Cuidado Com os Pastores Que se Apascentam a Si Mesmos


Texto: Ezequiel 34 :2

Ez 34:2 - Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

O ministério pastoral não é para qualquer um, somente os chamados por Jesus podem exercer esta função na igreja. Neste verso, o profeta Ezequiel nos chama a atenção para um tipo de "pastorado" que havia em sua época e que continua a ser observado nos nossos tempos. O ministério é: “dos pastores que apascentam a si mesmos, com a Bíblia em mãos e com a orientação do Espírito Santo de Deus esperamos que todos nós, pastores do rebanho não estejamos incluído neste grupo que causa repulsa a Deus, aos verdadeiros servos de Deus e a sociedade onde vivemos. Prepare -se caro leitor para enriquecer sua vida com a Palavra de Deus.

3- Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!
4-Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.

Caros leitores, antes de falarmos sobre os pastores que apascentam a si mesmos, vejamos o que o profeta Ezequiel diz sobre os falsos profetas que ele chama de profetas loucos, porque estes profetas são loucos na visão de Deus? Porque somente um louco, uma pessoa fora da razão pode se atrever a dizer que Deus disse algo sem que Ele tenha dito, o interessante é que Ezequiel diz que estes profetas seguem seus espíritos, mas se um profeta que tem o Espírito de Deus agindo sobre sua vida não profetiza seguindo o Espírito de Deus? Quem fala a estes profetas? a resposta é: o orgulho humano , estes loucos seguem eles mesmos, seus desejos, suas vontades. Ezequiel diz que eles dizem que viram algo da parte de Deus, mas na realidade nada viram, estão mentindo, estão blasfemando contra Deus, são loucos, pois quem age desta forma terá consequências sobre suas vidas. É por isto que Ezequiel diz: “Ai dos profetas loucos” esta expressão na profecia bíblica significa dor, sofrimento da parte de Deus sobre estas pessoas.

Caro leitor, será que esta mensagem de Deus era somente para os profetas loucos do tempo de Ezequiel? Hoje em dia temos visto muitos se apresentando como profetas e profetizas de Deus, e profetizam tudo o que se pode imaginar, desde que corte de cabelo a pessoa pode ter, até que marido uma pessoa deve escolher, prometem o que Deus nunca prometeu. Veja o que o profeta diz sobre eles: 5 Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor.

6- Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.
7- Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que eu tal não falei?
8- Portanto assim diz o Senhor Deus: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor Deus.

Caro leitor este assunto é seríssimo e Deus quer falar não somente com os profetas loucos para que voltem a sanidade, Deus quer falar com você que vive atrás de profetas e profetizas, Deus quer falar com você que não estuda a bíblia, Deus quer falar com você que depende de homens e mulheres para trazer palavras de vida sobre você, caro leitor como cristão você não precisa da profecia de profetas e profetizas loucos, você precisa das profecias divinas expressas claramente nas escrituras sagradas.

Deus disse que Seria contra estas pessoas, caro leitor você imagina como vai ser a vida de uma pessoa que em vez de receber as bençãos e o favor de Deus receba os AIS de Deus? O que você quer receber para a sua vida? Caro irmão e irmã que em vez de profetizar a palavra revelada de Deus da bíblia vive a profetar o futuro que Deus nunca profetizou pra você que fica prometendo o que Deus nunca prometeu pra você que fica todo orgulhoso ou orgulhosa se achando um profeta ou profetiza de Deus, mas na realidade quem dirige sua vida não é o Espírito de Deus, mas seu ego insuflado pelo seu orgulho e ufanismo . Deus convida você a se arrepender agora mesmo, peça perdão a Deus agora mesmo, o Sangue de Jesus pode purificar você de todo o pecado.

Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

Já vimos qual é a mensagem de DEUS para aqueles que andam pelas igrejas profetando suas próprias palavras, agora vejamos o que Deus tem a dizer aos líderes do rebanho de Jesus, Ezequiel pergunta qual deve ser a função de um pastor, um pastor cristão é um servo de Deus escolhido por Jesus para apascentar as ovelhas de jesus, hoje os pastores modernos realizam tantas atividades que não tem tempo para apascentar as ovelhas, tem pastores cantores, pastores evangelistas, pastores conferencistas, pastores escritores, pastores radialistas, pastores apresentadores de programas, pastores consultores, pastores milionários que investem nas bolsas e aumentam suas riquezas, pastores de pastores, etc...

Caro pastor que lê este artigo que tipo de pastor ê você? que tipo de pastorado é o seu? em sua agenda lotada você tem tido tempo para pastorear? se você não tem tempo para pastorear transfira o pastorado de sua congregação para alguém que tem tempo para cuidar do rebanho de Jesus, caro servo de Deus, Jesus tem dois principais objetivos na terra, o primeiro é salvar vidas, o segundo é cuidar destas vidas que Ele salvou e salva, Jesus escolheu você para cuidar do seu rebanho, das pessoas que Ele pagou um preço altíssimo, o seu sangue, as ovelhas de jesus não podem andar soltas por aí nas mãos dos profetas loucos e dos mensageiros da mentira, você precisa cuidar das ovelhas de Jesus Cristo, pense nisto.

Pedro confirma Ezequiel e diz que pastor tem que pastorear, tem que cuidar do rebanho de Jesus.

1- AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2- Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3- Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4- E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Caro leitor veja como a bíblia se completa, o mesmo Deus que usou Ezequiel é o mesmo que usou Pedro, DeuS usou Ezequiel para falar aos pastores de sua época e usou Pedro para falar aos pastores de hoje e de todos os tempos.

Pedro usa a expressão presbítero que é sinônimo de líder, de pastor, e ele diz que ele também é um pastor, Pedro informa que o pastor tem que ter cuidado do rebanho, o Bom Pastor deve ensinar a Palavra de Deus para o povo de Deus, esta é uma forma de cuidar, mas o pastor também deve cuidar aconselhando, orando, estando por perto, procurando conhecer as necessidades do rebanho.

Pedro tem uma mensagem especial para alguns pastores de hoje, ele diz que o pastor não pode apascentar usando a força da ameaça, de maldições, mas deve apascentar voluntariamente, veja o que ele também diz para os que almejam o pastorado para ficar ricos, para extorquir dinheiro dos servos de Deus, Pedro diz que não se deve pastorear por torpe ganância, ele diz que o pastor deve pastorear com o ânimo pronto, ou seja, sempre animado, sempre motivado por servir a Jesus.
;
Pedro diz que pastorear não é dominar, mas é servir de exemplo, tem pastores que quererm controlar a vida das ovelhas, querem controlar a vida financeira, a vida sentimental, querem proibir a ovelha de assistir cultos em outras igrejas, isto nunca foi pastoreio, esta conduta é típica de ditadores não de pastores.

Um pastor deve ser como Jesus, um exemplo, a vida do pastor no meio de sua família, no meio da igreja, no meio da sociedade tem que ser sempre bíblica, as pessoas estão lendo nossas vidas todos os dias, nossos exemplos tem mais força do que nossas palavras.

Pedro finaliza dizendo algo extraordinário sobre o pastoreio, ele informa que a igreja espalhada na terra tem um pastor dos pastores, O Sumo Pastor, Jesus Cristo, ele informa que Jesus subiu aos céus e deixou as ovelhas na responsabilidade dos pastores, mas um dia Jesus aparecerá e vai oferecer coroas aos seus pastores, caro leitor você sabe que tipo de coroa é esta? sabemos que jesus recebeu uma coroa de espinhos antes de receber a coroa de Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, aos seus servos ele não promete coroa de brilhantes, de ouro, de prata, mas coroa de glória, as coroas que os atletas recebiam nos jogos olímpicos era de planta que murchava depois de algum tempo, jesus promete uma coroa imarcessível, ou seja uma coroa que nunca vai murchar, jesus, o sumo pastor vai dar aos seus pastores, uma imarcescivel coroa de glória, uma coroa de brilho, de luz, uma coroa que expressa o cuidado que cada pastor teve com as ovelhas de jesus, um coroa que não vai ser vista somente em sua cabeça, mas uma coroa que fará parte de toda a sua vida, a coroa de glória, é a coroação do serviço cristão de qualidade que o servo de deus prestou na terra. caro pastor, você pensa que merece um coroa assim?

Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!

Caro leitor o que é pior? não apascentar o rebanho de Jesus? Ou apascentar a si mesmo? Ambas as condutas são reprováveis diante de Deus.

3- Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
4- As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado.

Caro leitor observe as características dos pastores que apascentam a si mesmos eles em vez de cuidar do rebanho, em vez de dar ensinamento, dar conselhos, dar apoio, eles tiram, comem a gordura da ovelha, matam a ovelha cevada ou bem alimentada e se vestem da lã delas.

Caro leitor não é isto o que vemos alguns pastores fazendo com o rebanho de jesus? eles olham para a ovelha não como uma pessoa com sentimentos que precisa de cuidado e amor, mas como uma oportunidade para tirar o que puder dela para beneficiar a si próprio, se você pastores milionários por aí com jatinhos e helicópteros, que moram em mansões, que viajam de primeira classe, que só se hospedam em hotéis 5 estrelas e que nos cultos em vez de pregar a palavra de deus, só vivem a pedir, pedir, pedir, pedir, pedir tentando tirar o máximo de dinheiro de vocês, não permitam que eles façam isto com vocês, lembrem -se eles são pastores que deus condena, caro leitor, somente oferte o que o espírito santo tocou em seu coração, não aceite ameaças de ninguém em seu momento de adoração a Jesus através das ofertas.

As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes,

Veja a falta de responsabilidades destes pastores com JESUS, caro leitor para que serve um pastor? para pastorear o rebanho de Jesus, então o que deve fazer um pastor quando no rebanho de sua responsabilidade, uma ovelha se encontra fraca e doente? o trabalho do pastor é fortalecer e curar esta ovelha, como um pastor fortalece e cura uma ovelha? o pastor é um representante de jesus, portanto ele deve conhecer jesus cristo muito bem, deve conhecer jesus mais do que a maioria das pessoas, este pastor deve estar acostumado a orar, a estudar a bíblia, este pastor provavelmente tem experiência com jesus com libertação, cura e salvação. por ter todo este conhecimento teórico e prático sobre Jesus e seu poder este pastor pode fortalecer qualquer ovelha, orando, ensinando e apoiando nos momentos difíceis desta pessoa.

O que tem acontecido com alguns pastores, ou seja, os pastores que apascentam a si mesmos, é que eles estão preocupados com eles mesmos, estes “pastores” não fazem parte do grupo do bom pastor, pois o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, estes querem explorar as ovelhas.

e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes;

Caro leitor, veja como Deus, através de seu profeta avalia a conduta destes charlatães e oportunistas da fé, eles vêem uma ovelha quebrada, ferida, maltratada e nada faz para restaurá - la, esta é a explicação de vermos templos superlotados de pessoas nos cultos, mas ao avaliarmos a vida individual de cada um veremos que boa parte delas não tem sido cuidadas por seus pastores, os templos estão lotados de ovelhas, tristes, oprimidadas, deprimidas, doentes e fracas.

Ezequiel diz que este tipo de pastor sabe que uma ovelha está desgarrada e ele não procura trazê - la para o rebanho do senhor. como pode um pastor agir desta maneira? caro leitor sabe porque isto acontece? muitas pessoas hoje querem ser consagradas ao pastorado, mas boa parte destas pessoas que hoje estão na igreja e que se chamam de pastores nunca foram pastores, em geral eles não são pastores nem deles mesmos, pois eles são guiados pela ganância e cobiça, eles não costumam pastorear nem suas esposas e filhos, como podem então pastorear o rebanho de jesus?

Caro leitor, Deus è sempre sábio por isto tem estabelecido sua igreja em vários lugares da terra e sempre haverá um bom pastor do Senhor em algum lugar, as vezes julgamos porque as ovelhas mudam de rebanho, mas somente deus sabe as verdadeiras razôes que fazem uma ovelha a procurar outros pastores, é melhor ver uma ovelha que se desgarrou e se perdeu em outro rebanho de jesus do que fora nas mãos do maligno.

Mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

Caro leitor veja outra característica dos pastores que apascentam a si mesmos, já vimos que eles comem a gordura e usam a lã das ovelhas, já vimos que eles não curam as feridas e quebradas, já vimos que eles não buscam as desgarradas e perdidas, mas vejam o que eles ainda fazem com as ovelhas de Jesus, eles dominam sobre elas com rigor e dureza.

Caro leitor a maneira que o senhorio de Jesus se manifesta na vida de seus servos é pelo amor, todos nós que servimos Jesus, o servimos por amor, por reconhecer que Ele morreu na cruz por nós, e por saber tudo o que Jesus fez, faz e fará por nós, nos submetemos ao senhorio de Jesus, se Jesus não domina sobre seu povo com rigor e dureza como podem seus pastores agirem desta forma?

Um pastor que quer dominar a ovelha não age como pastor, tem pastores que querem dominar cada área da vida de um membro, ele quer saber onde o membro trabalha, quanto ganha, quanto dá de dízimo e oferta, quando pretende casar, com quem vai casar, quanto tem na poupança, etc...

Tem pastores extremamente mal educados, gritam dos púlpitos, esbravejam quando sua vontade não é aceita, caros pastores, um bom pastor tem que ter domínio é de si mesmo, tem que ter tranquilidade, equilíbrio e domínio próprio.

“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus”.

Caro leitor, espero que estas meditações tenham transformado você, talvez você seja apenas um membro apaixonado por Jesus, mas talvez você seja um pastor, presbítero, diácono, diaconisa, missionário, evangelista, ou talvez você seja um pai ou mãe, se você tem algumas ovelhas de Jesus sob sua responsabilidade, pense bem sobre a forma de cuidar das ovelhas de Jesus, nunca extorquindo, explorando, abandonando, dominando, trate todas elas da mesma forma que você, como ovelha de deus gostaria de ser tratado.

Caro leitor, se você percebeu que seu pastor está agindo como um pastor que apascenta a si mesmo, não se levante contra ele, não participe nunca de grupos de rebeliões para tirar o pastor de seu cargo, como um servo maduro de deus, você deve orar por seu líder, a oração tem poder, deixe Jesus, o Sumo Pastor cuidar de seu próprio rebanho, o mais importante é que você seja a ovelha dos sonhos de Deus, uma ovelha fiel, obediente, que ora, que estuda a bíblia, que obedece seus líderes, que ama as ovelhas de outros grupos cristãos, que perdoa seus inimigos, que participa dos cultos, que leva visitante aos cultos, que dizima, que oferta, que adora a Jesus.

Se você não está satisfeito com a forma que seu PASTOR te trata, converse com ele ou ela, exponha seus desejos, e se por acaso pensar em congregar em outro grupo, peça seu pastor para te abençoar e vá em paz, afinal de contas a igreja de Jesus está espalhada sobre a terra, todos os templos cristãos são a casa de Deus, são a casa de seu Pai CelestiaL.

Obrigado mais uma vez caro leitor por me acompanhar nestas meditações bíblicas que sua vida com Deus possa ser cada vez mais intensa, que as bençãos do Sumo Pastor possam sempre estar sobre sua casa.

| Autor: Júlio Néris | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |