Primavera é sinônimo de esperança, é Deus renovando o que já parecia sem vida. Fé tem muito a ver com primavera porque somente através da fé em um Deus que transforma é que enxergamos a beleza do futuro, quando em nosso presente, ainda é inverno daqueles bem frios e carregados de lama.
Fé e pedras. Caminhos que se contrastam pelas leis da física, química, das coisas visíveis e invisíveis. João Batista, apontou para as pedras à beira do Rio Jordão e disse que delas, Deus poderia suscitar filhos de Abraão. Do imobilismo, palidez, frio e insensibilidade, algo novo e bom nasceria.
Os obstáculos são uma parte intrínseca da vida. Enquanto vivos, enfrentaremos lutas; quando uma termina, outra se inicia. Só existe uma maneira de vencê-los, é enfrentando-os. Não se abata, enfrente os obstáculos. Você não pode mudar seu passado, mas as páginas do seu futuro estão em branco; escreva-as com a tinta da vitória.
'Quem sabe amanhã'; dizemos na certeza de que o amanhã não falha. Fazemos planos, marcamos encontros, preenchemos nossas agendas e observando o calendário, contemplamos o futuro como se estivéssemos em uma estação de trem, com malas prontas para embarque. E se não houver amanhã?
Despidas de suas folhas, o carvalho e a azinheira, são a representação do jardim da esperança e renascimento, elas não abandonam os galhos facilmente, mas aguardam nova estação para florescerem. Não há homem que esteja livre da opressão, contudo alguns se entregam e outros vencem.
Qual é o maior sonho de um atleta? Ser o vencedor e subir no pódio! Não creio que exista algum atleta que não tenha esse sonho. A grande verdade é que nossa vida também é uma corrida pa a vitória. E todos que vencerem receberão um prêmio muito superior ao que um atleta pode ganhar numa competição, receberão a vida eterna conquistada por Jesus na cruz. 
O forte sabor da mostarda pode se sobrepor ao dos outros alimentos, quando misturados. Assim é o Evangelho, assim é a fé - Dão vida e curam as feridas mais profundas do ser.
Muitas vezes, as circunstâncias acabam se tornando tão difíceis que não conseguimos mais nos desvencilhar sozinhos dos problemas. Quando alguém se encontra em tal situação, a única solução é ir a Deus e invocá-lO, porque Ele não rejeita a quem o invoca...
Assim como foi com José, talvez você sofra com perseguições, calunias e opressão, mas Deus quer que você não desista e permaneça fiel a Ele. A sua fidelidade é o combustível que alimenta os sonhos do Senhor.
Mesmo que o seu passado seja repleto de manchas, qualquer pessoa pode encontrar um novo começo com Deus. Não fique parado onde está. Não perca tempo enfocando o que costumava ser. Lembre-se, a esperança que temos em Cristo significa que há um amanhã melhor. Os pecados são perdoados. A vergonha é eliminada...
As palmeiras balançam, perdem folhas...mas não caem facilmente.Sujeito a 'ventos fortes e tempestades', assim é o justo como palmeira. Por vezes, saímos tão machucados, mas, a graça de Deus nos sustenta nos dando vida e vigor para amparar os mais fracos.
Uma doutrina misteriosa, mas de grande importância para a nossa vida é a Soberania de Deus. Ele é soberano sobre a minha vida. Ele é soberano sobre a sua vida. Ele é soberano, quer você aceite, quer não.