Com queda de Adão e Eva a morte entrou no mundo e alcançou a humanidade toda. Assim, durante toda a história humana o inimigo tem oprimido o homem na batalha do mal contra o bem, e só culminará no dia já determinado por Deus.
'Naquele dia o Livro de Moisés foi lido em alta voz diante do povo, e nele achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido ao povo de Deus, pois eles, em vez de darem água e comida aos israelitas, tinham contratado Balaão para invocar maldição sobre eles O nosso Deus, porém, transformou maldição em bênção'. (Ne 13:1-2)
'Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; A maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes'. (Dt 11.26- 28) 
São aqueles que estão na linha de frente, basicamente no corpo a corpo com o inimigo: destituindo potestades, expulsando demônios, invadindo pessoalmente o território do inimigo, pisando neste território e tomando posse em nome do grande general – Jeová Shabaot
Por conflito global, podemos entender que a guerra espiritual não somente está voltado a um aspecto terreno, mas também envolve as regiões celestiais, ou seja, o universo criado.
Muitas vezes, em nosso dia a dia, satanás e seus demônios de levantam contra nós. E é nestes momentos que muitos não sabem como se comportar, ou melhor, de que maneira agir.
Quando começou o Sábado, senti algo estranho acontecendo. Meu estômago e órgãos internos começaram a constranger-se, como se algo ruim estivesse ao derrodor. Senti uma grande tristeza e ao mesmo tempo fiquei com mal estar. Creio que uma hoste de demônios estava lutando contra eu e minha esposa.

Muitos cristãos que escreveram sobre a questão de batalha espiritual ao longo da história, descreveram o poder conspirador de Satanás para escravizar o homem ao pecado e à mentira sem que o pecado fosse resultado de "endemoninhamento"

Quando Satanás açoitar com a vara do sofrimento, resista. Aqueles que se aproximam de Deus com fé e arrependimento encontram o poder que os habilita a viver em obediência