Estudo Bíblico sobre Dia das Mães


Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição de tua serva, e de mim te lembrares (...) e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida..." (1Samuel 1.10 e 11)

Querida mãe, todos os anos nós comemoramos o teu dia. Agora com muito amor queremos te homenagear, e, te dizer que a maternidade estava nos planos de Deus desde a criação. Deus criou Eva para caminhar ao lado de seu esposo, Adão, e também criou a estrutura física da mulher que traria no ventre a nova vida em formação. No texto bíblico em apreço vemos uma mulher para quem, por muito tempo, esta alegria foi vedada. Mas, mostrou-se valente, guerreira em oração e extremamente agradecida ao Senhor. Por essas qualidades Ana foi agraciada com filhos. Aprendamos juntos com essa mulher de fibra e com seu relacionamento com Deus.

Sua Vida de Oração (v.10): Ana subiu à Casa de Deus e ali o buscou de todo o coração pedindo-lhe um filho. Em vez de reclamar de sua sorte ingrata, Ana buscou consolo no Senhor. Diante de uma situação aflitiva a oração é o caminho certo. Assim fez Moisés diante do mar vermelho. Assim fez Ezequias quando enfermo. Suzana Wesley, mãe de John Wesley costumava passar pelo menos uma hora de oração com cada um de seus filhos durante a semana. Sua vida de oração foi de grande influência na vida deles, e, eles foram instrumentos de avivamento na Inglaterra. Orar pelos filhos é um dever das mães.

Sua Dedicação ao Senhor (v.11): "Ao Senhor o darei". Ao invés de segurar para si entregou aos cuidados de Deus. Não havia garantia nenhuma de que ela teria outro filho. Mesmo assim, entregou ao Senhor. O instinto materno de reter e manter os filhos perto de si deve ser colocado no altar de Deus, para que o Senhor use os filhos no Seu serviço. É o bem mais precioso que uma mãe pode dar para honrar a Deus. A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor. Ana queria um filho, mas, que esse fosse para o Senhor. A exemplo de Ana outras mães vão à Igreja toda a semana apresentar seus filhos a Deus. Joquebede ofereceu Moisés. Isabel ofereceu João Batista. Maria ofereceu Jesus Cristo. Desta forma, mãe, você também, ofereça a Deus todos os seus filhos. Consagre-os, para que eles sejam criados dentro da vontade de Deus, e, assim, abençoados.

Sua diligência para com as coisas do Reino de Deus: Tendo consagrado o filho não deixou de cuidar dele (1Samuel 2.19). Ana anualmente visitava Samuel dando-lhe amor e carinho. Ela não só ofereceu o seu filho para a obra de Deus, mas com as suas mãos ajudou a sustentá-lo na sua formação. Foi uma mãe solícita, diligente, prestimosa, cuidadosa e zelosa.

Ana teve sua recompensa por ser mãe fiel: seu filho foi uma benção para toda a nação. Ainda hoje nós vemos isso na Bíblia, e, somos influenciados por seu exemplo. Mãe, tua tarefa não é insignificante. Lute, pois Deus abençoará teus filhos. E, lá no céu, você terá a recompensa. Feliz Dias das Mães!
Artigo recebido por email sem identificação do autor 
Divulgação: estudosgospel.com.br |

 


Estudos Biblicos e Artigos para o dia da mães




Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!