As Coisas que Me Aconteceram

Filipenses 1:12-18


Paulo escreveu aos filipenses de uma prisão romana. Os anos de Paulo na prisão devem ter sido difíceis para ele, que anteriormente tinha viajado muito, pregando o evangelho de país em país. Ele revisitou igrejas continuamente, em várias cidades. Ele planejava ir até a Espanha (Romanos 15:28), pois almejava fazer o evangelho conhecido onde jamais tinha sido ouvido (Romanos 15:19-21).

Então aconteceu o desastre! Relatórios caluniosos fizeram com que Paulo fosse atacado pela multidão, preso e encarcerado. Ele passou alguns dias numa prisão de Jerusalém, então foi removido para Cesaréia, onde esteve por pelo menos dois anos, e depois foi transferido para Roma, onde ficou pelo menos mais dois. Que grande sofrimento para um homem como Paulo, que almejava pregar em novas áreas e visitar os irmãos em muitas partes do mundo.

Quando Paulo escrevia aos filipenses, contudo, ele dizia que esses eventos tinham contribuído para o progresso do evangelho! Como? Primeiro, Paulo tinha oportunidade de pregar à guarda da prisão, uma oportunidade que, provavelmente, ele nunca teria tido de outro modo.  Segundo, os irmãos que observavam a ousadia de Paulo na prisão, tomaram coragem e pregaram com mais zelo. Terceiro, a presença de Paulo em Roma fez com que alguns ficassem com ciúmes e pregassem mais para tentar superá-lo. O motivo deles era errado, mas o evangelho estava sendo propagado e Paulo se regozijava com isto.

Note as lições seguintes: 1) Deus dirige tudo. Ele pode conseguir o bem das situações mais difíceis. 2)  Precisamos usar nossas oportunidades e não esperar por alguma mudança para começar a fazer a obra do Senhor. Paulo servia o Senhor fielmente, mesmo na prisão. 3) Deveríamos regozijar-nos com o progresso do evangelho, em vez de entristecer-nos por causa de circunstâncias difíceis.

Deus pode usar nossas circunstâncias difíceis, também, para o progresso do evangelho.
|  Autor: Gary Fisher  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!