As Armaduras de Deus


Nesta oportunidade nós vamos meditar na Palavra de Deus em Ef 6.10-18 que diz:

'No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,'  Ef 6.10-18

A armadura é uma roupa especial que serve pra proteger os guerreiros. Era usada antigamente pelos soldados romanos, no tempo em que o Novo Testamento foi escrito.

Deus também nos deu uma armadura porque ele quer que a sejamos guerreiros.

Para usar esta armadura, a nós precisamos viver unidos com Deus, aí vamos ficar super fortes e vamos receber poder.

Podemos ficar firmes contra o diabo (v. 10 , 11), que é nosso inimigo e quer nos roubar, matar e destruir (Jo 10:10).

Nosso inimigo não é uma pessoa de carne e osso, são seres espirituais – os demônios (v. 12). Por isso, nossa armadura também é espiritual.

Precisamos vestir a armadura todos os dias para nos proteger e aí a gente vai conseguir fazer as coisas que Deus quer que a gente faça e não cair nas armadilhas do diabo (v. 13).

Todos os dias temos que vestir a armadura, mas só poderemos fazer isso com oração, sem desanimar (v. 18).

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”

Como demonstrar a importância da palavra de Deus a cristãos convertidos dentre os gentios que tinham pouco contato com as Escrituras? Como falar da lei, dos juízes, dos profetas, dos salmos, dos provérbios, se as Escrituras estavam sendo apresentada aos poucos aos convertidos dentre os gentios?

Ciente da necessidade de os cristãos se inteirarem da palavra de Deus e da dificuldade de apresentar aos gentios um estudo das Escrituras, o apóstolo Paulo ao escrever aos cristãos em Éfeso utiliza figuras, sendo uma delas a relação comparativa entre a palavra de Deus e as partes que compunham uma armadura.

Comparando a carta de Paulo aos Efésios com outras epístolas de sua autoria, verifica-se que a carta aos Efésios é a que menos contém citações do Antigo Testamento, porém, apresenta um número maior de figuras, muito eficiente na didática da Palavra de Deus.

Dentre as figuras apresentadas na carta aos Efésios (o corpo, a família, o edifício.), abordaremos como tema do nosso estudo a armadura de Deus.

O apóstolo Paulo recomenda aos cristãos de Éfeso que se fortalecessem no Senhor e na força do seu poder. Como se fortalecer no Senhor? Qual a força do poder de Deus?

A Bíblia demonstra que o evangelho é o poder de Deus para salvação (Rm 1:16 ; 1Co 1:18), visto que Cristo é poderoso para salvar "QUEM é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar" (Is 63:1).

Cristo é a força do Senhor, visto que Ele é o Verbo que se fez carne, a destra do Altíssimo, o braço do Senhor (Ne 8:10; Is 48:13).

Para se fortalecer no Senhor basta confiar (esperar) n’Ele, pois o salmista diz: "Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR" (Sl 31:24). Fortalecer no Senhor é um modo diferente de recomendar aos cristãos que descansem em Deus, ou seja, que confiem n’Ele.

A confiança do cristão decorre das promessas de Deus, e para se inteirar das Suas promessas se faz necessário meditar na palavra de Deus de dia e de noite.

Este deve ser o deleite do crente, pois a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17).

A confiança deriva da palavra de Deus somente, o que exclui as vãs filosofias, que são produtos de mentes carnais que buscam satisfazer somente as suas concupiscências.

Para se fortalecer no Senhor e na força do seu poder, basta descansar nas promessas contidas nas Escrituras, que é poder de Deus, uma vez que a palavra do Senhor é Cristo encarnado, o braço do Senhor desnudado perante as nações.

Os que professam o seu nome estão assentados nas regiões celestiais, e, portanto, são cingidos de força "Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho" (Sl 18:32; Is 59:16).

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”

Através de uma ordem imperativa o apóstolo Paulo demonstra uma necessidade que é própria a cristãos: revestirem-se da armadura de Deus.

Por que o cristão necessita revestir-se de toda a armadura de Deus? Porque somente quando revestido da armadura de Deus o cristão é capaz de discernir as astutas ciladas do diabo, defender-se dos dardos inflamados do maligno.

O cristão que se reveste da armadura não se demoverá do evangelho, e não será enlaçado nas astutas ciladas do diabo.

O apóstolo Paulo compreendia como o diabo atua "Porque não ignoramos os seus ardis" (2Co 2:11), e para não acusá-los de ignorância, utiliza o pronome na terceira pessoa do plural (ignoramos).

Há um alerta quanto ao perigo contido nas ciladas do maligno, pois além da cilada ser algo por natureza dissimulado também é nomeada de astuta, por causa da antiga serpente "E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição" (2Pe 2:1).

Como o diabo atua? Utilizando ciladas astutas, ou seja, encobertamente (cilada) ele aproxima-se daquele que quer enganar (astucia).

Em que consiste as ciladas do diabo? Consiste em transtornar a mensagem do evangelho (At 15:24; Gl 1:7 e Tt 1:11).

Ao observar as Escrituras, verifica-se que desde o Éden a ação de Satanás é introduzir mentiras para transtornar a verdade da palavra de Deus.

A astúcia de Satanás é tamanha que com uma pergunta, aparentemente simples, semeou a incredulidade no coração de Eva: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito.

E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1).

A pergunta que Satanás formulou era uma armadilha engendrada com astucia. Enquanto Deus apresentou plena liberdade ao homem, Satanás evidenciou uma proibição sórdida “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente...” (Gn 2:16).

A cilada de Satanás é astuta porque aproveita a falta de compreensão da palavra da verdade e as propensões emocionais do homem para introduzir encobertamente palavras de engano “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis” (Gn 3:4).

Geralmente o homem demonstra ser zeloso “... não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais” (Gn 3:3), porém deixa-se guiar pela aparência, pelas sensações e pelas emoções, "E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela" (Gn 3:6), mas é negligente quanto à palavra que lhe preserva a vida.

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:17).

Com Cristo tal cilada astuta não funcionou, pois quando o diabo perguntou: "Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães" (Mt 4:3), Cristo respondeu segundo a sua essência: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4:4).

Diante da necessidade física do Messias, o diabo trouxe à baila a idéia de que Cristo possuía o poder necessário para saciar a sua própria fome, porém, a proposta da pergunta era semear dúvida (Se tu és), e se Cristo se propusesse a provar que era o Filho de Deus sinalizaria incerteza.

A astúcia é tamanha, pois todas as Escrituras apontavam para Cristo como autor e consumador da fé, o enviado de Deus "Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer" (Sl 22:8; Mt 22:8).

Astuciosamente antiga serpente intentou fazer com que o último Adão, que é Cristo, incorresse no mesmo erro do primeiro Adão: não confiar na palavra do Pai.

A fome de Jesus após o jejum foi utilizada como meio de esconder a capciosidade contida na pergunta, uma vez que apresenta o poder de Cristo (palavra) como meio de subsistência física, porém, Jesus demonstra que a palavra de Deus (o poder de Cristo) é para conceder vida (novo nascimento) ao homem, e não para prover-lhe sustento físico.

Caso Jesus transformasse as pedras em pães haveria uma contradição, pois o homem deve comer do suor do seu rosto, e não da palavra de Deus (Dt 8:3 compare com Gn 3:19).

Deus deixou o povo de Israel passar fome quarenta anos no deserto para que o povo entendesse que não é de pão que vive o homem, mas da palavra que sai da boca de Deus (Dt 8:3).

Em quarenta dias jejuando Jesus demonstrou que compreendeu a lição do Pai, pois diante da fome soube distinguir que o homem comerá do suor do seu rosto, e que para ter vida depende da palavra de Deus (Mt 4:4).

E satanás sabia que havia em Cristo a disposição interna em realizar a vontade de Deus (Jo 6:38).

Diante deste anseio o diabo apresenta a proteção divina que estava prevista nas Escrituras para o Messias como meio de fazer com que Cristo tentasse a Deus.

Embora sendo Filho, o Messias não poderia por Deus à prova para ter certeza da sua filiação. A maior prova de que o homem é um dos filhos de Deus não está na proteção diária, antes está em se obedecer a palavra de Deus.

Como as propostas das duas perguntas não demoveram o Messias de sua confiança, satanás propõe dar a Cristo o que foi prometido pelo Pai.

O Pai havia prometido ao Filho que lhe daria todas as nações por herança e os confins da terra por possessão ( Sl 2:8 ), e Satanás propõe agilizar este processo. Ele propõe entregar sem lutar o seu reino a Cristo com uma única condição: se ele o adorasse, ou pedisse.

Se Cristo pedisse a Satanás o reino que estava sendo mostrado, estaria rendendo adoração ao inimigo, pois o Pai disse: “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão” (Gn 2:8).

Cristo rejeitou a proposta satânica e conquistou todas as coisas na cruz, e o Pai lhe concedeu um nome que é sobre todos os nomes como havia prometido (Cl 2:15).

O diabo não teve qualquer chance diante de Cristo, o Verbo de Deus encarnado, a armadura de Deus. Diante dos dardos inflamados do inimigo, Jesus utilizou a sua palavra como escudo e broquel (Sl 91:4).

Ciente dos riscos que rondava os Cristãos o apóstolo Paulo expressa o seu maior temor: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo" (2Co 11:3).

A ação primária do diabo é manter o homem na ignorância acerca do poder contido na palavra de Deus.

Somente a ignorância mantém o homem longe de Deus, uma vez que Deus já providenciou salvação poderosa para todos os homens desde a casa de Davi "Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração" ( Ef 4:18 ).

O tempo em que o homem permanece separado de Deus é descrito como sendo o tempo da ignorância (At 17:30; 1Pe 1:14). Por possuir o entendimento entenebrecido, se mantém separado de Deus por ignorar a salvação que é ofertada em Cristo.

Quando na ignorância, o homem desregrado, entende não ser merecedor da graça divina.

Outros, envoltos na mesma ignorância aplicam-se a religiosidade, a moral, a lei, a filosofia, ao ascetismo, ao sacrifício, ao ritualismo, pois entendem que deste modo se achegarão a Deus.

Em ambos os casos, os entenebrecidos no entendimento permanecem separados de Deus pela dureza do seu coração.

Embora o homem permaneça nas trevas por rejeitar a luz, não significa que a palavra de Deus haja falhado.

A Graça de Deus manifestou-se a todos os homens na pessoa de Jesus Cristo conforme Ele predisse na Sagrada Escritura, porém, diante do amor e da fidelidade de Deus muitos preferem as trevas e não vem para luz (Jo 3:20).

O cristão não deve lutar contra a carne e o sangue, ou seja, a luta do cristão não é contra pessoas por causa de origem, nacionalidade, condição social, religião. A luta, a batalha travada é contra Satanás e suas hordas.

Por quê? Porque seria contraproducente lutar contra os homens, uma vez que Deus amou o mundo de maneira tal que entregou o seu Filho para salvar os que se perderam, pois todos os homens ao nascerem entram por Adão, a porta larga, e passam a trilhar um caminho largo que os conduz a perdição.

Judas sabia contra o que estava lutando, pois desejou fazer um tratado acerca do embate que estava travado,“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo “ (Jd 1:3-4).

A desobediência de Adão tornou a humanidade culpável diante de Deus. Nada que façam podem livrá-los do juízo e da condenação imposta sobre a humanidade.

O diabo sabe disto e promove inúmeras distrações para que o homem permaneça longe da verdade do evangelho, que é poder de Deus para os que crêem.

Qual a base de operação do diabo? Os lugares celestiais! Como? Ora, os cristãos estão assentados por Cristo nos lugares celestiais, e como o mundo jaz no maligno (pertence a ele por causa da morte, da lei e do pecado), a ação do inimigo é atuar entre os cristãos semeando o joio.

Heresias, tradições, filosofias, legalismo, moralismo, ritualismo, sacrifícios, genealogias, rudimentos da lei, etc., são ações do diabo para arrebatar a semente que foi lançada no coração dos homens que estão nos lugares celestiais em Cristo Jesus “E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo” (Mt 13:37 -39).

Geralmente as pessoas imaginam que o diabo luta utilizando luxúria, pornografia, roubo, furto, mentira, raiva, ódio, para derrotar os homens.

Isto porque desconhecem que todos os homens pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Estão mortos e jazem no maligno. Por Adão o juízo de Deus já foi estabelecido e a condenação também (Rm 5:18).

As práticas do homem não são a causa de condenação, antes somente aumentam a medida da ira de Deus que será derramada sobre eles "Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus" (Rm 2:5).

Muitos tentam visualizar as armas empregadas na guerra entre o reino da luz o reino das trevas como se fossem espadas, pois lembram a passagem bíblica onde o apóstolo Paulo compara a palavra de Deus a uma espada de dois gumes, porém, as armas dos dois reinos resumem-se em sementes. São três tipos de semente:

• A semente corruptível, que é o nascimento segundo a carne de Adão;

• A semente incorruptível, que é a palavra de Deus, que produz filhos para Deus segundo o último Adão, homens espirituais, e;

• A semente do joio, que é a semente do maligno.

Quando nascem, os homens são pecadores por natureza, pois foram formados em iniqüidade e concebidos em pecado.

Com relação a estes que desviaram desde a madre, basta ao diabo mantê-los na ignorância, entenebrecidos no entendimento, segundo a dureza dos seus corações.

Mas, quando os homens recebem em seus corações a palavra de Deus, recebem poder para serem feitos filhos de Deus. São filhos nascidos de Deus, e não da carne, do sangue e da vontade do varão (Jo 1:12 -13).

É pelo plantio no coração dos homens que ocorre o embate entre o reino das trevas e o reino da luz (carne versus Espírito). Onde foi lançado a semente incorruptível, o diabo faz sua investida para arrancá-la (Mt 13:4).

As ações das aves, do sol, dos pedregais e dos espinhos são implacáveis. Como isto ocorre? O maligno semeia no campo do pai de família o joio.

Observe que o maligno busca semear joio no campo que pertence ao pai de família (Mt 13:25), ou seja, a batalha se dá nos lugares celestiais ( Ef 6:12 ), uma vez que os falsos profetas vêm até os que creram vestidos de ovelhas, mas são lobos devoradores "Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco" (2Pe 2:13; Mt 7:15).

Qualquer que se alimenta do joio que surgiu no campo do pai de família continuará entenebrecido no entendimento e podem confundir os ‘meninos’ na fé, arrastando-os com ventos de doutrinas (Ef 4:14).

Com isto há um crescimento vertiginoso da plantação, porém, o que se vê não é trigo, mas joio. É por isto que Cristo alerta: “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho” ( Mt 13:19 ).

O reino dos céus e o reino deste mundo consiste em plantas que o pai plantou e plantas que o pai não plantou (Mt 15:13).

O embate se dá através de sementes! Sendo a semente de Adão corruptível, a semente da palavra de Deus incorruptível e a semente do maligno, o joio.

Com qual semente o cristão deve ter cuidado? Com o joio, ou seja, palavras que convertem em dissolução a graça de Deus, pois não devemos lutar contra carne e sangue, que são plantas oriundas da semente corruptível de Adão. O embate é para que o maligno não lance a sua semente no campo.

O apóstolo Paulo demonstra que a ação do maligno se dá nos lugares celestiais, visto que os cristãos estão assentados nas regiões celestiais em Cristo e os lobos disfarçados de ovelhas buscam tragá-los "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores" (Mt 7:15; 1Pe 5:8).

Se os falsos profetas vêem até os que crêem, isto significa que a batalha é travada nos lugares celestiais, onde o crente está assentado (Ef 1:3; Ef 2:6).

É por isto que o crente deve tomar toda a armadura de Deus: para resistir no dia mau! Qual o dia mau? O dia mal se refere ao ataque do maligno “Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor” (Ef 5:15-17).

Aquele que entende a vontade do Senhor anda prudentemente. É pleno do Espírito, pois fala segundo a palavra de Deus (Ef 5:19). É neste sentido que Cristo ensina os cristãos a orarem: "E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém" (Mt 6:13).

Cristo foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado.

A tentação ocorreu com base na palavra de Deus, visto que o inimigo fez uma citação das Escrituras que continha uma promessa específica para Cristo, porém, a astúcia estava em fazer com que o Messias caísse em contradição ao tentar o Pai caso Cristo se lançasse do alto do pináculo do templo.

Aquele foi o dia mau, mas Cristo foi livrado pelo Senhor, pois compreendia qual era a vontade do Pai (Mt 6:13).

Após tomar toda a armadura de Deus e resistir o dia da tentação, basta permanecer firme.

I. AS PEÇAS DA ARMADURA


O Cinturão da Verdade (v.14)

(Zc 8.16) São estas as coisas que vocês devem fazer: digam todos a verdade uns aos outros e decidam com justiça os casos nos tribunais a fim de que haja paz.

(Ef 4.25) Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!

(Cl 3.9) Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado os costumes da natureza velha.

Quando falamos a verdade, estamos usando esse cinto.

Deus não quer que a gente minta nunca. A única pessoa que gosta quando a gente mente é o diabo, porque ele inventou a mentira ( Jo 8:44).

Se for difícil falar a verdade, podemos fazer como Davi e Salomão que pediram a ajuda de Deus para falar a verdade (Sl 119.43 ; Pv 30: 7,8).

O cinto prendia bem a couraça junto ao corpo. Precisamos falar a verdade para que a justiça de Deus fique bem junto ao nosso coração.

A Couraça da Justiça (v. 14).

(Pv 4:23 ) Acima de tudo que você deve guardar, guarde o seu coração pois dele vêm as coisas que trazem a vida.

A couraça cobria o corpo do soldado do pescoço até a cintura, na frente e nas costas. Ela impedia que o coração e os órgãos vitais fossem atingidos.

A couraça da justiça também protege nosso coração de todas as flechas lançadas por satanás.

Nesse texto, coração significa sentimentos. Satanás tenta colocar tristeza em nossa vida, mas a couraça nos protege.

Todos nós pecamos, mas Jesus apagou nossos erros quando morreu. Quando convidamos a Jesus para entrar no nosso coração, recebemos a justiça de Deus ( Rm 3:22 ; 4.25; 2 Co 5:21).

Algumas vezes, satanás tenta fazer a gente errar para depois ir fofocar tudo para Deus, para que Deus fique triste com a gente.

Mas se a gente se arrepender, Deus esquece as coisas erradas que fizemos ( Ap 12:10 ; Rm 8:33).

As sandálias da Preparação do Evangelho da Paz (v. 15).

(Mt 28.19 – Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A Palavra Evangelho significa Boa Notícia. Qual é esta Boa Notícia?

Antes, nós estávamos separado dele por causa do pecado. A boa notícia é que Jesus veio a este mundo para que a gente faça as pazes com Deus ( Rm 5:1).

É difícil ficar em pé quando estamos com dor no pé ou o chão escorrega, por isso os soldados usavam um sapato especial, que tinha pregos na sola assim eles não caíam e podiam lutar melhor.

Algumas vezes, as coisas ruins desse mundo causam feridas em nossos pés (fazem a gente ficar triste, desanimado, sem vontade de caminhar com Jesus. Outras vezes, o diabo manda armadilhas para nos fazer cair e pecar.

Quando aparecerem as dificuldades, temos que crer no que está na Bíblia para não desanimar. Deus sempre cumpre o que promete (2 Tm 1:12 ; Mc 11:24)

Para não cair nem desanimar temos que estar sempre preparados para falar sobre a mensagem de Jesus para outras pessoas ( 1 Pe 3:15).

Para falar sobre essa mensagem, temos que acreditar nela e fazer o que ela manda

O Escudo da Fé (v. 16)

(Hb 11:1) A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver (2 Co 5.7 ) Já que andamos por fé e não pelo que vemos.

Fé é acreditar que tudo vai sair como Deus quer, mesmo não parecendo.

É acreditar que vamos ganhar as bênçãos que ainda não vemos.

Deus quer que a gente viva porque cremos que as coisas vão acontecer e não pelas situações que vemos ( Hc 2:4).

O diabo quer que a gente duvide de Deus, mas quando temos fé descobrimos as coisas maravilhosas que Deus pode fazer.

Essas experiências nos dão a certeza de que Deus vai nos socorrer de novo quando estivermos em apuros (Tg 1.3).

O escudo dos soldados cobria o corpo todo e era usado para apagar as flechas com fogo lançadas contra eles.

A fé é o escudo que cobre todo nosso corpo, com ela estamos protegidos dos ataques de nosso inimigo.

Mas não podemos ter fé em nossa própria força, temos que ter fé em Deus ( 1 Pe 1:21).

Na borda do escudo tinham ganchos para que um soldado se enganchasse no outro e assim formassem uma barreira enorme. Se andarmos unidos com nossos irmãos, um ajuda o outro a ter fé.

O Senhor diz que nossa fé é pequena, mas pode crescer ( Mc 4:31, 32).

Ela cresce quando ouvimos a palavra de Deus na igreja (Rm 10:17).

Vamos pedir para Jesus aumentar nossa fé (Lc 17:5) porque se ela for grande Deus poderá fazer coisas impossíveis ( Mt 17.20).

A gente também tem que fazer a nossa parte. Não basta ter fé, a gente tem que demonstrá-la: orando, trabalhando na obra de Deus, falando de Jesus aos nossos amigos ( Tg 2:17).

O Capacete da Salvação (v. 17)

(Fp 4.8 ) Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.

(Pv 20.9 - Será que alguém pode dizer que tem a consciência limpa e que já se livrou dos seus pecados?

(Cl 1:18 ) Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo.

Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo.

Com o capacete da salvação temos a certeza que somos salvos, saberemos que nada vai nos separar do amor de Deus, não importa o que aconteça (leia Rm 8.35-39).

O capacete faz com que a gente sempre lembre que Jesus morreu em nosso lugar e assim ficamos alegres porque temos esperança de sermos salvos das aflições deste mundo (Rm12:12).

O capacete protege nossas mentes dos ataques de satanás. Ele quer que a gente seja como o cavalo, que usa um tampão e só olha na direção que o dono quer. Satanás quer nos domar para que a gente olhe para onde ele quer, mas Deus nos fez livre ( Gl 5.1).

Tem outra forma de proteger nossa mente: pensar somente em coisas que agradem a Deus e não ouvir nem ver coisas que são terrenas ( Cl 3.2).

O capacete da salvação tampa nossos ouvidos e não deixa entrar nada que nos afaste de Deus.

Sempre que formos assistir a um filme, desenho ou programa de TV. Sempre que formos ler um gibi ou escutar uma música, vamos pensar: será que isso tem algo a ver com Deus ou será que fala contra o que está na Bíblia?

Não queremos dizer que você não pode fazer nada e ser ignorante sobre as coisas que acontecem no mundo. Mas temos que ser espertos e perceber quando satanás está tentando se disfarçar para entrar em nossas mentes.

A cabeça é a parte mais importante do corpo. Sem ela não dá pra viver. Cristo é o cabeça da igreja, o mais importante de tudo, o líder, e sem ele não dá pra viver.

Assim como o corpo obedece tudo que o cérebro manda, todos nós que formamos o corpo de Cristo, temos que obedecer ao que ele manda (Ef 1:20- 23).

Algumas vezes, pensamos coisas que sabemos que é pecado, mas como não tem ninguém vendo, achamos que não tem problema. Deus pode ver tudo que pensamos mesmo as coisas erradas (1 Cr 28:9; Jó 21:27 ;Sl 94:11).

Tenha cuidado para não pecar com suas atitudes, nem com suas palavras nem com seus pensamentos.

A espada do Espírito (v 17)

(Ap 1.16 ) Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada dos dois lados. O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia.

(2 Tm 2.15) Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.

A espada é usada tanto para se defender quanto para atacar. Nossa espada é a palavra de Deus. Essa palavra é tão poderosa que vai ao fundo do nosso coração e sabe o que precisamos ouvir ( Hb 4:12).

Quando Jesus estava no deserto e satanás veio com tentações, Jesus respondeu usando as profecias, ou seja, a palavra de Deus escrita na bíblia ( Mt 4:1-11).

Se estudarmos bem a bíblia, entendendo e decorando os versículos, o Espírito Santo vai fazer a gente se lembrar na hora da necessidade ( Mt 10:19 ;20).

Quanto mais praticarmos o uso da palavra, mais próximos de Deus ficamos. Para conhecer bem a bíblia, precisa ler bastante.

Eu Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!

|  Autor: Jânio Santos de Oliveira  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


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