As Tentações da Humanidade


“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo”. Mateus 4.1

Introdução: Meus amados, trago neste texto um tema muito discutido em todos os meios e classes sociais, denominado de: AS TENTAÇÕES DA HUMANIDADE, pois, não existe um só lugar no nosso planeta em que o ser humano não seja tentado, pois, com freqüência somos traídos por nossa natureza e cedemos as tentações que nos sobrevém; e isto meus amados! Não só acontece comigo ou só com você, mas, com a humanidade inteira, e com bases nas tentações do nosso Senhor Jesus Cristo, sofridas no deserto; quero ousar em dizer, que tais tentações são as principais tentações da humanidade; sendo elas: A TENTAÇÃO DA FOME, A TENTAÇÃO, DE ACHAR QUE PODEREMOS FAZER TUDO O QUE QUISERMOS, A TENTAÇÕES DAS RIQUEZAS GLORIAS E HONRAS. Sim meus amados, tais tentações quando não vencidas, desencadeia uma serie de outras tentações que afasta ainda mais o homem de Deus, todavia, existe um que triunfou sobre todas elas e seu nome é Jesus Cristo o Filho de Deus, que se fez homem e como homem, nos deu o exemplo que podemos vencer tais tentações assim como ele venceu todas elas. Portanto meus amados, eu vos convido a conhecer pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada), os segredos de Jesus Cristo o Filho de Deus, e só assim você encontrara escape para as tentações do seu viver diário.

● A TENTAÇÃO DA FOME

“E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães”. Mateus 4.2-3

Comentário: O Senhor Jesus Cristo, estava num processo de santificação diante de Deus o Pai, e neste processo ele deixou de se alimentar num período de quarenta dias, e após este período teve fome; e foi nesta ocasião de fraqueza do Senhor Jesus, que aparece o tentador o diabo, para tentar envergonhá-lo tal como envergonhou a Adão no Jardim do Éden, pois, parte da queda da humanidade em Adão, também foi pelo fato, de que o fruto do conhecimento do bem e do mal “Ser desejável para se comer” (Gênesis cap 3 v 6), o que me admira ao examinar este texto, é que para algumas pessoas isto não passa de uma mera tentação, algo leve, mas quem assim pensa, é porque não conseguiram enxergar que parte do que sofremos hoje é por causa da comida, pois, Adão e Eva comeu do fruto proibido por Deus o Pai. E mais, a glutonaria que é o ato de comer em excesso,  está classificado na lista dos pecados da carne e o final desta pratica não é o céu ao lado de Deus (Gálatas cap 5 v 19-21), na Bíblia também temos vários exemplos, tais como os de Esaú e Jacó, onde Esaú por estar com muita fome, desprezou as promessas de Deus e as benções de Abrão seu Avô, o qual era dado ao filho mais velho, mas, Esaú trocou por um prato de comida, pois, pensava que ia morrer de fome (Gênesis cap 25 v 31-34). Ainda quero citar mais um exemplo; o exemplo de Davi, que por comida ia matar um homem chamado Nabal e com ele sua família, pois, não quis dar de comer a Davi e a seus soldados; e se não fosse pela sabedoria da mulher de Nabal, chamada Abigail em desobedecer as ordens de seu marido e se humilhar diante de Davi e assumir a culpa da loucura que Nabal em negar comida a Davi e seus soldados, todos estariam mortos; e por que? Por causa da comida. (I Samuel cap 25 v 8 – 35). A verdade meus amados, é que a fome desperta em nós os mais primitivos dos sentimentos, pois, quando estamos com fome, não respeitamos etiquetas e regras de limpeza; lembra da ocasião que os discípulos por fome comeram sem lavar as mãos! Quebrando as regras da sociedade de sua época.(Mateus cap 15 v 2), e teve uma ocasião, que nem o Sábado eles respeitaram (Lucas cap 6 v 1-2) logo, o ser tentado pelo diabo no quesito fome não é uma simples tentação, todavia, o Senhor Jesus preferiu a palavra de Deus como seu alimento, desejando assim alimentar a alma e o espírito do que ceder a tentação do diabo e alimentar sua carne pois desse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” ( Mateus cap 4 v 4), portanto meus amados, ao meditarmos nas palavras de Deus o Pai e do seu Filho Jesus Cristo, nós estamos sendo alimentados por Ele (Deus), e se estamos alimentados com as palavras de Deus, não devemos ceder aos encantos e tentações ligados ao alimentos, pois diz: “Ainda que nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (2 Corintios cap 4 v 16).

● A TENTAÇÃO DE ACHAR QUE PODEREI FAZER TUDO O QUE QUISER

“Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo”. Mateus 4.5 -6

Comentário: Logo que o diabo tentou ao Senhor Jesus no alimento e não teve sucesso, ele em sua sabedoria maligna; (não se engane quanto ao diabo, pois, diz a palavra de Deus, que ele engana as noções com sua sabedoria destrutiva Apocalipse cap 20 v 7-8), observa que o Senhor Jesus era um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas, e diante disto; disse a Jesus: “Pule do pináculo do templo, pois na Bíblia diz que o Filho de Deus será guardado por anjos se tropeçar em alguma pedra”, isto ele fez tentando assim levar ao Senhor Jesus a fazer tudo o que desejasse, desafiando o perigo, pondo em risco a própria vida e os propósitos de Deus para com a humanidade. Meus amados; olhemos para nós mesmo por um momento; Quantos de nós não aceitamos a sugestão do diabo para desafiar o perigo? Quantos de nós não fazermos uso de nossa inteligência para o mal? Quantos de nós não somos apanhados na nossa própria sabedoria? Mas por que? A resposta, esta no fato de não olharmos para o Mestre o Senhor Jesus e seu Santo Exemplo, pois, se ele sendo o Filho de Deus o Pai o Verbo encarnado, soube aceitar os limites impostos por Deus; porque eu e você devemos fazer diferente disto? Pois, a intenção e propósito do diabo é fazer-nos achar que estamos acima da razão e da verdade, que podemos fazer tudo que vier em nossas mentes, exemplos: Eu posso beber, fumar, usar drogas, eu posso ter todas as mulheres que eu quiser, eu posso matar, eu posso arriscar minha vida e a de outros, eu posso tudo; eu só não posso ser punido por tudo isto, pois afinal; quem mandou Deus me dar toda esta liberdade. Meus amados, não se engane, pois, este é os planos do diabo em distorcer as verdades de Deus em mentiras, em manipular homens e mulheres de todas as idades, todavia, quando olhamos para o Senhor Jesus, e vemos ao seu exemplo de obediência e sujeição a Deus o Pai e nos propusermos a imitá-lo; então venceremos a tentação do diabo e triunfaremos em Deus para uma vida de felicidade e paz.

● A TENTAÇÃO DAS RIQUEZAS GLORIAS E HONRAS

“Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”. Mateus 4.8-9

Comentário: O diabo deu o seu ultimato para o Senhor Jesus, pois, sendo conhecedor das fraquezas humanas, e dos seus desejos por riquezas, honras e glorias e de tudo que os homens fazem para obtê-los; leva o Senhor Jesus e mostra a Ele, todas as riquezas, honras e glorias do mundo inteiro e promete dar a Jesus em troca de sua rendição e adoração; as vezes meus irmãos, eu fico a pensar na ousadia do diabo em pedir que o Filho de Deus o servisse e o adorasse, mas isto; só eleva minha atenção ao meu inimigo invisível (o diabo e seus demônios), pois, se ao Santo de Deus Jesus o Cristo, ele teve tal ousadia; o que não pensar deste fraco homem que sou eu? Esta mesma preocupação teve o Apostolo Paulo quando disse: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”, (Romanos cap 7 v 24), e para minha alegria e tua, a resposta que Deus o Pai deu a ele é a mesma que nos dá hoje ao dizer: “Me de graças por meu Filho, a saber: Jesus Cristo o Senhor!” (Romanos cap 7 v 25), logo meus amados, não tenhas medo do diabo e seus demônios, e não se renda a suas mentiras e seduções, pois, o Senhor Jesus Cristo já o venceu por nós e também venceu a morte, ao ressuscitar ao terceiro dia após ter sido morto pelos pecados da humanidade, pois diz o Apostolo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João cap 3 v 16), e lembre-se da resposta do Senhor Jesus ao diabo diante de mais está tentação “Escrito está: Só a Deus adoraras e só a ele serviras!” (Mateus cap 4 v 10), em outras palavras, ele estava dizendo: eu não trocarei a minha adoração e serviço a Deus o Pai, por nada neste mundo. Meus amados, ainda me resta três pergunta a fazer:

- Você está disposto ao aceitá-lo, servi-lo e adorá-lo; não esperando em troca que ele o torne uma pessoa multimilionária, cheia de glórias e honras por isto?

- Você está disposto a crer, que Deus o Pai vai te dar riquezas, glorias e honras a você, mas, não neste mundo e sim na eternidade junto a Ele?

- Você está disposto a aceitá-lo e seguir seu exemplo diante das tentações?

O meu desejo, e o de Deus antes de mim; é que sua resposta seja SIM EU QUERO.
Autor: Ev. Eli Hudson
Via: www.estudosgospel.com.br

 

Ev. Eli Hudson
Ev. Eli Hudson é casado pai de três filhos; tem exercido o Ministério Pastoral na Igreja Assembléia de Deus M. Perus; foi o pioneiro na fundação do trabalho no Bairro do Pretória (Bairro carente na periferia da cidade), Franco da Rocha - SP pela Igreja que responde, seu exercício no ministério é marcado pela pregação e ensino isto; nas Igrejas, nas Rádios, nas Praças, nos Presídios e atualmente na Radio Nova Estação (comunitária), na freqüência 87,5 FM das 15:00 as 16:00 horas ou por meio do Site: www.radioestacaofm.com.br
Também, está envolvidos em projetos Sociaias na Entidade Filantropica Azarias Ceifa o qual exerce a função de conselheiro Fiscal.

 
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!