Reflexão As 4 Estações Espirituais


Texto:
. Jeremias - 8:20 - Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos SALVOS.
. Daniel - 2:21 - Ele muda os tempos e as ESTAÇÕES; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos.

Introdução
O verdadeiro crente deve sempre estar em meditação, tudo deve levá-lo a meditar e a se focalizar dentro da palavra de Deus, pois o verdadeiro cristão deve em tudo ter visões voltadas para o que vem do alto. (Mt 22.29) (Jo 5.39) (Sl 1.2). Esse versículo do profeta Jeremias, muito me deixa preocupado, pois profeta é aquele que fala por inspiração divina, e assim sendo devemos nos atentar, pois passou o tempo de colheita, depois também passou o verão, e o que parece, ninguém está salvo. Mas o interessante é que a colheita se fazia no outono, e bem conhecemos as quatro estações do ano, Outono, Inverno, Primavera, Verão. O que nos revela a palavra que se foi todo o ano e ninguém se salvou. Que pena!

Jeremias era conhecido como o profeta chorão, agora se ele sendo um chorão, nos mostrando que era muito sentimental, agora imagine Jeová ao revelar esta palavra ao profeta, como estaria seu coração? As Quatro Estações Espirituais são vividas por todos nós, mas em qual estação você estará, depende de você. Deus fala que os seus filhos passam por estações, mas alguns vivem em uma determinada estação por um período maior, e também me fez entender que Ele, somente Ele, Jeová, pode mudar as estações de nossas vidas mediante nossa vontade. Decida hoje viver em uma estação que agrade a Deus e em que você estará feliz, então se lembre, Ele muda as estações. (Ap 22.11,12)

PRIMEIRA ESTAÇÃO - Outono – de 21/03 A 21/06

Nesta estação os dias ficam mais curtos e mais frescos, as folhas e frutas começam a cair.

Este é um tempo perigoso, pois começamos a nos relaxar com as coisas de Deus e da Igreja, deixamos de lado os dias de culto, e sempre arrumamos uma boa desculpa, tais como, tenho trabalhado muito, tenho chegado tarde, estou reformando minha casa. Este é o tempo das desculpas esfarrapadas, tempo que começa a anteceder aquilo que Jesus disse a Igreja de Laodicéia, “não sejas morno”, é o tempo da mornidão, em que muitos vão aonde A Igreja se reune uma vez por semana. Este período antecede os dias maus, pois aparentemente nada acontece, nem de bom, nem de ruim. (Ef 5.16) (AP 3.15,16); No outono espiritual o crente fica indiferente á fé, já não ora mais, já não lê mais a Palavra de Deus, tudo é preguiça, e enquanto isso a folhas vão caindo, os frutos que ainda restam também começam a cair, já não se pode aproveitar muita coisa na vida do crente que está no outono, pois as poucas folhas que restam estão amareladas também prontas para cair. (1 Co 10.12) (1 Co 15.58). O meu desejo é que se você estiver nessas condições, comece a buscar a presença de Deus. É como se as palavras de Salomão fosse; “lembra-te do teu criador nos dias de outono, antes que venham os dias de inverno”. (Ec 12.1); Mas o que o crente de outono não vê, é que esta é a estação que antecede o inverno, estação sobre a qual falaremos a seguir.

SEGUNDA ESTAÇÃO - Inverno – de 21/06 A 23/09

Nesta estação, associado ao ciclo biológico, alguns animais entram em hibernação e se recolhem durante o período de frio intenso, também os dias são mais curtos e por isso escurece mais cedo. Você consegue entender o perigo que muitos correm por estarem no outono. Pois no inverno é o tempo das provações, tempo de lutas, pois agora o crente não tem folhas para se agasalhar. Também devemos saber que o inimigo aproveita esta estação para atacar e sem dó e sem piedade. No inverno escurece mais cedo, pois tudo é escuridão longe da casa de Deus. Os dias são curtos, isto é, se tem alegria ela é passageira e falsa. O crente entra em hibernação, querendo dormir e só acordar quando a luta passar, se recolhendo ao frio do álcool, ao frio das drogas etc.

Nesta estação, nos esquecemos que Deus é fogo consumidor (Hb 12:29) e Jesus disse que veio lançar fogo sobre a terra (Lc 12:49), o Espírito Santo desceu como língua de fogo sobre A Igreja (At 2:3) e mais parecemos uma pedra de gelo, diante do frio da solidão. Viram agora a onde o Outono pode te levar? Saia agora mesmo da monotonia de ser um cristão à baixo da média, levante e desperta de teu sono, pois o Senhor é Deus dos vivos e não dos mortos, sabe por que? Por que morto é gelado e vivo tem sangue nas veias. (Ef 5.14,15).

Para encerrar esta estação gostaria de lhes lembrar algumas palavras de Jesus quando falando do fim dos tempos disse; “Rogai para que esse dia não aconteça no inverno”. Ele sabia o que estava falando, frieza espiritual mata o homem físico. Amado não morra, Jesus veio dar vida com abundância. (Jo 10.10).

TERCEIRA ESTAÇÃO - Primavera – de 23/09 A 21/12

Esta é a estação mais florida, representa a época primeira, pois com o fim do inverno os dias voltam a ser mais longos e quentes, este é o período que os animais se reproduzem e fazem seus ninhos. (Ct 2.11,12). Quando chegamos no frio do inverno então recordamos que temos um Deus que faz o impossível para nos ajudar, e então enfiamos o pinico em baixo do braço, colocamos a viola no saco, fazemos uma cara lavada e votamos para à igreja, onde realmente os dias são longos e cheios de sol. É por isso que Jesus disse lembra de onde caíste e retorna ao primeiro amor. (Ap 2.4). Então quando voltamos começa um novo período para nossas vidas e começa a surgir algumas folhas verdes, mas tudo isso levará um tempo até que toda a árvore esteja coberta novamente de folhas, e como os dias são mais ensolarado, isso representa mais calor, pois na casa de Deus tem o Espírito Santo que tudo clareia e a tudo aquece. (Rm 8.14-16) (Rm 8.26). Amado irmão Ele, o Senhor Deus Todo-Poderoso, só Ele pode mudar as estações de sua vida. Na primavera ao começar a crescer as folhas e as flores simbolizam que com as folhas estamos tendo mais focas para combater as lutas e o inimigo, e as flores mostram que agora o perfume é outro, pois no inverno não se banha tanto, mas no calor queremos nos banhar toda a hora. Viva na casa de Deus para que seus dias não sejam uma constante estadia no inverno. (Ef 6.11,13,14 estai pois firmes).

QUARTA ESTAÇÃO - verão – de 21/12 A 21/03

Esta é a estação onde a temperatura é mais quente, muito calor, as árvores estão verdes e carregadas de frutos, os dias são claros e neste período a terra recebe mais chuva por causa da maior vaporização das águas. Deu para reparar no tamanho da benção em viver no verão da Casa de Deus, lá, só lá, na igreja você encontrará as altas temperaturas estando na presença de Deus, é por isso que Jesus disse que queria ter Israel debaixo de suas asas como uma galinha acalenta seus pintinhos, para lhes dar calor. (Mt 23.37). Também vemos que os dias são mais claros e sabemos que quem caminha no escuro tropeça, mas quem caminha na luz não tropeça, e no verão os dias são claros e ensolarados. (1 Jo 1.5-7).

Agora a chuva é mais abundante é a terra é ais regada, as árvores dão sombra, nos mostrando que quem vive no verão da casa de Deus pode ajudar a outros que estejam entrando no outono ou passando pelo inverno, pois agora você que está no inverno além de ter passado pelas outras estações, onde adquiriu experiências, tem forças, folhas verdes, flores e frutos. (Jo 15.1-5). Verdadeiramente o verão é mais gostoso! Viva cada dia na presença de Deus com toda sua força e tenha a convicção de que tudo que você fizer para alegrar o coração de Deus ainda é pouco, pelo muito o que Ele te tem abençoado. (Lc 17.10). Verão é para quem quer, mas se por ventura você estiver em outra estação que não seja o verão, novamente eu volto a te lembrar de que Ele, somente Ele, Jeová, pode mudar a estação de sua vida, te tirando de qualquer situação e te colocando no verão da casa de Deus. (1 Co 15.57).

Conclusão:
Alimente do calor da casa de Deus, pois em outro lugar você jamais encontrará calor e chuva na medida certa. Agora entendo quando Jesus chamou a Igreja de Laodicéia de morna, era por que ela estava no outono, pois Ele disse por não ser frio nem quente vomitar-te-ei da minha boca. Sabe! Quando estamos quentes estamos no verão da casa de Deus e quando estamos no inverno é que estamos na prova e no inverno reconhecemos a dependência de Deus, no inverno retornamos para Deus, nos lembrando de onde caímos, é por isso que o Senhor não se alegra com crente morno. Volta para a casa de Deus, não seja um filho ingrato abandonando a casa do Pai, onde há verão o ano inteiro. (Sl 122.1) (Lv 6.12,13)

| Autor: Pr. Wagner V Silva | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!