Reflexão Imagem Congelada

 
Faz parte de nossa natureza caída, de nossos sentimentos imperfeitos, idiossincrasias e idiotices.
 
Um humilde homem nos visitou e manifestou interesse em ser membro de nossa igreja. Ele passara a trabalhar num sítio na vizinhança. Semanas depois, um líder religioso da congregação da qual participava referido irmão, procurou-nos para nos alertar: “Esse irmão cometeu adultério, não participa da Ceia; cuidado”. Considerei esse alerta como uma perseguição, um modo de policiar a vida das ovelhas; uma espécie de tribunal inquisitório.
 
Conversei com o “réprobo” pecador. Estava separado da mulher, cometeu alguns pecados, mas já se arrependeu e está em plena comunhão com Deus.
Não raro acontece esse tipo de julgamento. Guardamos a máxima popular de que “pau de nasce torto não tem jeito, morre torto”. Mas a Palavra nos ensina o contrário. Jesus aprendeu com seu pai, José, carpinteiro, a corrigir as imperfeições do rude tronco. Impulsionado pelo Espírito, periodicamente o crente desce à olaria para que o vaso de barro seja remodelado e consertado. Tal ocorre porque os vasos de honra ficam sujeitos às tentações e intempéries da vida.
 
Guardamos no cofre da nossa mente, a sete chaves, aquele conceito antigo, aqueles caracteres defeituosos, a imagem que fizemos das pessoas, quer por informações de terceiros, quer por observação direta. Passados dez anos, a imagem daquele pecador, daquele adúltero, daquele mentiroso ainda está intacta em nossa mente. Nossa mente é um frigorífico que congela imagens, principalmente as negativas.
Seria desastroso se Deus congelasse a nossa imagem de homem rebelde. Na Sua mente, ainda estaríamos escravos do pecado. Mas graças ao Seu plano de redenção, o pecador pode ser resgatado e regenerado.
 
Muitos congelam, também, ódios e ressentimentos, obstáculos à liberação de perdão. A raiva fica petrificada, machuca o coração e impede o crescimento espiritual. Todavia, do nosso interior deverão fluir “rios de água viva”, onde não há lugar para imagens congeladas.
 
Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!