A serpente levantada no Deserto


Enquanto caminhavam pelo Deserto, o povo de Deus se deparou com uma situação um tanto difícil como podemos observar neste texto bíblico de Números 21:4-9.

"Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Números 21:4-9

O povo de Deus, que fora tirado do Egito, caminhava em direcao à Terra prometida, a Terra pela qual Deus os havia afirmado que eles alcançaria, depois de sua caminhada de peregrinação pelo Deserto, O povo de Deus tinha a certeza da existência dessa Terra, esse fato os levou a sair da escravidão em que viviam, escravos de Faraó, escravos do Egito um povo que nao conhecia o Deus de Abraao, Isaque e Israel.

No Caminho em Busca da Terra da Promessa, Canaã ( terra que mãna Leite e Mel) o Povo de Deus pode contemplar da parte do Senhor Sinais e Prodígios maravilhosos, vou dar destaque por exemplo à abertura do Mar Vermelho. Sinal este que mexe com as estruturas de qualquer homen. Imagine um Mar inteiro em sua frente e um caminho se abre no meio das águas que repartem de uma a outra banda e a Terra fica SECA no meio do caminho. Porém o povo de Israel começou a pecar diante do Senhor, começou a fazer coisas que não agradavam ao Deus que os livrara da Terra do Egito e os prometera a Terra de Canãa.

Nota-se que quanto mais Benção Deus mandava mais o povo de Israel murmurava, e Idolatravam, e protutituiam e cometiam toda sorte de abominacoes diante de Deus.

Aconteceu que estando no caminho do Mar Vermelho a rodear a Terra de Edom o Coração daquele povo começou a angustia-se contra Deus, observa-se aqui, uma influência do inimigo contra o povo de Deus, atravéz de sentimentos de depressão, opressão e angustias, o diabo conceguiu colocar no coração daquele povo revolta e tristeza, levando eles, que viviam em meio aos milagres de Deus a comecaram a Falar blasfemias e murmúrios contra Deus e contra Moises.

Deus nao havia feito nada contra aquele povo, tudo que Deus fazera era abençoar e abencoar, mas cada vez que ele recebiam a bençao eles murmuravam mais contra Deus. Aconteceu que depois de murmurem Deus permitiu sobre eles ataques de Serpentes Ardentes, uma raça venenosa onde uma picada era muito dolorosa e fatal.

O Povo de Deus então se depara nesta hora com uma situação inesperada, Serpentes Ardentes saiam de Todas as partes e muitos ja haviam morrido com as picadas das serpentes. Quanto mais serpentes apareciam mais o povo murmurava, nota-se que o murmúrio daquele povo trazia maldições para suas próprias vidas.Observe as situações em que a Terra hoje se encontra hoje, um verdadeiro caus, afundada no pecado e nas transgreções do homens e muitos deles nem ao menos percebem que são os próprios culpados de tudo que tudo que está acontecendo nessa geração atual. Mesmo Deus tentando abençoar aos homens nem assim eles dào ouvidos e ainda insistem naqueles ditados lançados no coração do home, pelo diabo, se Deus fosse bom não deixaria que tantos morressem de fome ou infermidades. Assim como satanás conseguiu colocar no coração do povo de Israel durante a saida do Egito para a Terra Prometida, ele tem atuado ultimamente, lançando depressões e opressões que levam ao homem a revoltar-se contra Deus. E nem ao menos sabem que Deus disse e ainda Diz:

"Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires! Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho. Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários." SL 81:8 - 14

Entenda isso, Deus nao é o culpado das tragédias e maldades que o mundo sofre, o próprio homem é o culpado de tudo. Deus ama o pecador mas abomina o pecado.

Israel porém percebe a situação em que estavam vivendo, pelo menos eles permitiram que o Espírito Santo de Deus lhes abrissem os olhos e puderam sair de tal ignorancia espiritual.

Chamaram a Moises e lhe pediram que rogasse a Deus por misericórdia, pois eles sabiam que tinham pecado contra o Senhor e esse era o motivo das picadas das Serpentes.

Moises ora a Deus, e Deus então manda uma solução, usando uma palavra mais específica, Deus lhes manda uma salvação.

NM 21:8 E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.

Levante uma Serpente Moises! Essa era a ordem de Deus, uma Serpente levantada num Madeiro, Mas devemos intender que Deus não disse, Levante esse serpente pois quando Ela estiver na Haste levantada Eu afastarei todas as serpentes ardentes que atemoriza meu povo.

Nao foi esta a Palavra de Deus. Deus foi bem claro quando falou: Levante uma Serpente Ardente num Madeiro e TODOS os que OLHAREM, para essa Serpente nao perecerá mas viverá.

Vemos aqui que pela promessa Deus não afastaria as serpentes ardentes, pois elas eram provenientes do pecado do próprio povo, mas Deus deu uma solução ao pecador, o que Deus queria dizer era que"mesmo sendo picado por essa serpente proveniente do seu próprio pecado, ainda assim tu tens uma saida", "Olhe pro Madeiro levantado"e tu não perecerás, mas viverá.( palavras minhas)

Se você está a ponto de perecer, e ainda não tem certeza da sua salvaçã, se estás enfermo, depressivo, despresado pelos que você amava, todos te abandonaram, e se ao ler esse artigo você percebe que foi picado pela serpente, o diabo, e que vais perecer, e queres saber onde está "A Serpente levantada por Moises" pois você quer olhar para Ela...
 
Evangelho sengundo São João 3: 14-17 diz:

"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." JO 3:14 - 17

É isso que o Espírito Santo está te falando agora, Você não irá perecer, faça como o Povo de Israel fez, reconheça que tu és um pecador, que a causa de tudo que o mundo está sofrendo, de tudo que você está passando, de tantos problemas e misérias na face da Terra não é de Deus, mas é sua mesma, porém Deus te chama agora ao arrependimento. O Senhor sabe que você precisa de uma solução,e assim como pediram a Moises que orasse por uma solução e Deus os respondeu, O Espirito Santo também está te dando uma solução hoje. OLHE PARA A CRUZ!!! ( enfase minha), a Cruz do Calvário, lugar onde Jesus fui crucificado e derramou o seu sangue por nós, lugar onde Jesus foi levantado morreu derramando seu sangue em expiação pelos nossos pecados, porém ressuscitou ao terceiro dia e está vivo ao lado do Pai intercedendo por nós. Olhe para Jesus e terás a vida eterna! Você com certeza sentirá a presença de Deus.

Autor: Alberon Junior


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!