cinco mil homens, todavia, sua liderança, capacidade dada a ele por Deus o Pai, e sua fé no Senhor Deus, outra virtude ao qual Deus tem conferido aos homens, levou a Gideão e seus trezentos homens a vitória (Juízes cap 6 á 7). Agora eu pergunto: Será então que o sucesso se resume na capacidade de confiar em Deus (fé), e no poder de influenciar e liderar pessoas?

Por meio da revelação Bíblica, é certo dizermos, que em Gideão havia mais de uma virtude, pois a fé é distinta da capacidade de liderar. Agora eu pergunto: Uma pessoa, pode ter sucesso ou deixar de ter, se nesta pessoas houver uma única virtude ao invés das duas? Para tanto, olhemos para o exemplo de Ló sobrinho de Abraão, pois, tinha fé e confiança em Deus o Pai, todavia, a sua capacidade de liderar pessoas era mínima, pois, não conseguiu liderar a sua pequena família (esposa e duas filhas), pois, diz o texto Sagrado, que precisou que um anjo de Deus os pegasse pelas mãos e os levassem para fora de Sodoma e Gomorra, pelo fato de Ló não conseguir fazer esta simples tarefa, e ainda vemos que sua influencia sobre a sua esposa era tão pequena, que enquanto eles corriam para longe de Sodoma, Ló não conseguiu impedi-la de olhar para traz, logo, é certo dizer que a salvação e o sucesso diante de Deus e de nós os homens que sabemos de sua história não foi perfeita, foi parcial e salvação incompleta. Por quê? Porque em Ló faltou o dom de liderar e como resultado perdeu a sua esposa e mãe de suas filhas, no momento em que ela ao olhar para traz virou uma estatua de sal. (Gênesis cap 19 v 1-26).

Meus irmãos! Não nos frustremos diante de Deus nem dos homens, por sabermos que muitos de nós em sua grande maioria não somos lideres, porque esta virtude Deus o Senhor não deu para todos, e sim para todos aqueles que Ele escolher para tal, pois, diz o texto Sagrado, “Deus não olha a aparências dos homens, mas, os corações” (1º Samuel cap 16 v 7), e foi Ele mesmo quem deu “Uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores” (Efésios cap 4 v 11), os quais são os lideres colocados por Deus Jesus na sua Igreja, todavia, alegre-se em Deus, pois existem muitas situações que não exigem de nós a capacidade de liderar, mas, apenas a capacidade de crer, veja o grande exemplo de Jairo, que estava com sua filha de doze anos de idade quase a morrer em sua casa, e em seu desespero e ultimo ato de esperança ele (Jairo), foi até o Senhor Jesus para pedir socorro, mas logo que o encontrou e pediu ajuda, também veio uma noticia muito triste para Jairo “Não incomodes mais o Mestre, a sua filha já esta morta” (Lucas cap 8 v 49), e qual foi a resposta do Senhor Jesus para Jairo: “Não tenhas medo, crê somente e sua filha será salva” (Lucas cap 8 v 49). Meus irmãos ao olhamos para salvação que há em Deus Jesus, entendemos que aquele que nos lidera até o céu, não é outro senão o próprio Deus por meio da sua palavra e pela revelação de Jesus Cristo que através do Espírito Santo comunica aos homens de todas as nações tribos e línguas o seu grande amor, graça e seu favor. Logo, a Salvação Eterna em Jesus Cristo não esta ligada a lideres humano por mais qualificados que eles sejam, mas unicamente na minha fé em Jesus o Filho de Deus.

• A SABEDORIA E INTELIGÊNCIA

Quão maravilho seria se sobre nós houvesse a sabedoria que estava sobre o rei Salomão, pois este foi o ponto alto de todo seu sucesso, não foi a fé ou sua liderança em guerra e batalhas, pois, Deus lhe deu paz em todo seu reinado, não permitindo que houvesse guerras nem rumores de guerras em seus dias. Reflitamos nisto! Se não há guerras e batalhas não existem grandes desafios, não havendo grandes desafios, os quais são possíveis formas de se exercer ou provar a fé e a liderança de um rei; como, pois, Salomão poderia se destacar diante dos reis ao redor de Israel e diante de seus súditos? Como os homens de sua época saberiam que Deus estava sobre ele, assim como estava sobre seu pai Davi? Como ele provaria que era um homem que confiava em Deus sendo que não enfrentou desafios comuns dos reis de seu tempo? Como ter sucesso diante disto?

As respostas temos no momento em que Salomão encontrou-se com Deus em uma visão enquanto dormia, pois Deus fala com os homens e mulheres até agora por meio de visões e sonhos (Números cap 12 v 16; Daniel cap 1 v 17; Atos cap 2 v 17;), sim nos diz o texto Sagrado, que Salomão tinha uma preocupação em seu coração, ele enxergava uma grande carência de se julgar as causas dos seus súditos de forma perfeita onde a verdade e não a injustiça prevalecesse, sendo assim ele disse a Deus: “A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?” (1 Reis cap 3 v 9) e qual foi a resposta de Deus para a alegria de Salomão e nossa! “Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará” (1Reis cap 3 v 12). Meus irmão a sabedoria e inteligência é cousa primordial, pois, quem tem sabedoria, não há necessidade de se destacar em liderança, pois, ele mesmo saberá encontra um líder que seja justo e bom, para estar em seu lado, quem tem a sabedoria e inteligência ainda que não tenha uma grande fé, saberá identificar os homens e mulheres de fé, que não desistem de seus alvos, para estar ao seu lado e ser estimulados por eles, pois a fé é contagiante, quem a possui consegue plantar a todo o momento nos corações de quem não a tem. Disse o sábio Salomão como a sabedoria que Deus lhe conferiu “Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo” (Provérbios cap 15 v 24), logo a sabedoria que vem de Deus é boa, e conduz ao céu; onde pois a encontraremos? Primeiro falarei onde não as encontraremos, pois não será encontrada em termos filosóficos nem em teorias de vultos humanos tais como: Platão, Sócrates, Aristóteles ou Epicuro, mas só a encontraremos nos ditos santos do Senhor Jesus Cristo o Filho de Deus veja: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (João cap 5 v 39), sim; eu vos afirmo que a sabedoria contidas nas Escrituras Sagradas é capaz de te conduzir ao céu.

• A HUMILDADE E SUBMISSÃO

Meus irmãos, qual é a porta que a chave chamada humildade e submissão não é capaz de abrir? Qual é o meio social em suas mais diversas classes que aquele que é humilde e submisso não será capaz de entrar e conseguir tudo que lhe for de mister? Porque vejo que até onde impera a arrogância e exaltação, é preciso humildade e submissão em primeiro lugar para se entrar neste convívio; ou como entraremos em lugares de extrema pobreza e miséria, cito bairros pobres e favelas onde em sua grande maioria infelizmente tem sido dominado pelos crimes e tráficos de drogas, se não usarmos a chave da humildade e submissão, que é a chave de todas as entradas. Olhemos também quando entramos numa repartição publica que exige a humildade e submissão, tais como regras de esperas, senhas ou filas; mas, se formos arrogantes e não submisso será possível atingirmos o nosso alvo? Porque todos os que se propõem a serem humildes e submissos não ficara sem resposta.

A humildade é tão primordial na vida de alguém quem sem a qual, não alcançaremos o favor de Deus, pois diz: “Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes” (Tiago cap 4 v 6), e ao olharmos a história veremos que os homens que mais tiveram destaques diante de Deus e dos homens foram os humildes e submissos vejam:

- Davi

“Então entrou o rei Davi, e sentou-se perante o Senhor, e disse: Quem sou eu, Senhor Jeová, e que é a minha casa, para me teres trazido até aqui?” (2º Samuel cap 7 v 18)

- Salomão

“Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.” (1º Reis cap 3 v 7)

- Paulo

“Eu sou o principal pecador” (1º Timóteo cap 1 v 15)

Todos estes homens e muitos outros foram grandemente exaltados por Deus e honrados, por causa de sua humildade e submissão diante de Deus e dos homens. Agora eu pergunto; quem é aquele que será capaz de dizer que a humildade e submissão não me levarão a lugar algum? Porque o Rei dos reis e Senhor dos senhores se humilhou até a estatura de homem e como homem foi obediente e submisso até a morte e morte de cruz (Filipenses cap 2 v 8), e como resultado de sua humilhação e submissão Deus o pai o exaltou soberanamente e lhe deu um nome sobre todo o nome que se nomeie o qual todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é Senhor para gloria do Deus o Pai (Filipenses cap 2 v 9-11).

• O AMOR

Deus é amor (1º João cap 4 v 8), e toda sua criação se fez com amor, com seu infinito saber e poder, pois diz: “E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gênesis cap 1 v 31), e ao refletimos nisto, logo vemos, que a base do sucesso de uma família ou grupo é o amor, porque sem o qual a mesma não resistira os revezes da vida e as diferenças uns dos outros, mas, a família, grupo, empresas, que tem amor por seus semelhantes, e por seu habitat, há de usar as diferenças para promover o sucesso coletivo.

Tão logo, pode haver grandes lideres, todavia, serão esquecidos e receberão nomes e títulos de suas crueldades; olhem para Hitler que em sua grande liderança levou o povo Alemão a odiarem seus semelhantes e por conseqüências disto, alcançaram a antipatia de milhares de pessoas até o dia de hoje, pois, o líder sem amor, só causará mal aos homens e falhará em acertar o seu alvo. E o que não diremos dos Sábios e Inteligentes que sem amor aos seus semelhantes, construíram armas e bombas atômicas de destruição em massa, sob pretexto de segurança nacional; que valor eu darei a inteligência destes homens? Que credito você dará para aquele que criou o revolver e tantos outros meios inteligentes de matar até mesmo sem que as vitimas sintam dor? Porquanto toda a sabedoria que não vem de Deus, é humana e maligna, e que as possui não poderá acertar o seu alvo, mas, a sabedoria que vem de Deus é boa e pacifica sendo facilmente encontrada nas paginas Sagradas da Santa Bíblia, nos direcionando para o alvo que é Deus Jesus o Senhor (São Tiago cap 3 v 15-17).

O que eu poderei dizer dos homens que possui tamanha fé que até as montanhas são removidas! Direi, sim direi: Todos vocês alcançaram fama e respeito diante dos homens, mas, e diante de Deus? Porquanto diz: “Ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria” (1º Coríntios cap 13 v 2), logo, toda motivação ou conquista de fé sem amor ainda que atinja os alvos humanos, não poderei atingir o alvo que é Deus, sim, eu digo toda manifestação de fé sem amor se constituirá meramente um Show ou um metal que retine, faz barulho, mas não pode salvar. Porquanto Deus dirá para muitos naquele dia que se julgarão dignos de serem salvos por fazer tantos milagres e maravilhas no nome do Senhor Jesus tais como: curas, expulsão de demônios e muitos outros milagres; Deus dirá a eles: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mateus cap 7 v 22-23), logo meus queridos, a fé sem amor não me fará acertar o alvo que é Deus o Pai na pessoa do seu Filho Jesus o Cristo.

Olhemos ainda para a humildade que não tem base no amor, esta humildade é falsa e mentirosa, sim ela é a chave usada por pessoas que o Senhor Jesus denominou de lobos devoradores que se vestem em peles de ovelhas, para em ocasião oportuna, nos roubar, nos matar, nos tirar aquilo que nos foi conquistado com esforço e nos fazer refém de suas idéias. E existem ainda vitimas que ousam a dizer: “Como aconteceu isto? Tal pessoa parecia tão boa!”. Meus irmãos existem inúmeras pessoas que são humildes, mas, se esta humildade não tiver base no amor de Deus Jesus, estas também falharão, logo, a chave da humildade e submissão, poderá abrir todas as portas, mas não abrirá aquela que te levará ao céu junto a Deus, e de seus santos e poderosos anjos.

Olhemos agora para o dom do amor, diz Deus acerca deste dom “O AMOR NUNCA FALHA” (1º Coríntios cap 13 v 8), jamais acabará o amor, todos os outros dons desaparecerá, mas, o amor é o eterno sentimento que vem de Deus, é a virtude mais sublime que se possa nomear, é como um rio que deságua no oceano, e este oceano chama-se Deus o Pai, em seu Filho Jesus, que por meio do Espírito Santo comunica tudo em nós. Quem ama Lidera qual pastor de ovelhas que conduz seu rebanho a águas tranqüilas, qual pai de família, que com prazer Sofre as mazelas e dores do trabalho, enfrentando Humilhações com Submissão, Acreditando no futuro de seus filhos e no bem estar de sua linda mulher que espera o seu retorno, que com amor usa de Sabedoria em evitar, as ciladas de pessoas ímpias que desejam levarem as bebedeiras e orgias, as quais são capazes de ruir toda bela união. Logo, é perfeitamente claro de se observar que o amor uniu toda boa dádiva em si mesmo, sendo Ele o Senhor Jesus Cristo a revelação perfeita do amor diante de nossos olhos.

Conclusão: Meus irmãos, concluo este texto, fazendo menção do amor o qual é a maior virtude ou dádiva que alguém possa ter ou adquirir das mãos de Deus o Pai, pois na pessoa de Jesus a revelação perfeita do amor eu vejo: um líder amoroso “E vendo a multidão teve compaixão dela” (Mateus cap 15 v 32), um líder sábio “Se Deus cuida dos passarinhos como não cuidará de voz homens de pequena fé” (Lucas cap 12 v 24), um líder que tinha sua motivação no amor para fazer milagres “Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores e tão logo disse ao seu filho que estava morto levante-se moço” (Lucas 7 v 11-15), um líder humilde, pois “Lavou os pé dos discípulos (João cap 13 v 5), um líder submisso que “Pagou o imposto seu e do discípulo (Mateus cap 17 v 27), e que aceitou beber o cálice da morte por amor a nós “Seja feita a sua vontade” (Lucas cap 22 v 42),um líder cheio de fé, pois dela Ele é o autor “Pai eu sei que sempre me ouves” (João cap 11 v 42; Hebreus cap 12 v 2), portanto, se queres ser perfeito, ame a Deus de todo seu coração, de toda sua alma, com toda as suas forças, com todo seu entendimento e ao próximo como a ti mesmo, pois todos os mandamentos de Deus se resume em apenas estes dois mandamentos (Mateus cap 22 v 37-40).

Autor: Ev. Eli Hudson
Via: www.estudosgospel.com.br

Ev. Eli Hudson
Ev. Eli Hudson é casado pai de três filhos; tem exercido o Ministério Pastoral na Igreja Assembléia de Deus M. Perus; foi o pioneiro na fundação do trabalho no Bairro do Pretória (Bairro carente na periferia da cidade), Franco da Rocha - SP pela Igreja que responde, seu exercício no ministério é marcado pela pregação e ensino isto; nas Igrejas, nas Rádios, nas Praças, nos Presídios e atualmente na Radio Nova Estação (comunitária), na freqüência 87,5 FM das 15:00 as 16:00 horas ou por meio do Site: www.radioestacaofm.com.br
Também, está envolvidos em projetos Sociaias na Entidade Filantropica Azarias Ceifa o qual exerce a função de conselheiro Fiscal.

 
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.