Estudo Bíblico Gospel

A Palavra da Perfeição

Fil. 3:12


A Palavra "perfeito", como a Bíblia a usa em referência ao homens, não se refere á perfeição sem pecado. Os personagens do Velho Testamento descritos como "perfeitos" obviamente não eram sem pecado (comp. Gn. 6: 9; Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. - 1 Rs. 15:14; os altos, porém, não foram tirados; todavia, o coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do SENHOR.

Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. - (2RS 20:3)

Todos estes homens de guerra, postos em ordem de batalha, vieram a Hebrom, resolvidos a fazer Davi rei sobre todo o Israel; também todo o resto de Israel era unânime no propósito de fazer a Davi rei. - (1CR 12:38)

Jó 1:1. O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida - (1JO 1:1)

Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade. - (SL 37:37)

Embora algumas palavras hebraicas e gregas fossem traduzidas para "perfeito". idéia é geralmente de uma coisa completa em todos os detalhes (Hb. tamam, gr. katartizõ). alcançar um alvo ou atingir um propósito .

Três estágios da perfeição são revelados:

(1º) perfeição posicional, i.e.; possuída por cada crente em Cristo

Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. - (HB 10:14)

(2º) Perfeição relativa i.e.; maturidade espiritual (Fp. 3:15)
Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. - (FP 3:15)especialmente em aspectos tais como a vontade de Deus (Cl. 4:12),

Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.
Amor

Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. - (1JO 4:17)

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. - (1JO 4:18)

santidade (II. Cor. 7:1), Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. - Paciência (Tg. 1:4), Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. "toda boa obra" vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém! - (HB 13:21)

A maturidade se alcança progressivamente, como em 1. Co. 7:1,
Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher;

"aperfeiçoando a nossa santidade" e Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? - (GL 3:3) agora sendo aperfeiçoados?" e é feita através dos dons do ministério concedidos para "o aperfeiçoamento dos santos" (Fil. 4:12). Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; - (FP 4:12)

E (3º) a perfeição final. I.e.; a perfeição no espírito, na alma e no corpo, que Paulo nega ter alcançado Fp. 3:12), Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. - (FP 3:12) mais que será realizada quando da ressurreição dos mortos para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. - (FP 3:11) Para o cristão, nada que careça da perfeição moral de Deus é o seu padrão absoluto de conduta, mas as Escrituras reconhecem que os cristãos não alcançam a perfeição sem pecado nesta vida (comp. 1 Pe. 1:15-16; 1. Jo. 1: 8-10 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, - (1PE 1:15) porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. - (1PE 1:16)1 Jo. 1: 8-10).

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. - (1. JO 1:8-10)

Autor: Pastor José Gonçalves 


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!