O Valor da Coragem


O Senhor, pondo-se do lado dele disse: Coragem! At 23:11

Enquanto procurava uma palavra de conforto para a partida de minha filha, por ocasião do casamento, recebi de Deus esse Bálsamo:  “Coragem!”.  O versículo do livro de Atos, me fez parar e refletir sobre o valor da coragem e a fidelidade de Deus. Paulo havia sido encarcerado e aguardava sentença do sinédrio, os fariseus conspiravam contra ele e no meio da noite o Senhor Jesus lhe aparece com essa palavra: “ Paulo, você não está sozinho estou contigo, coragem”! Creio que após ouvir isso, o apostolo recobrou as forças e fortaleceu a fé. Assim foi comigo. Tenho trazido a memória essa palavra a cada instante, quando a saudade e a ansiedade querem me fazer refém.

E como a palavra "coragem" se tornara agora, minha amiga mais constante, procurei conhecê-la melhor - amizade implica conhecimento. Procurei obedecer a Deus me tornando corajosa, diante da dor da saudade ( é coisa que dói, quem passou sabe). Descobri que "coragem" tem origem em uma língua pré-histórica e hipotética indo-europeia,  reconstruída por filósofos no século XIX e que era falada por guerreiros conquistadores. Coragem vem de cor e coração. O idioma latino, originado do indo-europeu, revela que a palavra cor indica: ânimo, disposição, qualidade espiritual de bravura e tenacidade. Coragem está diretamente ligada a "cor do coração" ânimo do ser, da alma, do entendimento. Ponha a coragem no centro da vida e viva com um coração constantemente animado.

Pv 24:10: Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Quem tem coragem age com força interior, disposição do coração. Essa virtude, está em nós e se mostra em momentos adversos. Não existiriam guerreiros se não houvesse coragem, ela nos move além do medo, da angústia, da dor, da impotência. Não vejo a coragem como auto superação, mas atitude resultante de ação divina, pois somente em Deus encontra-se a fonte para vencer batalhas. Coragem, não diz respeito a força física, potência ligada a valores externos como: beleza, riqueza, sabedoria. A coragem está na alma, no coração, é a cor da vida.
                  

Não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão, e o Senhor é conosco, não os temais Nm 14: 9

O Senhor revestiu seus líderes de coragem e prudência para usá-la nos momentos oportunos.  Cada vez que os israelitas se preparavam para conquistar territórios e derrotar inimigos, Deus fortalecia seus líderes com o conselho: “Não temais”. Jesus, falou sobre a virtude da coragem : “ "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" Mt 10:28. Não temer é um ato de bravura, mas que necessita de fundamento Bíblico porque a coragem exalta o homem , mas também o abate se estiver aliada a maldade, a ganância e imprudência.

O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura Pv 14:29.

Assim, querido leitor, que se alguém está em Cristo, se alguém clama a Deus, Ele se põe ao lado para revesti-lo de coragem como fez a Paulo.  Não estamos sós ou esquecidos, mas  guardados em fortalezas e alto Refúgio. Invisíveis, porém reais. Deus não nos deixa sós, Ele é fiel e amigo que faz por nós além do que pensamos. Com Ele, há livramento, milagres e dias de riso, porque o choro pode durar uma noite, mas  a alegria vem pela manhã Sl 30:5.

Coragem porque Deus é conosco!

|  Autor: Wilma Rejane  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |