Homens, que fizeram a diferença na sociedade, fazendo a vontade de Deus, e impactando o mundo. Muitos deles eram militares e políticos; e como há muito preconceito entre os cristãos sobre essas profissões, resolvi mostrar o que a Palavra de Deus fala a respeito do militarismo e da política.
A escada de Jacob (em hebraico: Sulam Yaakov סולם יעקב) refere-se à escada mencionada na Bíblia (Gênesis 28,11-19) que se caracteriza o meio empregue pelos anjos para subir e descer do céu. Foi imaginada pelo patriarca Jacó num dos seus sonhos. Jacó partiu de Berseba e foi para Harã. A visão de Jacó foi uma escada com 4 degraus visíveis aos olhos do homem
Pilatos sabia quem era o criminoso chamado Barrabás, o qual ele mesmo mandou prender por crimes hediondos e agora o coloca em escolha; Jesus ou Barrabás? Para a surpresa de Pilatos o povo escolhe a Barrabás. Quero dizer para os muitos Barrabás que estão no corredor da morte, pois algumas injustiças humanas, ou algumas tempestades da vida o fizeram revoltar contra tudo e contra todos; que Jesus morreu em seu lugar e você está livre!!!
Eu aprendi com o jovem Davi pelos menos sete motivos que podem nos encorajar a enfrentar os gigantes que se levantam contra nós, e contra a igreja do Senhor Jesus na terra, pois somos mais que vitoriosos. Assim vamos analisar a boa e agradável palavra de Deus e os motivos que motivaram Davi a vencer seu inimigo. Venha siga e tome posse dessas motivações para sua vida e não tenha medo de nenhum gigante.
Davi é reconhecido como um dos maiores reis de toda a história judaica, mas como exemplo negativo de chefe de família. Teve vários desgostos pessoais com seus filhos, por não dedicar tempo e eles, nem ouvi-los em momentos difíceis de suas vidas.
Os valentes de David nem sempre foram valentes, eram pessoas comuns. 1º Samuel 22:1-2. É a passagem da cova do Adulam. O que havia ali? Vagabundos, exilados, amargurados, endividados, gente que havia saído de seu círculo social por serem considerados escória humana.
Daniel foi um dos homens mais usados por Deus, um homem de oração, fiel, bem visto pelas autoridades, mas alvo de muita inveja. Mostrou o poder de Deus através da sua pessoa, revelando visões das coisas ocultas.
Na aula de hoje estudaremos a respeito do preparo, chamado e envio de Moisés, o libertador escolhido por Deus para retirar os israelitas do Egito. Inicialmente mostraremos como Moisés foi preparado para exercer suas funções diante do Faraó. Em seguida, refletiremos a respeito do seu chamado, quando viu a sarça ardente e ouviu a voz de Deus. Ao final, aprenderemos sobre seu envio para libertar o povo de Israel do cativeiro.
Jesus estava reunido com seus discípulos, quando revela a Simão Pedro que Satanás estava prestes a peneira-lo. As mesmas dúvidas que afligiram Simão, nos afligem hoje. E a mesma peneira ainda está nas mãos do inimigo para cirandar aqueles que são portadores das  promessas no Reino de Deus.
Temos no livro de Ester um paradoxo - O desprezo e punição dados a rainha Vasti que recusa se apresentar perante o rei, e a exaltação de uma jovem órfã Ester que devota sua vida a presença do rei. O paradoxo da rainha que recusa a presença do Rei (Vasti) e da que dedica a vida (Ester) ao reino, pode ser comparado a nós em relação a Deus. A vida de Ester é um exemplo de cristianismo, de amor a Deus e aos homens. É de uma beleza e profundidade ímpar!
Entre os milhares de diálogos de Jesus, Deus nos preservou apenas alguns. O fato de ter poucas conversas dele, nos leva a guardá-las com todo carinho. Com Jesus aprendemos muito sobre alcançar as pessoas com o evangelho. Com a mulher samaritana aprendemos como reagir diante do evangelho.
Apesar de ser escolhido, antes de nascer, para ser abençoado no plano de Deus, Jacó teve uma vida cheia de conflito, decepção e perigo. Em muitas situações, ele não foi a vítima, e sim, o provocador destes conflitos. Em uma noite apareceu um homem que lutou com Jacó. Conforme o relato em Gênesis 32, percebemos que este homem foi o próprio Senhor. Depois de uma noite de luta livre e nove décadas de teimosa resistência, Jacó aprendeu que realmente é melhor confiar em Deus.