Cobriste a Minha Cabeça no Dia da Batalha


O Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha. (Salmos 140.7)

Preâmbulo: Para a proteção da cabeça se usava em tempos de guerra os capacetes de bronze, afim de não serem atingidos com pedras, paus ou espadas. Meu propósito nesta ocasião não é ensinar como proteger a cabeça com um capacete como usam os motoqueiros, mineiros, engenheiros civis, mas proteger a mente, sede da alma.

I – FALANDO DA CABEÇA EM DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS

1. Cabeça na linguagem proverbial: Encheu a cabeça. Virou a cabeça. Perdeu a cabeça. Fazer a cabeça. Foi de cabeça. Cabeça dura. Deu uma dor de cabeça. Cabeça vazia. Quando a cabeça não pensa o corpo padece. Cabeça vazia é oficina de Satanás.

2. Cabeça na linguagem sacerdotal: Unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda. (Sl 23.5) e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. (Ec 9.8) É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão. (Sl 133.2)

3. Cabeça na linguagem cientifica: O cérebro é uma massa cinzenta, no qual é armazenadas informações, gostos, números, letras. A ciência consegue criptar sons, imagens e movimentos. Antigamente (1963) se gravavam em fitas magnéticas, chamadas k7, muito frágil, ou nos famosos vinis de plástico. Hoje em pequenos chips de silício, um material não-metálico muito duro, onde são impressos microcircuitos integrados.

4. Cabeça na linguagem psicológica: Na cabeça é a sede da alma, onde esta a Memória, razão, consciência, sentimentos, fé, atitudes, vontades.

5. Cabeça na linguagem infernal: Os demônios fazem diariamente um bombardeio contra a mente das pessoas usando imagens, sons, lembranças, concupiscências, erotismo.

II – FALANDO DA PROTEÇÃO DA CABEÇA NO DIA DA BATALHA

1. Diferentes tipos de proteção: A cabeça é um órgão tão vital e sua proteção é fundamental. Podemos ver pessoas usando diferentes tipos de proteção. No frio usam-se gorros de lã. No calor usam-se chapéus, bonés. No trabalho usam-se capacetes, para proteger o crânio. Usam-se protetores de ouvidos, tapas-ouvido, abafadores de ruídos. Usam-se protetores dos olhos tais como: óculos de sol, óculos de segurança e máscara para solda.

2. Davi só tentou usar um capacete de bronze: (1 Sm 17.38,39) E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.

3. Estamos numa batalha diária: Todos os dias somos bombardeados com publicidades, noticias, medos, preocupações. E para proteger a cabeça nesta hora só serve apenas um instrumento o Capacete da Salvação. (Ef 6.17) Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

III - USANDO BEM O CAPACETE DA SALVAÇÃO

1. A mente é muito importante: É de vital importância guardar a mente, sem permitir algum ataque mortal.

2. A mente dirige o corpo: A mente dirige o movimento do escudo da fé. Nossa mente dirige a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. A mente dirige todo o nosso corpo.

3. A mente é um campo de batalha: Você decide na tua mente entre ser carnal o espiritual. Por geral ninguém conta o que esta pensando o imaginando. E nas caladas da noite que muitas vezes a parte carnal ganha espaço, na formulação de pensamento, imagens e desejos.

4. A Salvação é como um Capacete: Precisamos usar o Capacete da Salvação diariamente e em todos os lugares.

5. Tudo o que somos está na mente: A minha capacidade de lembrar, pensar, reagir, sentir, falar, esta na minha mente e tudo isto tem que ser protegido pelo capacete da Salvação. O que sou não pode ser atingido, contaminado, controlado pelos demônios.

6. Pessoas querem ficar à vontade, sem o escudo: Depois de um culto, não tem coisa melhor que ficar a vontade na nossa casa. Tirar o sapato caloroso e colocar chinelos nos pés. Tirar o paletó e gravata e colocar uma camiseta fresquinha. Deitar no sofá. Tomar algo fresco. Isto é ficar a vontade. Muitos querem tirar o capacete da Salvação, e ficar a vontade, sem o capacete da Salvação. Isso é um perigo, pois entra todo tipo de poluição na mente através da televisão, revistas, músicas, pessoas, e mais a confusão da vida diária.

IV – A CABEÇA DA IGREJA DEVE SER COMO O MONTE CARMELO

1. Carmelo é símbolo da Igreja: (Ct 7.5) A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo... O capitulo 7 de Cantares numa linguagem romântica encontramos o esposo (Jesus) descrevendo a esposa, (Igreja). Analizando ela dos pés a cabeça ele fala de 18 partes do corpo da noiva, a igreja. A nona descrição faz referencia a cabeça.

2. Carmelo é símbolo da Fertilidade: O Carmelo é uma montanha de 108 metros de altura, coberto de verdes florestas, isso fala da Fertilidade. Pessoas que tem Cristo na vida devem ter uma mente Fértil, Produtiva, Receptiva, Criativa, Pensativa, Compositora, que compõe musicas ao Senhor. Cada vez que a Bíblia fala em terra fértil ela usa a palavra Carmel. (Jr 2.7) E eu vos introduzi numa terra fértil (Carmel), para comerdes o seu fruto e o seu bem...

3. Carmelo também significa em hebreu Jardim: Tem pessoas que sua cabeça é como um deserto árido, seco. Tem pessoas que sua cabeça é como um lugar cheio de pedras pontiagudas, que machucam. Mas tem pessoas que sua cabeça é como um jardim florido, colorido, irrigado e fértil.

4. Carmelo é o lugar do fogo de Deus: Duas vezes há menção de Fogo de Deus no monte Carmelo. Primeiro naqueles intentos de fazer Elias descer do monte Carmelo, onde ele dizia: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. (2 Rs 1.10,12) Segundo: No desafio de Elias com os profetas de Baal, quando o Deus verdadeiro deveria responder com fogo. (1 Rs 18.17-40)

5. Carmelo é lugar de Profetas: Eliseu depois do arrebatado de Elias, ele se dirige ao Carmelo, o monte dos Profetas de Deus. (2 Rs 4.25)

V - A AMPLIDÃO DA SALVAÇÃO

1. Salvação é uma proteção de todo tipo de heresia: (2 Pe 2.1) Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesma repentina destruição.

2. Salvação é uma proteção de todo tipo de luxuria: (1 Co 5.1) Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai.

3. Salvação é uma proteção de todo tipo de arrogância: (Jd 1.16) Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse.

4. Salvação é uma proteção de todo tipo de engano: (2 Co 11.3) Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.

|  Autor: Teófilo Karkle  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!