Estudo Bíblico Gospel

Da Fraqueza da Dúvida, Para a Fortaleza da Fé


“Tudo é possível ao que crê”  Marcos 9.23

Introdução: Os discípulos de Jesus, bem como a multidão que o seguiam presenciaram um caso de sofrimento e falta de fé, de um pai que tinha um filho que durante muitos anos estava possuído por um espírito maligno que tentava matá-lo, e no momento que ficou diante daquele que tudo pode o Senhor Jesus Cristo, ele não acredita que suasdúvida condições de dor e sofrirmento podem ser mudadas, ao dizer ao mestre “Mas se tu podes fazer alguma coisa” (Marcos 9 v 22). Meus amados eu te convido a conhecer pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada), que as grandes bênçãos e milagres estão em nosso alcance ao passo que deixemos de confiar em homens, e acreditemos na capacidade que Deus nos dá não deixando de honrá-lo como sendo o nosso auxilio, e acima disto devemos colocar toda nossa confiança em Deus o Pai e no seu Filho Jesus Cristo, pois, Ele é IMUTAVEL.

FALEMOS DO ESTADO DO JOVEM

- Sofria desde a infância (Marcos 9 v 21);
- O espírito maligno o possuía (Marcos 9 v 18);
- Ao possuí-lo o machucava, o fazia espumar os lábios, ele rangia os dentes e seu corpo definhava (como alguém que perde os movimentos dos tendões) (Marcos cap 9 v 18);
- O espírito maligno também tentava matá-lo, queimado e o afogado (Marcos 9 v 22)

QUAL ERA O ESTADO DO PAI DO JOVEM?

- Vivia neste sofrimento já a muito tempo (Marcos cap 9 v 21);
- Ficou frustrado com os discípulos por não poderem curá-lo (Marcos cap 9 v 18);
- Não acreditava que o Senhor Jesus podia curá-lo (Marcos 9 v 22)

QUAL FOI A PALAVRA DO SENHOR JESUS DIANTE DAQUELA SITUAÇÃO?

- Questionou a fé de todos que ali estava “O geração incrédula até quando estarei convosco? Até quando sofrereis?” (Marcos cap 9 v 19)

Comentário: O Senhor Jesus estava nas montanhas orando com três de seus discípulos Pedro, Tiago e João (Marcos cap 9 v 2- 13), isto a momentos antes daquela situação, e quando retornar depara-se com todo aquele alvoroço e ao tomar conhecimento do que estava ocorrendo ali; adverte: Cadê a fé de vocês, ou achais que vou permanecer fisicamente convosco para sempre! Eu não posso me retirar nem um pouco para orar que a fé de vocês acaba! Vocês vão ficar sofrendo até quando? (grifo meu), O fato é que; enquanto vivermos duvidando do poder do Senhor Jesus o mal prevalecerá e nos trará sofrimento, mas, ao passo que acreditamos na sua palavra e usamos o poder que ele concede a todos os que acreditam Nele, pois está é a sua promessa “Estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” (Marcos cap 16 v 17-18), pois, o Senhor Jesus já determinou a derrota do mal na vida de todo aquele que Nele confia.

FALEMOS DA DUVIDA DAQUELE PAI

“Mas se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos” Marcos 9.22

Comentário: O estado de espírito daquele pai era de profunda dor, pois, como disse ao Senhor Jesus, já estava vivendo aquela situação á muito tempo (Marcos 9 v 21), e ao passo que vivemos uma situação de dor e crise por muito tempos ou anos como neste caso, alguns de nós, a exemplo deste pai, perde a fé e a esperança de um dia encontrar saída ou solução para os diversos problemas que nos cercas, todavia, em Jesus Cristo há saída para toda e quaisquer crise que se possa imaginar, disse o Apostolo Paulo “Tudo posso naquele que me fortalece”(Felipenses cap 4 v 13), isto está incluído momentos de paz e de guerras, pois o Senhor sempre estará ao nosso lado para nos fortalecer e nos ajudar CREIA NISTO!

VOCÊ PODES CRER?

“Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” Marcos 9.23

Comentário: Como está a minha confiança em Deus? Será que estou acreditando que posso ser livre do mal que me assola? O incrível deste assunto é que muitos de nós pensamos que sairemos das crises mesmo havendo duvida em nossos corações, mas, qual foi à palavra do Senhor Jesus ao pai daquele jovem “Você pode crer”; sem a fé meus irmãos ninguém verá os milagres de Jesus. Pois, “Sem fé é impossível agradar-lhe” (Hebreus cap 11 v 6), e qual foi a resposta daquele pai “Eu creio Senhor” (Marcos cap 9 v 24).

A FÉ TRAZ OS MILAGRES PARA NOSSAS VIDAS

“Eu creio Senhor” Marcos 9.24

Comentário: Ao manifestarmos a fé em nossos corações, isto falo independente das frustrações que possamos ter passado, pois, ao manifestarmos a fé, Deus traz o milagre Veja:

“O Senhor Jesus, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele, e aquele espírito maligno saiu” Marcos 9.25-27

Conclusão: Meus queridos, Deus Jesus deseja que tenhamos uma vida vitoriosa Nele, e para que isto se torne real, é preciso crer, pois, “Tudo é possível ao que crer” (Marcos cap 9 v 23). Trago também junto a este texto, alguns conselhos que podem te ajudar no seu viver vitorioso na fé em Deus o Pai e no Seu Filho Jesus Cristo, Veja:

NÃO COLOQUE SUA FÉ EM HOMENS

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR. Porque será como a planta no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável” (Jeremias 17.5-6)

CONFIE EM DEUS E SERÁS ABENÇOADO

“Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17.7-8)

VIVA UMA VIDA NA DEPENDENDENCIA DE JESUS

“Disse Jesus: Sem mim nada podereis fazer” (João 15.5)

CONFIE EM DEUS, Pois, que certeza temos do dia de amanhã?

“Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará” (Provérbios 27.1)

NÃO PERCA SUA FÉ EM DEUS POIS, ELE É IMUTÁVEL

“Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaias 43.11,13)

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lucas 21.13)
Autor: Ev. Eli Hudson
Via: www.estudosgospel.com.br

 

Ev. Eli Hudson
Ev. Eli Hudson é casado pai de três filhos; tem exercido o Ministério Pastoral na Igreja Assembléia de Deus M. Perus; foi o pioneiro na fundação do trabalho no Bairro do Pretória (Bairro carente na periferia da cidade), Franco da Rocha - SP pela Igreja que responde, seu exercício no ministério é marcado pela pregação e ensino isto; nas Igrejas, nas Rádios, nas Praças, nos Presídios e atualmente na Radio Nova Estação (comunitária), na freqüência 87,5 FM das 15:00 as 16:00 horas ou por meio do Site: www.radioestacaofm.com.br
Também, está envolvidos em projetos Sociaias na Entidade Filantropica Azarias Ceifa o qual exerce a função de conselheiro Fiscal.

 
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!