Tempestades e tormentas têm significados idênticos, ambos representam um estado de confusão na atmosfera com ventos fortes, chuvas, raios, trovões, acontecendo ao mesmo tempo ou de forma simultânea. Tempestades e tormentas também acontecem em nossas vidas, e Deus nos aperfeiçoa nesses caminhos. É verdade, podemos sair feridos, incompletos, abatidos pela violência do combate, contudo por pior que seja a situação, por mais que nos sintamos fracos e sozinhos, não estaremos abandonados. Deus é nosso abrigo!
Deus ouviu a oração de Ezequias. Isto foi um fato inegável. E a verdade por trás dele é que os ouvidos de Deus estão atentos às palavras sinceras de um filho seu. Mas a mudança de planos que Deus promoveu não foi por causa da oração de Ezequias foi por algo mais antigo e mais profundo. Por causa da oração de Ezequias, Deus se lembrou do compromisso com Davi. E por não poder negar a sua palavra, o Senhor deu mais 15 anos de vida ao Rei Ezequias. A oração é o meio para se chegar aos ouvidos de Deus, mas para mover a mão de Deus é preciso ter um compromisso de fidelidade e andar na presença Dele!
Há duas reações muito diferentes quando a santidade de Deus entra em contato com o pecado humano – justa ira e paciente misericórdia. Há uma diferença importante entre essas duas reações ao pecado. Pode haver paciente misericórdia, mas deve haver ira justa. A misericórdia de Deus, expressa em paciência, não dura para sempre. Ela não nega justiça; somente a adia por um tempo.
Um dos nomes mais importantes pelos quais Deus se tem feito conhecer é o de 'Jeová'. Foi por esse nome e suas várias combinações que Ele se revelou nas diversas relações que sustenta com os homens. Eu Sou, Jeová Jiré, Jeová Nissi, Jeová Ropeca, Jeová Shalom, Jeová Raa, Jeová Tisidequenu, Jeová Sabaote, Jeová Samá, Jeová Elion, Jeová Micadiskim. São nomes atribuídos a Deus, nas Escrituras.
É tão maravilhoso sabermos que existimos para ver a glória de Deus, prová-la e proclamá-la. O Senhor da glória, que é a própria glória, tomou a nossa natureza humana, e foi para o céu eterno de luz e glória e Ele prometeu que onde estivesse ali estaríamos com Ele para sempre.
Qualquer pessoa, até mesmo Deus, pode dizer que ama alguém. Mas o que isso significa? Deus mostrou Seu amor por nós enviando Jesus para morrer por nossos pecados. Só quando entendemos isso é que percebemos o amor incrível que foi manifestado em nosso favor.
É importante que todo homem ou mulher que ainda não conhece a Jesus Cristo e a Deus como Pai na sua essência abra o seu coração e possa dizer pela unção do Espírito Santo: Faz em mim morada permanente!