Contando as Torres na Cidade de Sião


Percorrei a Sião, rodeai-a toda, contai-lhe as torres; notai bem os seus baluartes, observai os seus palácios, para narrardes às gerações vindouras que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; Ele será nosso guia até à morte. (Salmos 48.12,13)

Preâmbulo: Precisamos observar nos Salmos vários aspectos importantes: Beleza poesia, promessas, historicidade, destinatários. Cada Salmo tem uma mensagem secundaria aos leitores atuais, visto que sua mensagem primara era apenas para o povo de Israel.

O Salmo 48 esta falando da cidade de Sião, também conhecida como Jerusalém, sitiada e logo liberada pela presença de Deus nela.

I - A CIDADE ELOGIADA

1. Três versículos para falar da cidade: Encontramos abundantes expressões sobre a cidade de Jerusalém dentro deste Salmo 48.1-3 Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus. Seu santo monte, belo e sobranceiro, é a alegria de toda a terra; o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei. Nos palácios dela, Deus se faz conhecer como alto refúgio.

2. A cidade é uma figura da Igreja: A igreja é digna de todos os elogios recebida no salmo 48 (Sl 87.3) Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus.

II - A CIDADE SITIADA

1. O sitio sempre será negativo: Provoca pânico, medo, cessam as construções, as canções, os casamentos. Semelhante acontece na Igreja quando o inimigo nos ataca e nos assusta.

2. O sitio limita as movimentações: O sitio paralisou toda a movimentação da cidade de Jerusalém. Suas movimentações ficaram limitadas, ninguém entrava ninguém saia. Há uma palavra que esta de moda nas operadoras de celulares, Ilimitado.

III - A CIDADE LIBERADA

1. Apenas um versículo para falar dos inimigos dela: Não estamos restando informação do que fizeram os reis estrangeiros contra a cidade, estamos dizendo apenas e tudo o que diz a Bíblia, um versículo: (v.4) Por isso, eis que os reis se coligaram e juntos sumiram-se ( ; ) (observe o ponto e vírgula) O texto esta falando do sitio causado pelos assírios contra Jerusalém.

2. Coligação é a ultima estratégia do inimigo: Os demônios não estão atuando sozinhos, eles está sempre se unindo para atacar a cidade de Deus, a igreja. (Lc 11.26) Então vai, e levam consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

3. A vitoria estava tão próxima: Só separa um ponto e vírgula, separava o inimigo da sua fuga: (Sl 48.5,6) bastou-lhes vê-lo, e se espantaram, tomaram-se de assombro e fugiram apressados. O terror ali os venceu, e sentiram dores como de parturiente. Isso pode acontecer em nossos dias. A tua vitoria esta tão perto, só esta faltando Deus colocar um ponto final na tua luta.

4. Deus os fez fugirem com dor de Parto: (Sl 48.6) sentiram dores como de parturiente. Deus fez seus inimigos fugirem de outras maneiras em outras ocasiões, usando outros meios: Fugiram do som do trovão: (1 Sm 10.7) E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.

IV - A CIDADE INVESTIGADA

1. Deus manda contar coisas na cidade: Suas torres, seus baluartes e seus palácios. Percorrei a Sião, rodeai-a toda, contai-lhe as torres; notai bem os seus baluartes, observai os seus palácios, para narrardes às gerações vindouras que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte.

2. Precisamos aprender a contar: (Sl 90.12) Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Contar nossos dias é dizer: Hoje o meu dia foi bom, rendeu meu serviço, eu li a Bíblia, eu fui ao culto. Eu tive prudência no meu falar eu não fiz nenhum negocio mal feito.

3. Suas torres, falam das Conquistas: Cada israelita ao contar as torres faria assim: uma torre, duas torres, três torres e chegaria à conclusão que todas as torres estavam no seu lugar, que por causa do Senhor, nenhuma das torres estava destruída. Contar Torres significa contar as Conquistas patrocinadas pelo Senhor na nossa vida. Assim conta a Igreja: Uma conquista, duas conquistas, três conquistas, todas as conquistas.

4. Seus baluartes, falam das Fortalezas: Baluartes são os lugares de segurança. Espiritualmente falando assim conta a igreja: Hoje tive uma Fortaleza, ontem tive uma fortaleza, amanha terei uma fortaleza. Estou no lugar forte, não terei medo dos meus inimigos. (Sl 27.3) Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.

5. Seus palácios, falam de Celebrações: Têm crente que já não tem palácio para contar, eles se dedicam muito a contar os barracos, do que esta caindo, do que esta ruim, não tem nada para celebrar. Caminhe por Sião hoje e Celebre em cada Palácio que esta em pé. (Sl 48.3) Nos palácios dela, Deus se faz conhecer como alto refúgio.

6. Suas portas, falam das suas Vitorias: Ainda que o Salmo 48 não fale das portas de Sião, mas muito bem eles poderiam ter contado de uma até doze, contar de uma por uma, e se dariam conta que cada uma esta em pé, não estão queimadas. Contem servos do Senhor de quantas portas o Senhor te abriu, de quantas ele fechou.

7. As bênçãos superam as expectativas: (Sl 26.7) Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas. (Sl 40.5) Muitas são Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar. (Sl 106.2) Quem pode contar as obras poderosas do Senhor? Quem anunciará os seus louvores? (Sl 118.17) Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor.

V - QUEM NÃO PODE CONTAR AS TORRES DE SIÃO

1. Os paralíticos não podem contar: Tem gente paralisada por que não foram libertados ainda, os inimigos estão sitiando sua vida. Não terá nada que dizer a geração vindoura as grandes vitorias que Deus lhe deu. (Sl 48.13)

2. Os medrosos não podem contar: Estão escondidos, trancafiados, pensando que a cidade esta sitiada ou pior que isso, está pensando que ela esta destruída. Mas aos que saíram para contar as Torres em Sião, puderam dar-se conta que todas elas estavam intactas, inteiras, em pé.

3. Os preguiçosos não podem contar: (Pr 22.13) Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas. O preguiçoso não pode contar as Portas da cidade de Deus, pois ele não foi à busca de nenhuma Porta, de nenhuma Oportunidade. Os preguiçosos não querem sair para contar as Torres, Baluartes e Palácios. Por isso tem gente que não tem nada para contar do que Deus tem feito, pois ele é preguiçoso.

4. Os ingratos não podem contar: (Sl 66.16) Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.

|  Autor: Teófilo Karkle  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!