Em seu diálogo com a mulher samaritana, Jesus lhe disse: 'Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva' (João 4.10).
Vamos verificar o primeiro embuste do diabo no que concerne a exigência que Deus impôs a Faraó. 'Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel.' Êxodo 5:2. É assim que satanás age; este é o primeiro de seus planos para impedir o livramento do pobre pecador. É o rugido do leão do inferno, a hostilidade frontal a Deus e à Sua verdade. Enquanto pode manter os seus escravos em paz, servindo-o sossegadamente, ele o faz. Porém, assim que Deus começa a lidar com o pecador, para a sua libertação, o inferno imediatamente entra em ação para prendê-lo.
Confiando em sua própria sabedoria, os líderes desprezam o povo comum. Os líderes judeus olharam para a multidão e disseram: 'Quanto a este plebe que nada sabe da lei, é maldita'. Mas, o contexto bem mostra que os próprios líderes não estavam examinando as evidências. Não interpretaram as Escrituras de modo correto. Eram líderes religiosos, mas espiritualmente cegos como morcegos.
A tristeza, o medo, a angústia e a ansiedade são sentimentos que fazem parte de nossa existência humana. Eles causam o abatimento da alma, e geralmente são oriundos de adversidades vivenciadas pelos filhos de Deus. Esperar em Deus não significa que Ele está longe e logo aparecerá. Confiar em Deus é aguardar a sua intervenção no curso dos acontecimentos, pois Ele sempre está ao nosso lado.
Deserto é um lugar de lutas, mas é tempo de provisão, manifestação de Deus, triunfo e regozijo. O seu deserto pode ser alguma angustia, medo, dor, falta de compreensão por alguém, sofrimento causado por pessoas que não te valoriza devidamente, depressão, sentimentos diversos, etc. Mas entenda que o caminho mesmo estando difícil no momento, se Deus estiver ao seu lado, vai haver vitórias e conquistas.
Com muita frequência Deus diz não para nós, em relação a uma casa que está nos nossos planos para comprá-la, ou um carro, uma viagem, uma profissão, um casamento e etc. Entretanto, a pergunta que não quer calar é, por que Deus diz não para muitas coisas que aos nossos olhos julgamos ser boas?. Certamente é para nos proteger de consequências que iriam nos fazer sofrer, tanto no presente como no futuro.
Amós era um simples homem do campo cujo nome significa 'aquele que suporta o jugo'. Deus o escolheu para anunciar arrependimento a Israel. Amós é o retrato e relato do que Deus pode fazer através de mim e de você. Deus quer você, Ele escolheu você para transformar esse mundo. Não, você não precisa ser igual, ou mesmo parecido com os famosos ícones do cristianismo. Basta ser você.
Misericórdia - faceta do amor de Deus que faz com que Ele ajude os aflitos, da mesma forma que a graça é a faceta do seu amor que o leva a perdoar os culpados. Devido à sua misericórdia, Ele nos salvou. A salvação não é obtida mediante esforço ou mérito humanos, mas provém exclusivamente da misericórdia de Deus.
Nós podemos ser amigos de Deus? Qual é a diferença entre harmonia e amizade? É possível crer em uma amizade Divino-humana, entre O que é Perfeito e o imperfeito? Por que Deus quer amigos em vez de companheiros? Você se torna amigo de Deus, quando crê que é aceito por Deus, não somente pelo que crê, mas também pelo seu compromisso com os propósitos de Deus.
A alegria humana depende do nosso bem-estar para se concretizar. A Alegria que Deus dá é pura, não depende do nosso bem-estar, mas do quanto nós nos rendemos ao trabalho de Deus em nossas vidas. Nós podemos ver o poder da alegria que Deus nos dá na vida de Paulo, que mesmo estando preso em Roma, é capaz de incentivar os cristãos de Filipos a buscarem esse tipo de alegria em união com Cristo.
Se o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre, então as seguintes implicações são verdadeiras - a paixão de Deus por sua própria glória e sua paixão por minha alegria não se contradizem; Se a glória de Deus e o profundo deleite da alma humana são, em si, a mesma coisa, então o evangelismo significa a representação da beleza de Cristo e sua obra de salvação com uma urgência sincera de amor que trabalha para ajudar as pessoas a encontrarem sua satisfação nele....
Assim como a cidade de Jericó não prosperava, pois nada produzia naquele lugar, a terra era estéril por causa das águas amargas, assim é a vida de muitas pessoas neste mundo, são bem intencionadas, esforçadas, se relacionam bem, honestas, fazem bons planos para a vida, mas infelizmente as coisas não dão certo para elas, acabam frustradas, decepcionadas com a vida e então acabam deprimidas e pensam em desistir de tudo. Saiba que JESUS é a solução, toda carga hereditária negativa que você recebeu terá fim com a palavra do profeta.