Estudo Bíblico A Mira de Deus é Perfeita e o Alvo é Você


“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. João 1.11-12

Introdução: Ao olharmos para a palavra de Deus onde diz “Deus veio e não foi recebido” (grifo meu), para muitos traz a impressão que ocorreu uma falha nos cálculos Divinos, ou que sua onisciência (poder de saber tudo, passado, presente e futuro), havia falhado! Mas isto se olharmos o texto isoladamente, e não observarmos as revelações do Senhor para seu povo em todas as Sagradas Escrituras (Bíblia), pois, quando assim o fazemos, percebemos que Deus não errou seu calculo, pois, ele não mirou apenas nos judeus, ele mirou também em nós “Mas a todos que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no seu nome”. Meus queridos, eu vos convido a enxergar o surpreendente amor de Deus por nós, e descobrir pela palavra de Deus o porquê os judeus o rejeitaram, porque milhares de pessoas ainda o rejeita e como A Mira de Deus nos Atingiu.

• O SALVADOR PROMETIDO

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Genesis 3.15

Comentário: A promessa Divina de Salvação para o homem se deu no jardim do Éden na ocasião da queda do homem, quando por sua desobediência e pelo engano da serpente (o diabo), e na ocasião da queda do homem, Deus o Pai promete o Salvador o Messias descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente (o diabo). E para nossa alegria e prazer no decorrer dos séculos o Senhor sempre manteve viva sua promessa para seu povo reafirmando as suas palavras veja: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” (Isaias cap 7 v 14), esta palavra teve seu cumprimento na virgem Maria, mulher agraciada por Deus para se tornar aqui na terra mãe de nosso Senhor Jesus, o Messias Salvador esperado por séculos e agora manifestado aos homens; porque Deus é Fiel em todas as suas promessas (Lucas cap 1 v 30-35).

• O SALVADOR ESPERADO

Ao passo que conferimos a promessas de Salvação aos homens no tópico anterior; neste tópico veremos que Deus o Pai revelou as características do Messias esperado, e através dos profetas diz: “O Salvador que providenciei para vocês será da descendência de Davi, linhagem real, eu farei que reine e ponha fim nas injustiças sobre as nações.”

“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra”. Jeremias 23.5

“Julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio. E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins”. Isaias 11.4-5

Estas não foram as únicas característica do Messias, mas ainda diz: “Ele terá o meu Espírito, abrira os olhos dos cegos, livrará os oprimidos e quebrantados de coração, será homem de dores experimentado nos trabalhos, será justo e humilde e vira assentado em um jumentinho.”

- O Messias teria o Espírito de Deus

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”. Isaias 61.1

- O Messias seria um homem experimentado no trabalho

“Homem de dores, e experimentado nos trabalhos”. Isaias 53.3

- O Messias viria ao seu povo de forma justa e humilde sobre um jumentinho

“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.” Zacarias 9.9

• O SALVADOR MANIFESTADO

O Senhor Jesus é o Messias, a Salvação de Israel e de todos os povos, pois, Ele cumpriu tudo aquilo que Dele foi escrito pelos profetas, todavia, o brilho e a luz do Messias dificultaram a visão dos judeus de tal modo que não o enxergaram. Pois, esquecerem que Deus o Pai é Senhor da história e é Ele quem a estabelece veja: “O Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer” (Daniel cap 4 v 17), isto também foi observado pelo Senhor Jesus, na ocasião em que o rei Pilatos se exaltou dizendo a Ele “Eu tenho poder para matá-lo e para soltá-lo” (João cap 19 v 10), qual foi a resposta do Senhor Jesus “Nenhum poder você teria se do auto não fosse te dado” (João cap 19 v 11). Logo; Deus não está omisso aos acontecimentos mundiais e a história de Salvação dos homens foi escrita por Ele; pois enquanto os judeus estavam esperando a restauração político e mundial, que viria através do Messias, Deus envia o Messias, mas de um modo singelo, justo e humilde como ele já havia revelado. Todavia, a ânsia de ver os romanos destruídos, e o ódio por todos aqueles anos de humilhação só faziam enxergarem um Messias vingador e juiz; não um Messias manso e amoroso, que vivia a salvar os pobres e pecadores, este Messias não se encaixava com aquilo que eles queriam. Este fato meus queridos não é novo, pois, enquanto estamos olhando o que Deus não fez, esquecemos de olhar tudo o que ele fez e está fazendo em nosso favor, pois, se os judeus olhassem para dentro de si e enxergassem os seus pecados, eles veriam o Senhor Jesus como sendo o messias esperado e aquele que pode, e quer perdoar aos homens pecadores “Para que saibais que na terra o Filho do home tem poder de perdoar pecados” (Lucas cap 5 v 24)

• A ORDEM DE SUAS PROMESSAS

Deus é Senhor de todas as coisas, e é Ele que determina o tempo do cumprimento de suas promessas, e como Ele faz ou deixa de fazer, e como Ele determina a hora dos acontecimentos; não nos diz respeito, o que nos diz respeito é nos submetermos a sua palavra tal qual a oração do Pai nosso “Seja feita a sua vontade assim na terra como no céu” (Mateus cap 6 v 10). Pois enquanto os judeus esperavam a guerra exterior, o Messias veio e estabeleceu a guerra no interior dos homens, enquanto os judeus ansiavam vencer os romanos, o Messias os ensinava a vencerem a si mesmo e o ódio pelos romanos veja: “E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mateus cap 5 v 41), pois, um soldado romano podia obrigar uma pessoa a ajudá-lo em sua carga por uma milha, e qual foi a resposta do Messias: “Ande duas”. Ao inverter a ordem de suas promessas, Deus determinou que primeiro o Messias viesse para curar o homem de seus pecados e maldades interior; sim ele veio nos salvar de nossos pecados! E ao passo que a promessa do Messias restabelecer a ordem política e mundial, Deus em seu inquestionável poder e propósito deixou para o final dos tempos, ou seja, para breve.

• BREVE COMENTÁRIO DO FIM

Meus amados, em breve todo olho há de ver o messias que um dia veio ao mundo em carne, e que foi morto pelos homens e ressuscitado ao terceiro dia por Deus o Pai; o qual é o Senhor de toda a criação. Mas antes que isto aconteça a Igreja do Senhor Jesus Cristo será arrebatada “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Corintios cap 15 v 51-52), e o anti-cristo aparecerá e governará as nações com o poder do engano “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” (2 Tessalonicenses cap 2 v 8-9), o anti-cristo também fará, com que os homens o adorem e quem não adorá-lo será morto veja:

“E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro ”. Apocalipse 13.4-8

• O SALVADOR REJEITADO

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. 1 João 1.10

O seu povo não o recebeu; agora eu pergunto: Como receber um Messias que não respeitava a religiosidade dos homens de sua época? Pois Ele não respeitava os sábados fazendo muitos sinais e maravilhas, neste dia solene! Como receber um Messias pobre e humilde que vem assentado num jumentinho, ao invés de um alazão? Como receber um Messias que ensinava a orar até pelos meus inimigos? (Mateus cap 5 v 44), Como receber um Messias que me dizia: Vocês são hipócritas e guias cegos, que ao invés de tirar a trave de vossos olhos, ficam querendo tirar o cisco no olho de seus irmãos! Vocês não deixa passar uma mosca, mas engolem um camelo! (Mateus cap 7 v 5 e Mateus 23 v 24), Como receberiam um Messias que dizia a eles: “Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus cap 5 v 28). Como receberiam um Messias que dizia a eles: O pai de vocês não é Abraão, pois, se vocês fossem filhos de Abraão, vocês creriam em mim. Mas o pai de vocês é o diabo, pois, ele é homicida desde o inicio, e pai da mentira. E o que vocês querem fazer-me? Matar-me por lhes falar a verdade, pois, o vosso amor é pela mentira grifo meu (João cap 8 v 39-44). Eles não puderam aceitar, nem o enxergá-lo, pois, O BRILHO E A LUZ DO MESSIAS OFUSCAVAM A SUA VISÃO, e de modo algum o veriam, pois eles amaram mais as trevas do que a luz e disse o Senhor Jesus: “Eu sou a luz do mundo, e todos que me seguem não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João cap 8 v 12)

• O SALVADOR RECEBIDO

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. João 1.12

Meus amados, Deus o Pai não erra e jamais errará seu alvo, pois, o seu primeiro alvo na primeira vinda do seu Filho o Messias foi: Os pecadores, os pobres de espírito, os oprimidos, os enfermos e a todos os que foram rejeitados e estavam a viver sem esperança. Pois disse o Senhor Jesus “Vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus cap 11 v 28), e isto, é possível enxergar nas muitas ocasiões que comiam com os pecadores “E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?” (Marcos cap 2 v 16), e qual era a resposta do Messias: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos cap 2 v 17), sim meus amados, o Messias veio para os que reconhecem seu estado de miséria pela falta de Deus, pois, não adianta eu ter tudo, ou seja, estar bem posicionado socialmente, ter honra e respeito onde eu chego, ter conhecimento das Sagrada Escrituras (Bíblia), e presumir em meu coração que já basta, e que todo o meu bem estar é sinal que Deus está comigo ou de outra forma eu estaria sofrendo e sendo castigado. Meus queridos este foi o erro de Israel! Pois julgava a aparência, e não olharam para dentro de si e para seus atos, pois, enquanto enriqueciam, muitos estavam na miséria, enquanto queriam o cumprimento da Lei de Moises no quesito morte e condenação, esquecia do amor ao próximo, outro sim, se as riquezas e posição sociais eram tão importantes; por que o Messias nasceu em um curral de animais e não em um palácio? Por que Deus o Pai celestial, permitiu que seu Filho nascesse em uma família humilde da descendência do rei Davi? Logo meus queridos, você tem que olhar para dentro de si, e considerar sua posição de pecador e carente da gloria de Deus e da presença de seu Filho Jesus Cristo o Messias. Pois diz Deus “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos cap 3 v 19).

Conclusão: Eu concluo este texto louvando a Deus por seu Filho Jesus Cristo o Messias esperado, que veio ao mundo e cumpriu tudo que foi revelado ao seu respeito, e que em breve Ele vira novamente para concluir a história e por um fim a toda maldade e injustiças, e tomar par si o reino mundial. Mas antes que isto aconteça, Ele te concede agora a oportunidade de crer Nele e na suas palavras. Meus queridos, permita que o amor de Deus te atinja, crendo e recebendo ao Senhor Jesus como Salvador da sua vida, pois, na sua segunda vinda, Ele não vira com Advogado junto ao Pai para interceder por nós, mais vira como Vingador e Juiz, pois diz: “Minha é a vingança” (Hebreus cap 10 v 30).

Autor: Ev. Eli Hudson
Via: www.estudosgospel.com.br

Ev. Eli Hudson
Ev. Eli Hudson é casado pai de três filhos; tem exercido o Ministério Pastoral na Igreja Assembléia de Deus M. Perus; foi o pioneiro na fundação do trabalho no Bairro do Pretória (Bairro carente na periferia da cidade), Franco da Rocha - SP pela Igreja que responde, seu exercício no ministério é marcado pela pregação e ensino isto; nas Igrejas, nas Rádios, nas Praças, nos Presídios e atualmente na Radio Nova Estação (comunitária), na freqüência 87,5 FM das 15:00 as 16:00 horas ou por meio do Site: www.radioestacaofm.com.br
Também, está envolvidos em projetos Sociaias na Entidade Filantropica Azarias Ceifa o qual exerce a função de conselheiro Fiscal.

 
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
loading...