Mantenha-se Firme na Graça de Deus!

Provérbios 4:23


O verso que acabamos de ler, nos mostra um conselho e uma verdade:
- Conselho: Tenha cuidado com o que você pensa.
- Verdade: A sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.


Mas o que os nossos pensamentos têm a ver com a fé? Eles têm muito a ver, pois o modo como pensamos pode arruinar ou construir nossas vidas para melhor.

- Os nossos pensamentos podem impedir que Deus nos abençoe abundantemente, como interromper Suas bênçãos.

- Então, aprenda a vencer suas crenças negativas, que moldam suas emoções e atitudes, com os pensamentos de Deus.

A Bíblia diz: Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. (Is. 55:8 NTLH)

- Os pensamentos de Deus estão repletos de boas direções e bondade.

- Ele quer compartilhar “uma nova trajetória”, um novo rumo para a sua vida com toda a Sua bondade.

- Isto é a graça de Deus querendo agir a seu favor.

O que acontece quando você vive com a mente cheia da graça de Deus? A Bíblia diz: Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida. (Sl. 23:6 NTLH)

- Você não consegue escapar do amor e da bondade de Deus! Isso não é maravilhoso?

- Não importa a situação em que você se encontre, você crê que mudanças estão acontecendo ao seu redor, porque você está com Deus e Ele com você!

Apresento três exemplos de pessoas que passaram por grandes adversidades, mas que tiveram suas vidas mudadas por perseverarem na graça e na bondade de Deus:

- No período do dilúvio. A terra e seus habitantes estavam prestes a serem destruídos; Porém Noé achou graça diante do SENHOR. (Gn. 6:8 RA) Noé alegrava a Deus com a sua atitude de fé. Ele não se deixava levar pela incredulidade de seu tempo.

- Rute no campo de Boaz. Ela estava quase morta de fome; Rute (...) se inclinou e, prostrada rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor [i.e. graça] a seus olhos, a ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?" (Rt. 2:10 NVI) Porque Rute perseverou em seu compromisso de seguir a Deus, Ele a salvou da morte e a abençoou.

- José na cadeia egípcia. Injustamente preso, José continuou mantendo sua mente cheia da graça de Deus e foi abençoado. 5 (...) por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. [depois ele foi preso injustamente] 21 Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro. 22 Este pôs José como encarregado de todos os outros presos, e era ele quem mandava em tudo o que se fazia na cadeia. (Gn. 39:5,21,22 NTLH) Mesmo injustiçado, José se manteve cheio com a graça de Deus e o Senhor honrou sua vida.

Nós mencionamos apenas três exemplos e em todos eles a adversidade foi marcante. No entanto, eles demonstraram uma atitude de confiança inabalável em Deus e na Sua graça.

Nos momentos difíceis da sua vida, mesmo que a situação lhe pareça intransponível, mantenha uma atitude de fé e afirme: “Eu tenho graça de Deus. Vou confiar no amor de Deus e no Seu poder. Não vou desanimar. Vou obedecê-lo e vencer essa barreira. Vou continuar andando com Deus e na Sua preciosa graça até a vitória!”

Fuja do espírito da amargura! Não dê trela ou liberdade a ele! Paulo diz aos cristãos da cidade de Tessalônica: 16 Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, 17 dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras. (2 Ts.2:16,17 NVI)

Deus nos ama. Ele nos dá um espírito de coragem que não se acaba e uma esperança firme. Entretanto, você precisa tomar decisões:

- Anime-se, encha o seu coração com a graça de Deus.
- A situação é contrária? Mesmo assim, agrade a Deus fazendo o que é certo, o melhor, o que é bom em atitudes e palavras.
- Resista ao espírito de incredulidade, mantenha-se cheio com a graça de Deus e espere pela Sua recompensa; isto é, pelas mudanças que Ele realizará na sua vida!

|  Autor: Pr. Walter de Lima Filho  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |