A Contenda de Deus


Deus ficou irado com o povo de Israel. Oséias pregou durante uma das épocas mais prósperas da História do reino do Norte. Jeroboão II conseguiu aumentar o território de Israel numa escala que comparava com o grande reino de Davi e Salomão. Mas a prosperidade não representou a aprovação de Deus. Ele avisou do castigo iminente.

Deus apresentou as suas acusações com a precisão de um promotor de justiça: "...o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus", começou o processo (Oséias 4:1). Faltaram três coisas essenciais para manter comunhão com Deus: A verdade é a base da liberdade que há em Deus, mas o diabo é o pai da mentira (João 8:32,44). Um povo que nega a verdade revelada por Deus não pertence ao reino de luz (1 João 1:5-7). O amor reúne tudo que Deus quer do homem. Os dois maiores mandamentos são amar a Deus e amar ao próximo (Mateus 22:36-40). Quem ama a Jesus obedece a vontade dele (João 14:15,23). Quem não ama a seu irmão, não ama a Deus (1 João 4:19-21). O conhecimento da palavra de Deus é mais valioso que fino ouro (Provérbios 8:10). A falta dele leva à destruição (Oséias 4:6).

Há mais na acusação de Deus contra Israel. O povo que faltava verdade, amor e conhecimento estava cheio de outras coisas, condutas que Deus aborrece: "O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios" (Oséias 4:2). Um povo que não tem compromisso sério com a verdade será dominado por mentiras. Aqueles que não amam se entregarão à violência sem limite. E a solução, a única verdadeira solução, é o conhecimento da vontade de Deus.

Mais de 700 anos depois da profecia de Oséias, Jesus olhou para o povo sofredor de Israel e ofereceu um convite que vale até hoje: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

| Autor: Dennis Allan | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!