Estudo Bíblico Gospel

Avivamento Pessoal e Crescimento Espiritual


Texto: 1 Pedro 2.1-10;
Texto Complementar: 2 Pedro 3.18

Introdução: Precisamos estabelecer alvos de crescimento espiritual para as nossas vidas. Precisamos almejar sermos crentes melhores, mais comprometidos com Deus, com a igreja e cheios do Espírito Santo (Fl 3.12-14).

Áreas nas quais precisamos crescer:


1. Intimidade com Deus:

Aprendendo a desfrutar da onipresença de Deus e também da sua presença manifesta. Deus deseja relacionar-se conosco mais profundamente no nosso dia a dia, e tocar-nos com seu poder e com seu Espírito (Ef 5.18, 19).

2. Conhecimento da palavra:

Meditar diariamente na palavra de Deus de uma forma profunda, buscando compreender aquilo que estamos lendo, deixando o Senhor falar ao nosso coração através do seu Espírito, até que nos sintamos alimentados (Sl 119.11; Sl 1.2).

3. Nos relacionamentos:

a. Pedir perdão (Sl 32.5).
b. Perdoar (Mt 18.33-35).
c. Não reter no coração: mágoas, ódio e rancores (1 Jo 4. 20).
d. Não dar lugar ao ressentimento e amarguras (Hb 12.14, 15).
e. Amar a todos indistintamente (1 Pd 1.22; 2.17).

4. Nas contribuições:

Na fidelidade ao Senhor com os nossos dízimos e ofertas, contribuindo com pontualidade, aumentando proporcionalmente nossas contribuições de acordo com nossa prosperidade (1 Co 16. 2; 2 Co 9.6-8).

5. Na evangelização:

Estar envolvido com a nossa responsabilidade pelo evangelismo pessoal, antes do evangelismo coletivo, sabendo que, somos responsáveis diante de Deus por todos aqueles que estão ao nosso redor sem Jesus (Mc 16.15; Rm 1.16).

6. Na oração e adoração:

Ter um bom tempo de qualidade diante de Deus, para oração e adoração, orando diariamente em favor da família, igreja, pastores e líderes, enfermos, pelo avanço da obra missionária e do evangelho, pela nossa cidade, estado e nação, pelas demais nações e missionários que ali se encontram (1 Cr 29.20; Sl 96.9; 2 Tm 2.1-3).

7. No ministério:

Crescermos cada vez mais no exercício dos nossos dons, procurando servir ao corpo de Cristo cada vez mais, com disposição, zelo e amor (Sl 100.2; Hb 12.28).

Conclusão: Estabeleça alvos, faça anotações, avalie a si mesmo, aprenda a ser autocrítico e busque as mudanças necessárias que você ainda não conquistou.

Algumas sugestões poderiam ser:

Ler toda a bíblia anualmente.
Estabelecer um período de oração e meditação diária de pelo menos 1 hora.
Fazer uma visita por semana.
Falar de Jesus para uma pessoa a cada dia e etc.
|  Autor: Prs. Paulo Cézar e Cleir Martins  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!