Estudo Bíblico Gospel

Estudo Bíblico A Deus Pertence a Glória!

Gênesis 1:1,27


Por que Deus criou o homem? Por que Ele criou o universo, a Terra, a natureza e os animais? O que homem tentou conseguir ao se desconectar do Seu Criador? No que o homem se tornou ao desprezar Seu Criador? O que significa glorificar a Deus como Criador? O que acontece quando nos envolvemos com a glória de Deus por meio de Jesus Cristo?

1. Você foi criado para refletir a glória de Deus.

O objetivo de Deus ter criado o homem à Sua imagem é o de refletir “uma imagem de Outra imagem”. Quando uma escultura ou busto são feitos, eles apontam para o “original”. Deus não fez do homem uma escultura, mas um ser vivente, racional e capaz de refletir a Sua glória em todos os cantos da Terra.

Nós, seres humanos, somos bilhões hoje em dia sobre esse planeta, refletindo o quê? Certa vez o profeta Isaías viu anjos voando ao redor do trono de Deus e declarando: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". (Is.6:3 NVI) Eram os seres humanos, “criados” por Deus que refletiam o Seu poder sobre a Terra. A natureza e os animais também. Entretanto, o homem existe para refletir a imagem ou a glória de Deus.

2. Contemple o universo e você verá a glória de Deus.

O salmista disse: Os céus declaram a Gória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. (Sl.19:1 NVI) O que ele está dizendo? Que o universo anuncia a este mundo a glória de Deus. Que ele é uma prova fantástica da capacidade de criação de Deus! A ciência confirma que há mais estrelas nos céus do que grãos de areia em uma praia! Isso não fantástico?

O apóstolo Paulo diz: 20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. 21 Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. (Rm.1:20,21 NTLH)

Alguém pergunta: “Até agora se sabe que a Terra é o único planeta habitado por um “ser racional”, então, por que Deus criou um universo tão vasto?” A resposta é que o universo, como a natureza que nos rodeia, serve para declarar a Glória de Deus e o quanto Ele é Poderoso! Se alguém não ouvir a voz de Deus, basta contemplar a grandeza e o poder da criação e ele verá a Glória de Deus!

3. Escolha sempre o caminho que glorifique a Deus.

Afastar-se da glória de Deus foi a maior tragédia humana! Paulo diz: 23 Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão. 25 Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém! (Rm.1:23,25 NTLH)

Esta é a essência do que chamamos de “pecado”. O homem glorifica seres racionais e até os irracionais! O ser humano tenta despir o universo, a natureza, os animais e a si próprio da glória de Deus. Ele prefere a mentira à Verdade sobre Deus, pois sua mente se tornou vazia e cheia de escuridão. Não é à toa que o mundo em que vivemos está como está!

A resposta de Deus não é a de destruir o ser humano, mas permitir que ele siga o caminho que escolheu. Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros. (Rm.1:24 NTLH) Em vez de refletirem a glória, o poder e a natureza de Deus em suas vidas, refletem uma vida indecente e imoral; isto é, toda a sujeira mental como fruto de sua rebeldia e desprezo ao Seu Criador.

Em vez de o homem refletir a Verdade, preferiu difundir a mentira! O homem abandonou a glória de Deus para glorificar a si mesmo, tentando assumir uma “natureza” que ele não tem, a de um ser “glorificado”. Então, por que Deus permite tanta dureza de coração da parte do ser humano que Ele criou?

Você se lembra do Faraó que se achava “divino” e que na dureza do seu coração, achava que poderia capturar os filhos de Deus no deserto, antes destes atravessarem o Mar Vermelho? 3 O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto. 4 Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, Eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor. (...). (Êx.14:3,4 NVI)

4. Deus quer que você entenda o que significa glorificar ou dar glória a Ele.

Nunca tome o verbo bíblico “glorificar” como algo belo, bonito ou coisa assim. “Glorificar” é “ver e reconhecer” que em Deus está a plenitude da força e do poder! Quando dizemos “glória a Deus!”, nós estamos declarando que vemos e reconhecemos que Deus é Pleno, Poderoso, Perfeito, Forte e Suficiente para suprir as necessidades dos que se mantêm fiéis a Ele!

O salmista declarou: 9 Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória. 10 Quem é esse Rei da glória? É Deus, o SENHOR Todo-Poderoso; ele é o Rei da glória. (Sl.24:9,10 NTLH)

5. Você foi criado para “se envolver” com a glória de Deus!

O que significa isso? Que nós, seres humanos, fomos criados para ver, sermos tocados, sermos habitados pela Sua glória e vivermos de modo a refletir Sua glória a outros, para que também possam ver e deliciar-se pelo que Deus é – o Rei da Glória! Jesus disse: Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. (Mt.5:16 NVI)

A nossa igreja não deve ter apenas a idéia de ser centrada em Deus, mas devemos ser uma igreja que exalta a Cristo e guiada pelo Seu Evangelho “glorioso”.

6. Você glorifica a Deus por meio da glória de Cristo e de Seu Evangelho.

Nós como cristãos, viemos de um mundo que contraria o Seu Criador. Quando Cristo nos foi revelado pelo Espírito Santo e a Palavra de Deus, nós não vimos em Jesus, que foi sacrificado na cruz, alguma beleza ou majestade que nos atraísse e nada na Sua aparência para que O desejássemos. (cf. Is.53:2)

Aprendemos que nós fomos escolhidos por Deus, antes da fundação do mundo para sermos Dele por meio de Cristo Jesus. (cf. Ef.1:4-6) Agora nós pertencemos a Cristo e por conseguinte a Deus, pois Jesus é o Criador de uma nova criação. (...) se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Co.5:17 NVI)

Assim como o universo, o homem, a natureza e os animais, Jesus veio para refletir a glória de Deus e Satanás fará todo o possível, para que os seres humanos sejam rebeldes a essa grande verdade. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Co.4:4 NVI) Ele não cega os olhos, mas o entendimento. Significa que as pessoas não querem entender a missão e a vida de Jesus. E nós, entendemos? E o evangelho atual, entende?

É triste ver pessoas vivendo derrotadas em seu interior e desanimadas, esperando que por meio de falsas promessas religiosas possam ter uma vida mais digna. A nossa unidade com Cristo é que faz a diferença, pois na Sua graça é que recebemos de Deus plenitude, força e poder para vencermos este mundo e aos medos que insistem em reviver dentro de nós. 19 E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que Ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam. 20 Ao Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre! Amém! (Fp.4:19,20 NTLH)

| Autor: Walter de Lima Filho | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!