Conhecendo a Deus


Quando se fala de crer em Deus, ás vezes em muitos de nós, surge um problema: do ponto de vista humano, nós teríamos de conhecê-lo bem antes, para depois crer nele. Mas no caso, do crente é diferente, ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus. Os seus conhecimentos deverão ser submissos a fé. Nunca ao contrário.

Conhecer a Deus, não significa provar a sua existência, através de provas formais. E muitos hoje dizem em seus corações que não há Deus, esses pertencem ao grande número de ateus praticantes, isto é, esses que agem e falam como se não existisse Deus.

A Bíblia em parte alguma faz referência, que nós tenhamos que saber as provas da existência de Deus. Ela afirma que ele existia antes do mundo, e existe hoje. LER JOÃO 1:1-5

Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus. Ele sempre esteve vivo e ele mesmo é Deus. Ele criou tudo o que há. Nele está a vida eterna, e ele traz luz a toda a humanidade. Ele é a luz que brilha no meio da escuridão, e nunca pode ser apagada pelas trevas.

Para entendermos o mundo em que vivemos, termos senso de direção, temos de conhecer a Deus. Às vezes temos várias idéias a respeito do Senhor, mas elas devem corresponder aquilo que e dito pelo criador.

Podemos conhecer a Deus através de suas qualidades e através de seus atributos divinos, com o auxilio da Bíblia. Deus tem muitas qualidades, através das quais Ele se identifica com os homens, mas ao mesmo tempo se diferencia dos outros seres espirituais. Essas qualidades podem ser descobertas, ao conhecer seus nomes. Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:

Deus - quando nós encontramos esse nome no texto bíblico, ele fala do seu poder criativo e total. LER GENESIS 1:1

A palavra Deus, combinada com outras palavras, como "altíssimo", "suficiente", "eterno" e "conosco", revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira a agir entre as pessoas. LER EXODO 6:3

Senhor - No sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade de seu povo. LER EXODO 6:2

Pai - Mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por Ele e estão debaixo de sua proteção. LER MATEUS 5:45. Essa proteção é verificada, no versículo de JOÃO 3:16. Deus é um pai, que se preocupa tanto com nossa proteção, que enviou o seu único filho, para que todos nós pudéssemos ser salvos.

Nós podemos também conhecer a Deus, ao estudar o que ele é em si próprio, isso é chamado atributos divinos. Existem atributos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por ele criados.

O primeiro deles é a soberania, isso significa dizer que Deus é o chefe, maioral o supremo. No universo só há um todo poderoso. Para nós isso é encorajador, pois podemos ter a segurança de que nada esta fora do controle do Senhor, e todos os seus planos se realizam. LER SALMOS 102:25,26.

O segundo é a eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele não teve principio e jamais terá fim. Não se limita ao tempo, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, ele sabe o que é melhor para a vida do crente. LER ISAIAS 44:6

A onisciência é o terceiro atributo. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A onisciência do Senhor permite que ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ele perdoa os pecados do homem e nos aceita em sua família. HEBREUS 4:13

O quarto atributo, é a onipresença, significa que Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada para se receber as sua bênçãos. LER JEREMIAS 23:24.

Deus tem mais do que o poder necessário para realizar todas as coisas. Isto quer dizer que ele é onipotente, o seu quinto atributo divino. O crente tem certeza de sua salvação porque o Senhor é todo poderoso, esta força se manifesta no evangelho de Cristo para a nossa salvação. LER ROMANOS 1:16. Deus mostra sua onipotência através do seu poder de criar em gênesis 1:1, somente um Deus onipotente poderia criar tudo o que existe.

O sexto atributo de Deus, diz que ele é imutável, ou seja, jamais muda sua natureza. Será sempre bom, justo, e verdadeiro. Podemos crer nas suas promessas, porque ele cumpre todas elas. LER NUMEROS 23:19

Existem ainda muitos outros atributos de Deus, mas se fossemos lista-los passaríamos mais de 1 ano falando.

Autor: Rafael de Oliveira Ribeiro


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!