Reflexão Só Para Conversão


A placa 'Só Para Conversão' aparece frequentemente nas estradas e ruas brasileiras. Serve para identificar uma faixa destinada à mudança de direção. Se entrar na faixa assim marcada, o motorista é obrigado a sair de uma rua e entrar em outra.

As Escrituras foram reveladas para o nosso benefício, e servem como uma faixa 'só para conversão'. Deus não deixou a Bíblia em mãos humanas como objeto de curiosidade ou de estudo puramente acadêmico ou teórico. A palavra de Deus tem o propósito de mudar a direção das nossas vidas.

Ao longo da história, Deus tem chamado o pecador ao arrependimento, implorando para o desviado se converter. Ezequiel mostrou que a responsabilidade pelo pecado é individual e registrou estas palavras do próprio Senhor: 'Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? ... Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida... Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei. Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto... Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei' (Ezequiel 18:23,27,28,32).

A mensagem de Jesus Cristo foi relatada em quatro livros que conhecemos como os Evangelhos. João, um dos apóstolos de Jesus, disse que seu relato tinha um propósito de levar o leitor a crer em Jesus: 'Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome' (João 20:31). Tiago disse que a palavra 'é poderosa para salvar a vossa alma' e que deve ser praticada, e não somente ouvida (Tiago 1:21-22).

Quando a palavra de Deus penetra um coração honesto, ela leva a pessoa a se transformar, uma mudança radical descrita como conversão. Lucas comentou sobre o efeito da pregação dos apóstolos usando esse termo: 'Viram-no todos os habitantes de Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor' (Atos 9:35); 'Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor' (Atos 11:20-21).

Com tanta ênfase bíblica na conversão das pessoas, devemos prestar atenção no significado desta transformação. Muitos falam da sua conversão sem entendimento do compromisso que ela exige.

A conversão significa uma mudança radical. Uma palavra integralmente ligada à conversão é o 'arrependimento'. Dezenas de citações bíblicas falam sobre o arrependimento, a decisão de mudar a direção. João Batista chamou as pessoas que buscavam lugar no reino dos céus a produzirem 'frutos dignos de arrependimento' (Mateus 3:8). A pessoa que se arrepende por causa da mensagem das Escrituras decide abandonar seu caminho egoísta e pecaminoso para se tornar um seguidor de Jesus. Paulo trata esta transformação como morte e nova vida: 'Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim' (Gálatas 2:19-20).

A única conversão válida é a conversão ao Senhor. As citações acima de Atos 9:35 e 11:21 deixam bem claro que os cristãos primitivos se converteram ao Senhor. Muitos desejam Jesus como Salvador, mas não querem ser transformados para submeter a sua vontade à autoridade absoluta do Senhor dos senhores e Rei dos reis. Converter-se ao Senhor implica na submissão total a ele, assumindo o compromisso de guardar todas as coisas que Jesus ordena na sua palavra (Mateus 28:18-20).

Deus deixou sua palavra registrada para todos nós com um propósito importante para as nossas vidas. O evangelho é 'só para conversão'!

| Autor: Dennis Allan | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!