Deus Escolheu Você


"Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres. Mas O Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: "Vá, profetize a Israel, o Meu povo" (Amós 7:14 e 15)

Amós era um simples homem do campo cujo nome significa “aquele que suporta o jugo”. Nascido em Tecoa, situada nas colinas de Judá, cerca de 16Km ao Sul de Jerusalém, se torna o primeiro dos assim chamados “profetas escritores” do século VII a.C. Deus o escolheu para anunciar arrependimento a Israel.

A declaração de Amós no versículo que inicia o texto, é uma resposta ao sacerdote de Betel por nome Amazias. Este estava corrompido pelo poder e a serviço do alto clero, confortável em seu ambiente de luxo, o sacerdote viu no boiadeiro um “tropeço”: “Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá e lá profetizas” Am 7:15. Consciente do seu chamado, da vontade de Deus para o povo e de Sua direção, Amós declara em alto e bom tom que pode não significar muito em aparência ou classe social, mas fora escolhido com a mais nobre de todas as missões. Leigo, humilde, estava a serviço de ninguém menos que o próprio Deus.

Essa narrativa me emociona. Saber que Deus escolhe as coisas loucas, para confundir os que se dizem sábios-I Cor 1:27. Amós, o boiadeiro estava profetizando a um povo próspero. A época era de grande progresso para Israel que havia conquistado o controle das rotas internacionais do comércio. O rei Jeroboão se deleitava em riquezas enquanto contemplava a nação crescer. Daí chega um “pobre” camponês, dizendo-se mensageiro de Deus, anunciando arrependimento [...] Quem deu crédito? Foi expulso, proibido de freqüentar os pátios da realeza.

Amós é o retrato e relato do que Deus pode fazer através de mim e de você. Empolga-me o fato de saber que Deus nos formou únicos, nunca haverá outro Amós, por bilhões de gerações. Isso é fantástico! Esse mesmo Deus, que fez obra tão grandiosa em Amós, reserva um plano diferenciado para os que O buscam em Espírito e em Verdade. Ele anseia, por usar a mim e a você para transformar esse mundo. Não, você não precisa ser igual, ou mesmo parecido com os famosos ícones do cristianismo. Basta ser você. Amós era Amós. Alguém que cultivava frutas, cuidava de rebanhos e tinha problemas como qualquer pessoa. Ele rejeitou o título de profeta porque o status não lhe valia mais que a missão.

Deus quer você. Como quis os pescadores da Galiléia, Pedro e André. Ele quer o Rei e também o camponês, Ele quer os que a exemplo do profeta Isaías dizem: “Eis-me aqui, envia-me a mim” Is 6:8. Há um chamado para cada um de nós, também dons para o serviço, somos amados e mui aguardados diante do alto e sublime trono de glória, com amor eterno Deus nos diz: Escolhi você.

| Autor: Wilma Rejane | Divulgação: estudosgospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!