Estudo Bíblico Abrigo Nas Tempestades


Haverá um abrigo e sombra para o calor do dia, refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva. Isaías 4:6

O profeta Isaías descreve o reinado do Messias como um abrigo, um lugar de refugio para dias de calor, frio, chuvas e tempestades. É uma metáfora sobre viver amparado pela graça Divina que sempre é suficiente para suprir as insuficiências humanas. Um dia de cada vez e pela manhã, um novo 'pote' de amor onde Deus coloca Suas mãos para servir-nos.

Era assim com os israelitas caminhando no deserto: “Partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, a entrada do deserto. E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.' Êxodo 13:20-22.

Podemos ler tudo isso como um conto que não está a nosso alcance, como fatos históricos apenas, como sinais reservados a uma porção de escolhidos dos quais não fazemos parte. Ou se fazemos, não merecemos tamanho cuidado. É assim que funcionam nossos sentimentos em relação a vida. Nós 'sentimos' medo, solidão, tristezas, experimentamos dúvidas, fracassos, enfim: infelizes.

Mas além do que sentimos, existe aquilo que Deus transmite para nós com objetivo de salvação que sustenta para fora dos limites da mente e do coração. É o que vem do Espírito de Deus, trazendo do que Lhe pertence e pela graça está disponível aos que crêem. E se fé é enxergar o invisível, a esperança não pode desfalecer no visível.

Vejamos alguns significados de 'salvação' na Bíblia, eles traduzem a vontade e realização do Senhor em nós:
Jeremias 17:14: Salva-se Senhor, e sararei, salva-me e serei salvo porque Tú és o meu louvor.

Salva-me = yasha Resgatar, salvar, defender, preservar, ajudar.
Malaquias 4:2: Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

Salvação = marpe: curar, sarar, restaurar
Atos 28:28: Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão!

Salvação aqui é soterion = libertação, segurança, restauração, perdão. É uma palavra que se assemelha a Salvador.

A força das águas

Em nenhum outro ser ou lugar encontraremos tamanha salvação! Por isso, não desesperemos em nossos temores porque ainda que pensemos estar sozinhos ou abandonados a própria sorte, Deus está conosco. Ouvir Sua voz e confiar é trazer a existência o que está escrito para nós.

Sabe, não é fácil manter a fé, principalmente quando chegam as tempestades. Se nos guiarmos somente pelos sentimentos, correremos riscos de naufragarmos. Porém, se firmarmos a Palavra em nosso coração, no concerto de amor feito entre Deus e seus filhos, encontraremos forças para seguir e enxergar além das tempestades.

Salmo 55: 6-8: 'Ah quem me dera asas, fugiria para longe, pernoitaria no deserto e escaparia da fúria do vento e da tempestade.'

Davi, servo de Deus, atravessou muitas tempestades e desejou fugir, escapar da fúria e do frio. Porém, e nesse mesmo Salmo ele confessa: “ Mas eu orarei a Deus e Ele me salvará” (verso 16).

A tempestade da doença

Já repeti tantas vezes meu testemunho de que através de uma grave doença no olho, cheguei mais perto de Deus, pude ouvir Sua voz, conhecer Sua Palavra e saber que Ele tinha uma vida abundante para nos oferecer, eu precisava crer e me arrepender. Foi na pior tempestade que enfrentei que aprendi o que de fato, era Salvação.

O livro de Jó é um relato real de alguém que foi açoitado pelas águas fortes, ondas furiosas que quiseram derrotá-lo. Em dado momento, Jó diz: 'O Senhor me lança em redemoinho de ventos, me desfaço no meio da tempestade' Jó 30:22. Contudo, mesmo cercado de morte, 'eu creio que Ele vive e virá em meu socorro' Jó 19:25.

Kelly Sensinig é um pastor bereano, curado de câncer e em seu testemunho ele diz que viveu uma batalha na mente e no corpo, mas dia após dia repetia os versos da Bíblia em seu coração sobre Deus e Seu cuidado para com seus filhos. Esse exercício de fé o restaurou a ponto de ficar absolutamente curado. Ele diz: Nada pode nos afastar do cuidado de Jesus, nem mesmo as mais terríveis doenças'.

Isaías 41:10 'Tu não temas, porque eu sou contigo; não te espantes, porque eu sou teu Deus;. vou te fortalecer, sim, eu te ajudo, sim, eu vou te sustento com a destra da minha justiça '

Deus nos ajude a aprendermos com as tempestades, pois é graças a elas que os navios e navegantes desenvolvem manobras especiais para superar a força das águas. O sofrimento faz parte da vida, muitas vezes é inevitável, mas podemos escolher sofrer morrendo ou sofrer com o gozo na alma de que Cristo é nosso abrigo em todos os tempos, Ele não nos desamparará.

Deus o abençoe.

| Autor: Wilma Rejane | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!