Estudo Bíblico Gospel

O Poder da Alegria Que Deus Dá

Filipenses 4:4

A alegria humana para se concretizar depende do quê? E a alegria que Deus nos dá, como ela vem e o que ela é? A alegria pode ser perniciosa? Como cristãos, a nossa alegria deve manifestar o quê? Que atitudes mostram que nós estamos alegres em Deus? O que Deus oferece àquele que exercitam a alegria que Ele dá?

A Alegria humana é frágil, pois ela depende dos nossos desejos pessoais:

A alegria humana depende do nosso bem-estar para se concretizar. Exemplo: você está alegre por realizar seu desejo de ir a uma praia dos seus sonhos; mas, se lá, você se depara com chuvas fortes e frio você fica triste! A alegria humana é instável e frágil.

A Alegria que Deus dá é pura, pois é a personalidade de Jesus agindo em nós. A alegria humana pode ser perniciosa:

A alegria espiritual não depende do nosso bem-estar, mas do quanto “nós nos rendemos” ao trabalho de Deus em nossas vidas. 22 (...) o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. (Gl.5:22,23 NTLH) O conjunto dessas características representa a personalidade de Jesus, que é o oposto da desorganização e instabilidade dos nossos desejos humanos. Veja o que Paulo diz:

'19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.' (Gl.5:19-21 NTLH)

Quando Paulo pediu aos filipenses que tivessem alegria no Senhor (4), ele não pediu um entusiasmo irresponsável, mas algo sério que manifestasse o poder do Reino de Deus. (...) o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida (nos rituais religiosos), mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. (Rm.14:17 NTLH)

A Alegria que Deus nos dá, produz pelo menos quatro atitudes comportamentais que o agradam e que manifestam o seu Reino:

1. Amabilidade ou integridade nos relacionamentos. (cf. Fp.4:5)
2. Um espírito de gratidão e confiança em Deus, por Ele estar dirigindo nossas vidas. (cf. Fp.4:6,7)
3. Uma mente decente e que engrandece a Deus. (cf. Fp.4:8)
4. Humildade para aprender e praticar os bons exemplos que nos é passado. (cf. Fp.4:9)

Imagine um grupo de pessoas desejando praticar esse tipo de alegria! Que mudanças poderiam ocorrer em suas próprias vidas e nos ambientes onde vivem? Elas não seriam vítimas da depressão e do desespero, porque estariam produzindo outro tipo de fruto que manifesta o poder da presença de Deus.

Saiba que a verdadeira alegria não vem por possuir e alcançar algo material ou emocional, mas por se comprometer e obedecer a Deus. Essa é a idéia de Paulo ao dizer: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor!” Unir-se com o Senhor é aceitar a Sua personalidade em vez da nossa. É aceitar os Seus planos e vontade em vez dos nossos.

O que Deus oferece aos que se alegram nele?

Jesus falou sobre as pessoas felizes: 5 Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. 6 Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará (trará para perto Dele para receberem força). 7 Felizes as pessoas humildes (que se rendem somente a Ele), pois receberão o que Deus tem prometido. (Mt.5:5-7 NTLH)

Jesus está dizendo que: Quando você busca primeiramente o Reino de Deus por depender inteiramente dele, será feliz! Quando você ajuda pessoas com a ajuda que tem recebido de Deus, será feliz! Quando você se rende a Deus será feliz e experimentará as Suas promessas!

Nós podemos ver o poder da alegria que Deus nos dá na vida de Paulo, que mesmo estando preso em Roma, é capaz de incentivar os cristãos de Filipos a buscarem esse tipo de alegria em união com Cristo.

Eu não sei a sua situação neste momento, mas em vez de se tornar vítima da aflição e do desânimo, busque a alegria que Deus dá! Busque um relacionamento mais verdadeiro com Jesus Cristo, pois é desse relacionamento que sua vida poderá mudar.

| Autor: Pr. Walter de Lima Filho | Divulgação: estudosgospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!