Estudo O Poder Restaurador de Siló


Começo dizendo que estudar sobre o significado de Siló, me encheu de alegria e gratidão a Deus. Lembrei das tantas vezes em que a vida me fez pensar que a derrota havia me alcançado de uma vez por todas, e passados dias, meses ou mesmo anos, pude compreender que na “casa do luto” existe e reside novos começos possíveis aos que jamais perdem a fé e a esperança na fidelidade de Deus.

Siló é citado pela primeira vez no livro de Gênesis. No começo da história de amor, entre Deus e o homem. Siló está no principio, como uma profecia de Jacó (Israel) para Judá, para seu filho Judá e toda a tribo de mesmo nome e ainda para todos os povos:“ O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló, e a Ele se congregarão os povos” Gn 49:10

Quem é Siló? O que esta palavra significa? É quase impossível decifrar o significado de Siló se não fizermos um estudo detalhado incluindo Antigo e Novo Testamento. No verso de Gênesis, Siló está como nome próprio, uma palavra composta da reunião de dois vocábulos: shel e loh, significando “a quem alguma coisa pertence, a quem pertence o domínio, o que tem o reino”. Porém, e por muito tempo, Siló foi a denominação dada a uma região de Israel.

“ E toda a congregação dos filhos de Israel, se ajuntou em Siló, e ali armaram a tenda da congregação, depois que a terra foi sujeita diante deles” Js 18:1

“ Subia, pois, este homem da sua cidade, de ano em ano a adorar e a sacrificar ao Senhor dos exércitos em Siló, e estavam ali os sacerdotes em Siló” I Sm 1:3

Siló era o mais importante local de culto de toda a Palestina, ficava a 38 quilômetros ao Norte de Jerusalém, na região de Efraim. Multidões concorriam a Siló para adorar, sacrificar a Deus e consultar os sacerdotes, dentre eles Eli e também ao profeta Samuel. A arca da Aliança permaneceu nessa cidade por mais de um século, no talmude está escrito que na verdade, foram 369 anos de permanência da Arca da Aliança em Siló.

Quando os filisteus derrotaram os israelitas em Afeq, levaram a Arca da Aliança e destruíram o santuário, centro de peregrinação .( I Samuel 4, Salmos 78:60). Tempos depois a Arca retornou a Israel, foi mantida em Kiryat-Yearim até Davi a resgatar para Jerusalém . O destino da Arca da Aliança é considerado mistério. Ninguém jamais a encontrou.

Se você ainda não conhece o significado de Arca da Aliança, Ela era uma caixa feita de madeira de acácia, revestida de ouro sob a qual querubins abriam suas asas em reverência e guarda. Era um santuário, propiciatório que continha as tábuas da lei, a vara de Arão e o maná. A Arca representava a presença de Deus entre os homens. (Hebreus 4)

Siló, então era o mais glorioso lugar de culto. A esperança de todos os aflitos. Porém, houve uma época em que Siló foi destruída. Os israelitas haviam se transformado em idolatras profanando a cidade e o templo. A Arca foi levada para o templo do falso deus Dagom. Deus muito se entristeceu porque as nações não O reconheceram como Deus lhe rendendo a glória devida.

Siló foi então, pisada pelos exércitos inimigos. O templo foi ao chão. Tudo isso era reflexo da condição moral e espiritual sob a qual se encontrava Israel. A decadência de Siló era uma resposta, uma reação de Deus para que as pessoas acordassem do sono da morte. O profeta Jeremias, relata a destruição de Siló:

Jeremias 7:12 “Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel.

E nos Salmo 78:60 “Pelo que desamparou o tabernáculo em Siló, a tenda da Sua morada entre os homens”

E se a história de Siló encerasse aqui? Seria uma triste realidade: a de que Deus já não poderia ser visto entre seu povo. Onde estaria Siló? Aquele a quem pertencia o domínio da Palavra, da Profecia, o Santuário, esperança para os aflitos? Caminhar para Siló e não mais encontrá-lo era um abismo: “Onde não há profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado" Provérbios 29:18.

A restauração.
Mas a história não tinha acabado. Siló não era um passado distante, um presente vazio e um futuro sem futuro. Siló, tal qual Jacó profetizou no começo, em relação ao fim dos tempos, viria, aleluia!

Sua história, amado leitor, não pode acabar quando tudo parece acabado. Porque Deus restaura a sorte daqueles que O buscam:

Em Jeremias 29:11-14 o Senhor diz : “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamento de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.Então, me invocareis, passareis a orar a mim , e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte.”

Esses versos da Palavra de Deus me fizeram compreender a necessidade de orar com todas as forças e coração. Esse verso, modificou minha forma de se relacionar com Deus, entendi que tudo começava com a verdadeira adoração. Aquela que ama a Deus sobre todas as coisas e sente alegria por estar em Sua presença.

Entendi que orar não é falar demais ou de menos, mas é conversar sinceramente com Deus na certeza de que Ele se importa conosco. Conversar sobre tudo, se derramando diante Dele como goteja a chuva nas folhas das árvores, como gotejam as lágrimas de nossos olhos. Foi assim, sendo curada da dor, que encontrei Siló. Sim, Ele veio exatamente para congregar os povos.

O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló, e a Ele se congregarão os povos” Gn 49:10

Siló é o poder restaurador de Deus que se revela a humanidade na pessoa de Jesus Cristo. O santuário em Siló, na antiga Palestina, do tempo do profeta Samuel, foi destruído, mas Deus ergueu Outro Siló, muito maior! E as pessoas, não precisam se deslocar de uma cidade a outra , de um País a outro para chegar a Siló. Ele está ao alcance de toda pessoa que O busca em espírito e verdade.

Jesus nasceu da tribo de Judá, cumprindo a profecia, a Ele pertence o domínio dos séculos e séculos, a Ele o Reino e a glória. Siló está entre nós, em nós, sendo Único intercessor entre o Reino de Deus e os homens.

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra". Zacarias 9:9-10

"Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas". Lucas 19:38

É isso. Quem tem Siló não pode perder a fé. Porque Deus tem prazer em restaurar a vida daqueles que se encontram abatidos. Siló é a mais pura, linda e real história de amor entre Deus e cada um de nós. Não podemos  esquecer de lembrar que em Siló temos o conforto e a salvação.

Amém.

| Autor: Wilma Rejane | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!