As Sete Chaves Que Abrem as Portas da Vitória

Texto: Jr. 29.11-13


Introdução

Se hoje alguém lhe perguntasse: Qual é o seu maior desejo?. Com certeza você saberia responder essa pergunta!. Neste texto, o profeta fala de desejos. Creio que muitos responderiam: O meu desejo é que a minha vida desse uma grande reviravolta, e que certa área da minha vida mudasse radicalmente, que se transformasse em algo muito melhor e me trouxesse mais alegria. Saiba que chegou este dia para você!. Hoje, é o dia que Deus quer dar uma reviravolta na sua vida!.

Mesmo parecendo que a sua situação esteja difícil!. Para Jesus vai ser fácil! Veja o que o profeta disse no versículo 11: “pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Então, se é isso que você está esperando, o Senhor vai realizar o que você deseja. Talvez você esteja se perguntando: quanto tempo levará para se realizar o meu desejo?.

Amado, vai levar o tempo necessário para que você crer que Jesus é capaz e poderoso para agir na sua vida. Se você demorar alguns dias para crer, então, este será o tempo!. Mas se você acreditar de todo coração que será hoje, então, será hoje!!. O evangelho de João 8.32 diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Você quer ser liberto?. A sua liberdade só virá quando você crê que Jesus Cristo é capaz de mudar a sua vida. A partir daí, verdadeiramente sua vida será diferente!. Receba esta palavra, creia que é para você, e as coisas irão mudar rapidamente!.

Eu vou perguntar mais uma vez: Qual a área que você gostaria que fosse mudada? Financeira? Empresarial? Negócios, vendas, compras? Familiar? Casamento? Vida dos seus filhos? Saúde? Emprego? Seu estado emocional? Vida espiritual?. Seu ministério? Projetos falidos?. Qual é a área de maior frustração na sua vida?

Em Ageu 1.6 - há uma passagem interessante que fala de vida frustrada. “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado”. Nem tudo está perdido!. Você pode dar uma revirada em sua vida usando as Sete Chaves de Deus, que abrirão novas portas, novos horizontes e novas oportunidades. Oportunidades que Deus quer lhe dar para que a sua vida seja transformada em bênçãos.

Sabe o que Deus está querendo lhe dizer? Que o seu nome se encontra incluso na lista dos vitoriosos desta terra. O seu nome está lá, o da sua família, do seu filho, da sua filha, o seu nome se encontra na listagem dos vitoriosos desta terra. Deus lhe dá o comando, Deus lhe dá o poder, e a autoridade para vencer. Então, conheça as Sete Chaves para conquistar tudo que precisa ser mudado na sua vida.

A PRIMEIRA CHAVE – NÃO ACEITE O SOFRIMENTO COMO DESTINO PARA SUA VIDA

Você não foi destinado para o sofrimento. Coisas do tipo: eu não nasci com sorte! Minha vida é um desastre!. O meu nascimento foi uma fatalidade!. Não tenho forças para superar meus problemas!. O meu destino é ser infeliz enquanto viver!. A pessoa que diz que a vida é assim mesmo, que quando morrer, ela se livra dos problemas e vai dessa para melhor!. Todos nós podemos mudar nossa situação. Amado, recuse aceitar a idéia que você nasceu para viver oprimido. Deus lhe predestinou para ser cabeça nesta terra (Dt,28.13)!. Você foi constituído sacerdote e reinar sobre aterra. Reinar como?. Reinar significa ter domínio, ter o comando, ter o poder, influenciar, ter vigor, resplandecer, tornar-se notável. Reinar significa não viver uma vida qualquer, se lamentando e murmurando pelos quatro cantos. Esta é a primeira chave.

Não acredite que o sofrimento é um destino traçado por Deus, como muitos acham. Você tem que acreditar que não nasceu para viver uma vida qualquer. Você estará por cima, não será mais cauda para que ninguém venha lhe pisar. Ninguém mais vai lhe humilhar, nem fazer você andar de ombros curvados. Você nasceu para reinar em vida!. Você tem que se fazer merecedor para que Deus possa mudar a tua vida.

Há solução para a sua vida. Há um milagre. Não seja tardio em ouvir, creia no hoje, e será hoje!. Você faz parte do povo mais feliz desta terra. Nada lhe separa do amor de Deus. Você é ovelha do rebanho do Senhor. Você está assentado em lugares celestiais. Você tem a marca do Sangue do Cordeiro. Você tem o selo de Deus. Você é templo do Espírito Santo. Não aceite viver uma vida qualquer, cheia de derrotas!.

A SEGUNDA CHAVE - PARE DE PENSAR COMO OS OUTROS

Quantas vezes mudamos o rumo dos nossos pensamentos por causa dos outros! Veja o que diz Gl. 5:7 - “Corríeis bem; quem vos impediu para que não obedeçais à verdade”?. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confie m você, no Senhor, não seja alimentado por nenhum outro sentimento; pelo falso ensino, não negue as verdades de Cristo para não sofrer condenação. Deus não quer que você se alimente de outros pensamentos, outros sentimentos, nem que você pense igual aos outros.

Quantas vezes, você já mudou o rumo dos seus pensamentos por causa dos outros? Se Abraão pensasse igual aos outros, ele jamais teria largado tudo e ido para longe, para uma terra desconhecida. Noé jamais construiria uma arca para o dilúvio, se ele desse ouvido e permitisse mudar o rumo dos seus pensamentos. Muito do que foi feito e conquistado pelos nossos patriarcas, eles não teriam sucesso se dependessem das opiniões dos outros, do que os outros pensavam!. Nós não estaríamos, aqui, se déssemos ouvidos aos que os outros pensam. Quantos deixam de dizimar por causa de comentários das outras pessoas?!.

Quantos deixam de vir à igreja por causa dos outros? Quantos deixam de orar por causa dos outros? Quantos deixam de obedecer a Deus por causa do que os outros falam?. Normalmente, os fracassados e frustrados querem ver outros assim também. Não seja mais um alvo desse tipo de pessoa. O frustrado quer ver os outros iguais a ele. O texto de Rm. 12.2, nos ensina – “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Se você quer ter vitória na sua vida, pare de pensar igual aos outros. Pense aquilo que Deus quer que você pense. Esqueça dos outros e das suas opiniões, críticas, e vãs filosofias. Proteja os seus pensamentos e as suas convicções de fé.

A TERCEIRA CHAVE – ACREDITE NOS SEUS SONHOS MESMO ACHANDO IMPOSSÍVEL DE SE REALIZAR

É só alguém sonhar alto que logo as pessoas começam a dizer: Esse aí está fora da realidade. Esse aí vive de ilusão. Vem logo alguém com um banho de água fria. Tem pessoas que ficam com raiva das nossas palavras e dos nossos sonhos só porque elas não acreditam nos seus sonhos!. Dizem que é ilusão. Veja o que aconteceu com José: ele contou aos seus irmãos o seu sonho e eles disseram que ele estava vivendo de ilusão. Você vai reinar sobre nós, é?. Muitas pessoas querem ter o prazer de matar os nossos sonhos. Não deixe! O seu sonho é o seu sonho e ponto final!. Sabe por quê? Porque fé para a maioria, pode parecer ilusão, estupidez, loucura!. Só porque ninguém está vendo nada, não quer dizer que não vai acontecer! Foi assim com José. A fé gera em nós uma certeza tão grande, que as pessoas que não compreendem dizem assim: Pirou!. Ficou maluco!. Está sonhando muito alto!. Falam assim porque ainda não descobriram o segredo. Sabe qual é?. É que as coisas só acontecem para aqueles que tem fé!. Esse é o segredo!.

Amado, o invisível só se torna visível para quem tem fé. Não foi assim com José? Ele sonhou e acreditou, teve a certeza e a convicção. Ele acreditou no sonho dele mesmo que para os seus irmãos fosse uma ilusão. Então, não deixe que destruam os seus sonhos! O que hoje pode parecer um exagero, amanhã será uma grande realização. Porque aquilo que parecia um exagero para os irmãos de José, anos mais tarde ele se sentou no trono de honra da maior nação daquele tempo!. Seu sonho foi realizado!.

O seu sonho não é apenas o seu sonho, é o sonho que Deus colocou no seu coração. Quando estamos sonhando nós não estamos sozinhos, mas estamos sonhando com Deus. Assim foi José, ele estava sonhando com Deus. Assim foi Abraão, ele estava convicto com o sonho que Deus colocou no seu coração. Acredite nas coisas, mesmo que para você e os outros pareça ilusão!.

A QUARTA CHAVE - SEJA FIEL A DEUS, MESMO QUE TUDO PAREÇA CONTRÁRIO A VOCÊ

A nossa salvação foi uma escolha divina, mas honrar a Deus é uma escolha pessoal. II Tm. 2.12 diz: “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará. Se você persevera, você honra a Deus, se você O nega, Ele lhe nega. Deus permanece fiel em cumprir o que Ele prometeu, mas se você vai receber, ou não, é uma questão de fidelidade com o Senhor. Tudo que Ele prometeu, Ele cumpre. As pessoas é que deixam de ser fiéis. A infidelidade rouba as bênçãos!.

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito (Lc.16.10). Deus sabe disso! Sem fidelidade as coisas continuarão a dar errado. Você quer ter vitória na sua vida? Faça um voto hoje com Deus. Mesmo sendo infiéis, Ele permanece fiel conosco, é a natureza de Deus!. E quem o honra, Será honrado por Ele.

Veja o que diz Ec. 5:4 – “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares paga-o”. Cumpra o voto que você fez com o Senhor. Nós temos que ter responsabilidade diante de Deus. Eu aprendi isto. Com as coisas de Deus não se brinca. Cumpra o voto que você fez, mostre aos outros, a sua fidelidade para o Senhor!.

A QUINTA CHAVE – NÃO TENHA MEDO DE MUDANÇAS

Esteja aberto a novas propostas, a novas idéias, novos trabalhos, a uma nova profissão. Você quer construir uma família?. Esteja aberto para o casamento, um novo relacionamento. Não se feche para as coisas da vida. Não tenha receio de arriscar, mesmo que seja algo, totalmente, desconhecido. Se você quer ter vitória não tenha medo das mudanças. Se a sua rotina está chata, mude a sua rotina, você tem este poder!!.

Você não pode ter medo. Tem que tentar. Tem que arriscar. Veja o que Deus disse para Jeremias: 1.4-5 A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações (Jr.1.4-5). Cada vez que temos algo novo na nossa frente, a tendência é sentir isso. Jeremias sentiu a mesma coisa, e o Senhor o encorajou!. Não tema diante das mudanças, dos desafios, diante das coisas novas, elas virão para lhe renovar e para lhe inspirar ainda mais. Lembre-se: Deus está no comando da sua vida!.

Quantas coisas você ainda vai ter que fazer, e para isso Deus vai lhe capacitar mais ainda!. Sua vida está dando uma virada, hoje. Aquilo que você achava que não estava preparado, Deus já lhe capacitou!!. Acredite nessa palavra!. Ninguém se sente 100% preparado para nada, mas Deus nos prepara para tudo. Com Cristo somos mais do que vencedores, nós podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

A SEXTA CHAVE – ELIMINE DA SUA VIDA TUDO AQUILO QUE ROUBA A SUA FORÇA

Se você esgota as suas forças com problemas, certas situações, ou com pessoas, você perde a sua energia para perseguir os seus objetivos de vida. Elimine os compromissos e problemas que estão roubando as suas forças. Isso vai garantir o seu bem-estar físico e emocional. Você precisa atacar as causas do seu atual desgaste. Quando você vê um gigante, você não pode ficar olhando com medo do gigante, você tem que atacá-lo!.

Se você tem um problema financeiro, ataque-o, resolva de uma vez!. Trabalhos inacabados, objetivos deixados pelo meio do caminho, aquela conversa que você está adiando há muito tempo, quem sabe não é isso que tem desgastado você. Aquele pedido de perdão tem gerado ansiedade no seu coração porque você ainda, não pediu perdão para alguém, ou aquelas contas que estão se avolumando, tudo isso gera uma vida totalmente desorganizada.

Deus não lhe dará mais se você não souber administrar o que já tem!. Jogue fora papéis inúteis, coisas que faz você se lembrar de situações tristes. Jogue fora!. Quando você ataca a origem da ansiedade, você tem força para ir muito mais longe. A ansiedade não lhe acrescenta nada, só lhe faz desgastar. Aprenda a lidar com os pequenos aborrecimentos do dia-a-dia. Elimine o que está lhe causando estresse e sobrecarga. Divida a sua sobrecarga com Jesus, sem ele você não conseguirá fazer tudo bem feito sozinho (Mt.1.28).

A SÉTIMA CHAVE – SEJA ETERNAMENTE GRATO COM DEUS

Toda ingratidão dói, machuca, fere!. A ingratidão decepciona, gera ira, entristece qualquer um, aos homens principalmente. Deus não dá vitória para quem é ingrato com Ele. Sabe por que?. Porque Deus sabe que a pessoa vai dar um monte de desculpa justificando seu comodismo. Seja uma pessoa extremamente grata, agradeça com sinceridade louvando a Deus em tudo que acontecer na sua vida.

Deus não dá uma virada na vida de quem não é grato, senão essa pessoa vai fazer igual aos outros nove leprosos que não voltaram para dar glórias a Deus (Lc.17.17)!. Muitas vezes a pessoa está esperando algo grande de Deus, e o Senhor o abençoa, aí quando chega o dinheiro que ela nem esperava, essa pessoa não é capaz de pegar o dinheiro e tirar o dízimo e dar para Deus!. Rapidamente se esquecem de Deus, dão várias desculpas, e passam um tempão sem ir à igreja!.

Demonstre gratidão nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes. A gratidão alegra, a gratidão abre a sua vida para receber cada vez mais. Sabe o que eu fiz esta manhã, ao colocar os meus pés para fora da cama? Obrigado Deus, por este dia que será o melhor da minha vida. Aprenda a ser grato, aprenda a ser grata! Agora que você já conhece as Sete Chaves para receber sua vitória, eu tenho uma palavra profética para a sua vida: Muitas coisas boas vai lhe acontecer. Esta sua situação vai se transformar radicalmente!. Hoje é o dia da virada. Jesus é dono do ouro e da prata. Ele é poderoso para isso. Toda mudança que você desejava para a sua vida já está chegando agora. Receba já, em nome de Jesus!. Para terminar quero lhe lembrar de algo precioso: Deus manda lhe dizer que você está incluso na listagem dos grandes vencedores!.

Conclusão

Amado, Deus quando fez uma listagem dos vencedores nos céus, Ele colocou o seu nome e marcou este dia como o dia da tua vitória! Deus está lhe dando vitória em toda a área da tua vida, porque ele tem pensamentos de paz, pensamentos de abundância, pensamentos de riquezas, de saúde, bem-estar, e que através destas Sete Chaves, se abrirão portas que ninguém poderá fechar, e vai fechar portas que ninguém poderá abrir. Receba estas Sete Chaves para você ter uma vida vitoriosa, para a glória de Deus.

Assim diz o Senhor, Assim seja!. Amém.

Autor: Joaquim de Souza Guimas


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!