Satanás age contra a igreja de várias maneiras - ele furta a palavra dos corações, semeia joio no meio do trigo, intercepta a resposta às orações dos santos, oprime pessoas com enfermidades, age na disseminação de ensinos falsos, ataca a mente dos homens... Você pode vencê-lo revestindo-se do poder e de toda a armadura de Deus.
Embora o ser humano esteja visceralmente envolvido no desdobramento da história, ninguém vai conseguir entender o propósito e o objetivo dela sem antes conhecer o que Deus revela acerca da esfera angelical. Tudo começou quando Satanás declarou a sua independência de Deus logo depois da criação.
Parte do processo que tem levado a humanidade a uma crescente decadência em termos morais e espirituais deriva da negação da antiga personificação do Mal, a antiga "serpente", também conhecida como Satanás.
Talvez a arma mais  poderosa de satanás na sua guerra contra a Igreja seja exatamente o erro religioso. Talvez não haja uma arma mais eficaz do que esta: difundir o erro de tal forma que as pessoas fiquem confusas e, assim, a verdade do Evangelho e o progresso da Igreja seja obstaculado.
Devemos destacar o contraste entre as atitudes de Jesus, João Batista e lúcifer. Os dois primeiros escolheram se humilhar e depois foram exaltados por Deus, ao passo que o terceiro escolheu se exaltar e foi extremamente humilhado por Deus. Qual atitude você vai tomar?
A possessão pode ser por violência, isto é, os demônios se apoderam do corpo de uma pessoa não porque tenha havido um consentimento explícito - como é o caso dos feiticeiros - mas porque a situação de pecado permite ao diabo tomar posse de sua vítima.