Ó Senhor, Quão Variadas São as Tuas Obras! - Parte 3

Salmos 96.6


FORÇA E FORMOSURA NO SEU SANTUÁRIO

Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário.

Preâmbulo: Encontramos neste texto do Salmo 96.6 um quarteto de excelências: Gloria, Majestade, Força e Formosura. Com duas combinações estranhas: Gloria e Majestade. Força e Formosura. Nos países onde há Monarquia, é bem provável que o rei tenha Majestade, mas não Gloria. Só Deus tem Gloria e Majestade. É estranho saber que devemos crescer na graça e no conhecimento. Muitos ainda não sabem em que escolher: Se Força ou Formosura. Se graça ou conhecimento, mas podemos escolher os dois juntos.

Este Salmo tem nove verbos imperativos para o conteúdo de um culto: Cantai (3x), Bendizei, Anunciai, Tributai (3x), Trazei (oferendas) Entrai, Tremei, Adorai, (ao Senhor vestidos de trajes santos ) e Dizei.

I - CANTAI AO SENHOR UM CÂNTICO NOVO

1. Cantai ao Senhor: Deus mesmo coloca esse cântico novo na nossa Conversão. (Sl 40.2,3) Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor.

2. Ouvindo e vendo os cantores: Uma coisa é ouvir o cantor pela radio, e comprar o peixe, outra coisa é ver-lo em pessoa. A voz pode ser ungida, mas temos que ver como é a sua apresentação, uns se apresentam vestido de gala, parece uma estrela de Hollywood, de roupas douradas, com brilhos, outros totalmente de branco, de smoking. Outros se apresentam de galan de show, com cara de paquerador, cabelos arrepiados, cavanhaque, costeleta  grande.

3. A imediatez desse canto: A Bíblia em espanhol diz que “pôs logo” Tem pessoas que levam anos para mudar de linguagem, de vestimenta e de canto. Alguns evangélicos ainda têm linguagem católica, quando diz: Nossa Senhora, Virgem Maria, Oxalá, Cruz Credo. Outros a sua vestimenta é completamente mundana, sensual, justa e transparente. E outras ficam cantando canções do velho tempo.

4. O cântico tem que ser novo: Cantai ao Senhor um cântico novo. Esse canto esta condicionado em que seja um Canto Novo. A maioria não canta um conto novo, fica ainda tarareando musicas do mundo. Outros em vez de cantar o que mais fazem são queixar, resmungar, murmurar.

5. Cantai ao Senhor todos os dias: Tem pessoas que não cantam na segunda-feira, continuam atribuindo a ela um mau dia. Outros não cantam no frio. Outros não cantam quando estão cansados. Outros não cantam quando não tem dinheiro. Deus falou para mim semana passada: Teófilo canta no Coral. (O bairro onde vivo se chama Coral).

II - TRIBUTAI FORÇA E GLORIA

1. O texto imperativo: (vv.7,8) Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.

2. Que significa Tributar: Tributar significa: Entregar, prestar, render. O texto nos manda Tributar duas coisas: Gloria e Força. Como posso tributar Gloria a Deus se a Gloria já esta diante dele? Tributar Gloria é reconhecer.

3. O contrario de tributar Gloria: Fazer reduzir o brilho, tirar o brilho, reduzir a transparência. Obscurecer; embaciar, embaçar.

4. Três coisas devem fazer com a Gloria: Anunciar a Gloria (v.3)  achar a Gloria no Santuário (v.6) e tributar a Gloria (v.7)

5. Tributar Força: Como posso tributar Força a Deus, se ela já esta no Santuário? Como posso dar a Força para Deus se ela já pertence a ele? Eu posso mostrar a minha Fé pelas Obras. Por exemplo: A construção de um grande templo com poucos recursos e com poucas pessoas. (Tg 2.18) Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

6. Mostrando a minha Força: A Igreja mostra sua força não pelo seu braço músculo, mas como um exército imponente. Cantares 6. 4 e 10  Formosa és amada minha, como Tirza, aprazível como Jerusalém, imponente como um exército com bandeiras. (v.10) Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, imponente como um exército com bandeiras? A força do Exercito é mostrada na sua, prontidão, ordem, disciplina, coragem, resistência, intrepidez, abnegação.

7. Formosura do templo e a nossa: Veja a prioridade, primeiro vem Força, depois a Formosura.  É melhor ser Forte que ser Ornamental. O Salmista viu Formosura no Templo, nas suas duas colunas bronze, nas suas paredes altas, nas suas taboas de cedro revestido de ouro. O templo hoje é outro, é o corpo do crente. Existe crente ainda decidindo o que vão ter Força ou Formosura? Tenha os dois. Mostre a tua formosura na tua linguagem, no teu conhecimento, na tua vida santa.

8. Trazei oferendas: No Antigo Testamento encontramos a Oblação, a Libação, Holocaustos, Incenso. No Novo Testamento a coisa muda radicalmente. É o nosso próprio corpo como sacrifício tem que ser vivo. (Rm 12.1) Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

III - RECEBENDO A FORÇA DE DEUS

1. Onde é que você esta recebendo a Força? (Dramatizando) Eu pergunto: Onde é que você esta recebendo a Força. Primeira resposta: Eu encontrei a força na Química: Estou tomando multi-vitaminas e produtos naturais. Só como alimentos orgânicos e bebo bebidas energéticas. Minhas comidas são carregadas de calorias, como muitas feijoadas.

2. Minha força vem da academia: (Dramatizando) Eu estou aumentando minha força fazendo cooper, natação, musculação, spinning, artes marciais.

3. Minha força vem de energias cósmicas: (Dramatizando) Tenho viajado a determinados lugares de energia cósmica, para receber essa força. Faço Yoga e meditação transcendental.

4. Minha força vem da Radio: A radio pode ser dentro da tua casa, uma fonte, um altar e uma mesa farta que te alimenta positiva ou negativamente. O radio pode cumprir com vários propósitos: Informar, alegrar, despertar. Você pode até dizer que é um púlpito no céu, um culto diário na sua casa, mas a força verdadeira não vem da radio.

5. A Força esta no Santuário: O Santuário era o Templo em Jerusalém, como centro nacional de adoração. Hoje a Igreja é o Santuário sempre quando podem ser manifestadas a Gloria, Majestade, Força e Formosura nela. Quando falta um desses quatro elementos se torna em apenas um clube. Por isso você precisa congregar-se constantemente para receber esta força que vem de Deus.

6. Adore ao Senhor com vestidos Santos: (Sl 96.9) Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra. Somos uma nação de Sacerdotes. (Ec 9.8) Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

Autor: Pr Teófilo Karkle


Pr Teófilo Karkle
Pr Teófilo Karkle, é Pastor e Missionário no Chile desde 1991.
Também exerce seu Ministerio como Escritor, Radialista, Conferencias Internacional e Professor de Teologia.
 
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Centro de Alegria - Santiago do Chile