A separação do joio e do trigo ocorre pela denúncia do mal, o Senhor até por um tempo permite que as coisas aconteçam para que seja identificado quem é e quem não é, pois no silêncio de Deus é revelado o coração dos homens. O fim desta visa alertar, denunciar e despertar o povo de Deus, acerca de suas omissões e práticas contrárias a vontade de Deus, pois por um tempo Deus até fica calado , porém chegará o momento dele se manifestar e julgar a causa dos fiéis, o dia em que ele fará a diferença entre quem serve e quem não o serve, o dia em que ele separará o joio do trigo...
Estudando sobre as cartas destinadas as sete igrejas do Apocalipse, parei de forma mais demorada na sétima carta, aos de Laódiceia. E aqui não se pretende esmiuçar cada linha da mensagem de Jesus àquela igreja, mas de modo especifico destacar a mornidão espiritual que reinava naquela comunidade. Não é surreal saber que Jesus estava do lado de fora, batendo à porta da igreja em Laódiceia? Assim sendo, os crentes por lá estavam vivendo um tremendo engano, em nome da tolerância.
Qualquer pessoa que já visitou o mar entende a idéia de ondas constantes. Uma após outra, elas vêm sem parar. A adoração a Deus no céu, também, é constante. Os quatro seres viventes... os 24 anciãos... milhões de anjos... toda a criação... Como adoram um Deus perfeito, usam sete (número completo ou perfeito) palavras de louvor para honrar Jesus -  'poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor'. Ondas eternas de louvor para o Criador e Redentor. Se formos fiéis até a morte, poderemos participar!
Guardei para o fim o destino mais belo da nossa viagem pelo céu. Por isso, em pensamentos entramos agora no Santo dos Santos. Em Hebreus 10.19 somos convidados a entrar. Hoje só podemos nos colocar na presença de Deus em pensamento, mas virá o dia em que entraremos de fato no Santo dos Santos, pois lá é o nosso lar. Então experimentaremos o que agora antecipamos em pensamento, pois o melhor ainda virá!
O céu é real. Na era da fantasia, dos efeitos especiais, do misticismo e da apatia espiritual, é fácil interpretar o céu de maneira errada. Mas a Bíblia é bem clara quanto à existência e ao propósito do céu. E já que o céu e o Estado Eterno são parte do plano de Deus para as eras, o céu e a profecia estão relacionados integralmente.
Para identificar corretamente as duas testemunhas de Apocalipse 11, é preciso deixarmos a música do Velho Testamento tocar como pano de fundo em nossas mentes. Não devemos tentar traçar paralelos exatos entre a imagens apocalípticas e suas referências do Antigo Testamento, nem tentar pressionar o sistema de linguagem do Apocalipse em um labirinto literal. As duas testemunhas são uma referência metafórica a Moisés e Elias.
Poderiam as pessoas ativas, religiosas e empenhadas serem realmente perdidas no último dia? Jamais imaginemos que o Senhor aceitará automaticamente nossa adoração, não importa como ela seja oferecida. Adoração interesseira, não autorizada ou meramente exterior ele rejeitará.
Confesso já ter enfrentado alguma dificuldade para entender por que o clarim do arrebatamento é chamado de a última trombeta. Discorrendo sobre o rapto da Igreja, o apóstolo é mais do que meridiano; é profeticamente conclusivo - 'Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados' (1Co 15.52). Todavia, não esclarece ele a razão pela qual a última trombeta é assim denominada. De uma coisa, porém, tenho certeza - a trombeta soará, e eu irei ao encontro do meu Senhor.
Jesus falou que cedo Ele virá, e que mesmo em meio a tantas lutas e em meio a tantos profanos, devemos guardar a nossa coroa, que nos foi dada por Jesus quando cumpriu sua missão na terra morrendo na cruz. Agora vem a segunda fase da missão do Senhor Jesus, buscar a igreja fiel, que vive em sua dependência total e exclusiva. Eu te espero nesse dia.
O livro de Apocalipse pode ser sintetizado em nove características básicas - é um livro centrado na Pessoa de Cristo, aberto, cheio de símbolos, profecia, é um livro relevante, majestoso, universal, apoteótico. João é preso na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo. O que vês escreve em livro – A mensagem precisa ser registrada fielmente e perpetuamente. Essa ordem percorre todo o livro. Isso eleva essa profecia a uma categoria normativa para toda a igreja em todos os tempos.
A palavra 'Apocalipse' significa descoberta, sem véu. Revelação não é especulação humana, é a Palavra de Deus e o testemunho fiel. Ele revela o plano vitorioso, triunfante de Cristo e da sua igreja. Sua vitória absoluta contra todos os seus inimigos: a Meretriz, a besta, o falso profeta, o dragão, os incrédulos, a morte. O Apocalipse mostra que o último capítulo da história não será de tragédia, mas de uma retumbante vitória do Cordeiro de Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
'Livro Selado', fechado com sete selos a qual ninguém poderá abrir, destinado para o Único mediador do Senhor Deus. Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Herdeiro do Reino Celestial. Este livro selado contém mistérios para serem desvendados e revelados ao povo de Deus, que foram comprados e redimidos pelo sangue do Cordeiro.