Perguntas movem o mundo. Respostas movem o homem. Deus move perguntas e respostas. Nós, a exemplo de Jó, nada sabemos, a não ser o que nos é permitido saber. E ai, quais perguntas e respostas movem o seu mundo?
Com certeza você já enfrentou algum tipo de choque cultural. Quando mudou para uma outra cidade ... Quando mudou de escola ou emprego, onde tudo é diferente: Horários, serviços, o "jeitão" de fazer as coisas... quando mudou de igreja.
Aproximadamente 50 anos mais tarde, Daniel teve um sonho que se assemelhava ao sonho de Nabucodonosor. De dentro de um mar turbulento e agitado emergiram quatro animais correspondendo aos quatro reinos do sonho de Nabucodonosor. Os dois sonhos enfatizam os mesmos impérios mundiais.
Ele é bom, puro e justo. Mas se ele tem todo o poder e é todo bom, então porque continua a haver maus no mundo que ele governa? Esta questão tem alimentado as especulações de filósofos, dado argumento a ateus e perturbado o coração de muitos cristãos. 
Antes de sermos salvos, andávamos segundo o curso deste mundo. Este é um mundo que está cheio de ganância, ambição egoísmo, sensualidade, engano, mentiras e perigo. Se alguém corre com a turma do diabo a semana toda e depois com o povo de Deus no domingo, é claro que o amor do Pai não está nele. O problema do crente é saber como estar no mundo sem pertencer a ele? 
Jesus caracterizou bem essa tensão quando disse que estamos "no mundo, mas não do mundo."  Como podemos estar no mundo sem permitir que o mundo esteja em nós?
Lembre-se irmão que Jesus nos avisou: Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. João 15:19
Se a educação pode ser usada para escravizar toda uma nação como a Coreia do Norte e Cuba, por exemplo, haverá de ser utilizada também pela Igreja de Cristo para libertar os homens tanto espiritual quanto moralmente. Mas para que isso ocorra é fundamental que os cristãos tenhamos uma filosofia de educação bem definida e alicerçada nas Sagradas Escrituras, nossa única regra de fé e prática. Não é difícil definir a Filosofia da Educação Cristã. Afinal, sobre esta refletimos todos os dias.
O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. e, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele campo (Mateus 13:44)
O propósito divino para a nossa peregrinação espiritual é que passemos pela lei até atingirmos uma experiência da promessa.