A Bênção do Sono

(Salmo 3.5 e 4.8)


Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. (4.8) Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro. 

Preâmbulo Quero falar biblicamente do Sono nesta ocasião como Benção de Deus e entregar doze conselhos práticos e úteis para aqueles que não conseguem dormir a fim de ter a partir de hoje as melhores noites da sua vida na sua cama. A Insônia é um tema que ninguém comenta sobre ela e ela atinge a gregos e troianos, ricos e pobres, salvos e perdidos. 

I – ANALISANDO A BENÇÃO DO SONO

1. A localização da Benção - Vejamos a localização da benção do Sono no livro de Salmos, é bem no inicio. Salmos 3 e 4 não poderia ser lá no final do livro, Salmo 150, por exemplo. Só não encontra quem não esta lendo a Bíblia. Quem sabe já pregaram para você Cura, Unção, Poder e nunca te ensinaram sobre o Dormir Bem, sobre a Benção que é o sono.

2. O Sono tem um propósito Reparador - Deus criou o Sono com um propósito Reparador. Todo o cansaço do dia, todos os desgastes, todas as energias são recuperadas enquanto você dorme. Ademais Deus colocou um relógio biológico dentro de você que indica que a cada 8 ou 10 horas de serviço o corpo precisa repousar.

3. Deus da o sono aos seus Amados - O Antigo Testamento menciona 3 vezes a palavra ‘Amados’ duas vezes nos Salmos 60 e 108 e o texto lá é diz a mesma coisa Para que os teus Amados sejam livres, salva com a tua destra e responde-nos. A terceira vez que faz referencia ao sono (Sl 127.2) Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Em espanhol diz claramente que Deus da o Sono.

4. Um paradoxo contraditório - Fico assustado quando vejo que na casa do ferreiro o espeto é de pau. E intrigado quando vejo na casa de pregadores de milagres, que não tem cura para si nem para a sua família. Tenho sempre vivo na minha consciência um texto de Lucas diz assim Médico cura-te a ti mesmo. (Lc 4.23) Agora, pessoas que servem ao Senhor, que oram e que usam a Bíblia e mesmo assim acabam tomando soníferos, relaxantes musculares e até calmantes, algo esta errado.

II - MODELO BÍBLICO DE DAVI PARA OS QUE NÃO CONSEGUEM DORMIREM

1. Davi teria motivos para a Insônia (Sl 3.1,2) Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim Não há em Deus salvação para ele. O Salmo 3 menciona que Davi tinha adversários, isso poderia fazê-lo perder o sono, mas não, vejamos as atitudes que ele tomava. 

2. Davi não deixou de Confiar em Deus (Sl 3.3) Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Não importa o que digam os teus adversários, confia em Deus, apegue-se a Força de Deus e aos seus cuidados. Cite este versículo 3 ainda que as circunstâncias digam o contrário. Tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Deus é o único que não dorme. (Sl 121.4) É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. 

3. Davi não deixou de Orar (Sl 3.4) Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Os problemas não se enfrentam com as experiências da idade avançada. Nem se enfrenta com habilidades labiais, tais com a oratória e ousadia. Os problemas se enfrentam com oração, através da oração passamos os nossos problemas para Deus. Uma boa definição para oração seria Transferir para Deus seja qual seja a dificuldade.

4. Davi não deixou de Dormir (Sl 3.5) Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. Se for Deus que te sustenta, pronto, descansa, confia, durma bem. (Sl 37.5) Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.

5. Davi não ficou com Medo (Sl 3.6) Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. O medo é um inimigo a mais quando estamos em dificuldades. O medo nos inibe o raciocínio, nos enfraquece a fé, nos amplia o tamanho da adversidade. O medo nos tira o sono e nos desgasta, fazendo-nos experimentar a derrota pouco a pouco. O medo nos abala a confiança no cuidado de Deus e nos priva da comunhão com ele. O medo nos isenta da participação em extraordinárias vitórias. Mas o medo se vai quando transferimos nossas preocupações a Deus.

III – DOZE ORIENTAÇÕES PARA QUEM NÃO ESTA CONSEGUINDO DORMIR

1. Tenha horário para ir dormir: Não precisa cronometrar, nem transformar isto em obsessão, que poderia até ter o efeito contrário, mas o hábito facilita a criação de um ciclo saudável de sono. 

2. Cuidados com a alimentação: Alimente-se bem sem comidas pesadas. Não use ingerir alimentos com cafeína, nem com nicotina. Refeições completas antes de dormir estão proibidas, mas dormir com fome também é um obstáculo. Coma uma fruta, sucrilhos, um copo de leite, ou o que fizer bem a você. 

3. Se não conseguir dormir, levante-te: Se ficar na cama mais que 40 minutos sem conseguir dormir, levante-se e escolha alguma atividade relaxante ou tediosa. Tem pessoas que tomando um banho quente funciona bem, mas para outras pessoas o banho está associado ao ato de acordar, e deve ser evitado. Leia um livro, dobre roupas, ouça música calma, faça um chá (o ato de esperar a água ferver, sem ter mais nada para fazer, pode ajudar também). Resista à tentação de ligar a TV ou o computador. 

4. Não pense em contas e dividas: Ninguém conseguirá dormir facilmente, se antes estiver preocupado com contas que tem que pagar no outro dia. 

5. Anote suas idéias no papel: Se você não está conseguindo dormir porque está tendo um monte de idéias na cabeça, levante-se, saia do quarto e anote as suas idéias em um papel, e não o traga para o quarto. Ao retornar, procure não pensar mais no assunto, pois você já garantiu que poderá continuar amanhã. 

6. A cama é um lugar exclusivo de dormir: Não assista TV na cama, especialmente antes de dormir. Não leve o notebook para o quarto.  Não leia deitado na cama. Não leve o bebê para o seu quarto, nem sobrinho, nem neto.

7. Faça do seu quarto lugar confortável: Um quarto confortável é um facilitador do sono. Tenha um colchão firme, senão tiver vire seu colchão regularmente, ademais elimine desníveis. Tire os rangidos da sua cama. Tenha lençóis e fronhas confortáveis, troque-os com regularidade suficiente. Tenha um despertador que permita dormir sem a preocupação de que irá perder a hora. Ajuste a temperatura do quarto para ter conforto térmico. Evite iluminação desnecessária. Uma boa cortina ou blackout é um investimento na qualidade do sono – luz do ambiente externo pode ser um fator importante para atrapalhar o sono. Se você tem aparelhos eletrônicos no quarto, desligue todos. Os leds dos vídeos, os carregadores de celular produzem luz suficiente para atrapalhar o sono. 

8. Elimine os ruídos brancos: Caso os ruídos do trânsito, vizinhos, animais, estejam atrapalhando seu sono, procure eliminar-los com ruídos brancos produzidos intencionalmente por você. Use um ventilador apontado para a parede para produzir um som constante. Existem CDs com sons da natureza tais como: vento soprando, chuva caindo, geralmente usados para ambientes de meditação, esses tipos de sons podem servir para cancelar o barulho externo que impede que você pegue no sono. Ou então ouça musicas gospel suaves.

9. Não tire sesta depois do almoço: Uma soneca de até 15 minutos depois do almoço podem fazer maravilhas pela sua produtividade. Se você pode dar este luxo, faça-o sempre que tiver vontade. Mas não durma por longos períodos depois do almoço, isso prejudica o sono noturno e ajuda a aprofundar crises de sono continuadas. 

10. Evite remédios para dormir: Evite soníferos, calmantes, relaxantes, mesmo sob orientação médica – primeiro discuta bem outras alternativas. De modo geral, medicamentos para dormir deveriam ser usados apenas a curto prazo – o uso freqüentemente geralmente acaba se tornando ineficaz após algum tempo. Nunca se automedique, e se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico – não aumente a dose sozinha. 

11. Memorize e recite os Salmos 3.5 e 4.8 Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. (4.8) Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.

12. Ore antes de dormir: Senhor aqui encerra minhas atividades, entrego meu sono nas tuas mãos. Confio plenamente em ti enquanto dormir. Nesta noite repare minhas energias, meus músculos e refresca minha memória. Não deixa ter pesadelos. Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.

Autor: Teófilo Karkle


Pr Teófilo Karkle
Pr Teófilo Karkle, é Pastor e Missionário no Chile desde 1991.
Também exerce seu Ministerio como Escritor, Radialista, Conferencias Internacional e Professor de Teologia.
 
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Centro de Alegria - Santiago do Chile


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