Estudo Bíblico Jamais Desista dos Teus Sonhos


O verdadeiro cristão não deve jamais desistir dos seus sonhos, principalmente quando tem promessas da parte de Deus na sua vida.

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos (Jó 14.7).

1. MOTIVOS DA FALTA DE ESPERANÇA

* É não querer deixar o pecado - Êx 32.9 Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.

* É ser insensível a repreensão ( Pv 29.1) O Homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

* É não crer nos juízos divinos ( Pv 19.29) Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos.

2. QUANDO AINDA RESTA A ESPERANÇA

* Ele nos sustenta pela sua soberania ( Sl 66.9) Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés.

* Ele é fiel com as suas promessas ( Mt 28.20) Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. * Ele tem alianças com aqueles que crêem ( Nm 23.19) Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

3. PORQUE DEVEMOS TER ESPERANÇA

(Lm 3:21) 'Quero trazer a memória o que pode me dar esperança'.

A. Razões porque devemos ter esperança

1.1 Deus é misericordioso

(Lm 3:22) - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

A palavra misericórdia no hebraico “chesedh”,indica o sentimento do coração de Deus pela miséria do homem. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja,ver, sentir e pensar como ele.

Deus é misericordioso quando se fez homem, em Cristo Jesus
(2 Co 1:3) - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

1.2 Deus é fiel

(Lm 3.23) - Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

(Hb 12.6) - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

1.3 Deus é bom

(Lm 3.24) - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.

(Lm 3.25) - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.

(Lm 3.26) - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

A bondade de Deus inclui benevolência, complacência, misericórdia e graça

1.4 Deus nos aperfeiçoa

Nos momentos difíceis, nas tragédias e dificuldades, Deus está trabalhando no nosso caráter

(Lm 3:27) - Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

(Lm 3:28) - Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.

(Lm 3:29) - Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.

(Rm 8:28) - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Lamentações 3:37) - Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?

Em todas as situações quem não tem esperança não pode dizer que é feliz. Esta afirmativa baseia-se em que, se não houver um mínimo de esperança para qualquer área, não haverá chance de sobrevivência, pelo menos pacífica entre as pessoas. O nosso tempo presente, caracterizado como sendo pós-moderno, não nos oferece muitas opções, pois, o que era certo passou a ser errado, assim como o contrário também acontece. Em um tempo não tão distante, as pessoas respeitavam umas às outras.

Hoje, fazem questão de demonstrar a completa falta de educação no tratamento formal ou informal, em qualquer nível, considerado como aceitável. As relações marido e mulher estão cada vez mais abaladas; Há muito desrespeito dos filhos para com os pais; Os crimes hediondos multiplicam-se e continuam sem solução em alguns casos, enfim, nossa sociedade está apodrecida e precisa ser despoluída.

A mídia, em geral, tem muita culpa em todo esse processo; não é de hoje que a televisão faz questão de desinformar, de contribuir para que as pessoas não pensem, uma vez que toneladas de coisas ruins são lançadas nos lares do Brasil e de alguns países do mundo, através de novelas, seriados, realitys shows e coisas do gênero, sem a mínima preocupação no mal que causa tudo isto. Os divórcios aumentaram assustadoramente. Baseados nas novelas, os casais resolvem da maneira mais fácil os seus problemas, com adultérios e posterior separação.

Os filhos são induzidos a responder, sem respeito, aos pais, pois, transformam o lar em verdadeiros motéis e, em muitos casos com o total apoio de quem deveria educá-los de forma a terem responsabilidade desde cedo.

Como ter esperança em tempos tão difíceis? Basta que nós, os servos de Deus, discípulos de Jesus Cristo, não nos deixemos envolver por tais práticas, mas busquemos no Senhor a orientação correta na educação de filhos e netos para que deixemos o nosso legado àqueles que dependem de nós. A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno e, por isso será julgado.

Não devemos nos conformar com esta situação, pois Deus cobrará de nós se não fizermos alguma coisa para mudar toda esta coisa ruim que aflige grande parte da humanidade. Ainda há esperança, mesmo para o pior dos pecadores, desde que busque em Jesus uma nova vida.

* Porque Ele é um Deus de maravilhas ( Sl 40.5) Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.

* Porque Ele é um Deus que nos atende ( Sl 40.1) Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus

| Autor: Jânio Santos de Oliveira | Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!