A Origem das Provações


O que nos prejudica espiritualmente não é o fato de passarmos por provações, mas sim, por não sermos perseverantes em nossa batalha espiritual. Muitas vezes pessoas desistem na luta, em face da vitória. A Bíblia, porém, chama ?bem-aventurado? aquele que suporta as provações com perseverança (Tg 1:12).

Uma coisa que enfraquece muitos, não é a provação em si, mas o fatalismo que os leva a crerem que tudo que lhes sobrevém faz parte de um destino irreversível, decretado por Deus.

Como se o Senhor nos predestinasse para as provações. A Bíblia não nos ensina assim!

O Senhor nos destinou para sermos conforme a imagem do Seu Filho (Rm 8:29), e embora Ele permita que as provações surjam, elas são apenas meios temporais que, quando forem necessários, serão permitidos por Deus para alcançar o Seu propósito em nós Por isto as provações ocorrem por breve tempo, e somente quando forem necessárias (1 Pe 1:6).

Elas somente acontecem pela vontade permissiva de Deus, para aprimorar a nossa fé e perseverança.

Olhando para o aspecto moral, na realidade não é Deus mas o diabo que nos tenta para desistirmos na hora da provação. ?Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e Ele mesmo a ninguém tenta? (Tg 1:13).

Quando surgirem as lutas e os obstáculos, Satanás nos ataca com dúvidas, e nos seduz a desistirmos da luta. Enquanto isto o Senhor nos incentiva perseverarmos até o fim!

O que vem de Deus, então? ?Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudança? (Tg 1:17).

O alvo de Deus é que alcancemos as Suas promessas. E, principalmente, as virtudes do Seu caráter divino que Ele deseja repartir conosco, como, por exemplo, a Sua sabedoria, como já vimos antes (Tg 1:5).

Sabemos perfeitamente bem que as tentações vêm de outras fontes, e elas são permitidas por Deus, para que aprendamos a sermos perseverantes em nossas conquistas da vida espiritual abundante!

|  Autor: Pr. Nathanael Flach  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!