Esboço Sansão de Nazireu a Cego


Sansão foi filho de Manoá, tendo nascido em Zorá. Toda narrativa de sua vida é feita no AT, em Juízes Cap. 13 a0 16. No Cap. 13, vemos que sua mãe era estéril ( v 2 ), que o anjo lhe apareceu ( v 3 ), que foi feito o voto de Nazireu ( V 5 ), no v 6, ela conta para seu marido a benção que recebera e o anjo volta a estar com ela ( v 9 ). Note bem que o seu nome não é mencionado, mas ela atua com sabedoria e recebe a visita de um anjo por duas vezes. Isto demonstra que o Senhor conhece o desejo do coração daquele que lhe é fiel e que lhe adora humildemente em espírito.

Então, Sansão era nazireu desde o seu nascimento, sendo o primeiro nazireu mencionado na Bíblia ( verificar em Nm 6. 1-21 ).

O primeiro evento de sua vida foi o casamento com uma mulher filistéia ( Jz 14. 1-5 ). Tal casamento não era proibido pela lei de Moisés, pois os filisteus não faziam parte das 7 nações cananéias condenadas à destruição ( Ex. 34.11-16 e Dt. 7.1-4 ). Foi contudo um casamento não incentivado por seus pais ( Jz 14.1-3 ), não abençoado e pouco feliz. Não demorou e sua mulher lhe foi tirada e entregue a um seu companheiro ( Jz 14.20 ).

Em Juízes 14.5-9, temos a passagem em que ele mata um leão e depois por causa de um favo de mel, não teve cautela, " não vigiou " e toca no cadáver deste leão, desrespeitando o seu voto de narizeu. Com isso aprendemos que temos que andar em espírito para não aceitarmos o " mel suave " que o imimigo nos oferece.

Em Jz 15.14-15, temos o episódio da queixada de jumento.

SANSÃO E DALILA: A ESTRETÉGIA DO INIMIGO

Juízes cap. 16, relata a paixão de Sansão pela prostituta Dalila ( Jz. 16.1 ). e da traição desta que recebeu uma oferta em dinheiro ( Jz 16.4-20 ). No verso 4, se afeiçoa por ela, no v 5, começa o plano para desvendar o segredo de sua imensa força física. Os filisteus usaram Dalila para tentar destruri Sansão. Tentam por várias vezes, até que nos versos 15 , 16, 17, Dallila consegue o seu objetivo que é descobrir o segredo de sua força, ou seja, seu cabelo não poderia ser cortado ( suas 7 tranças ) .

É um exemplo claro das astutas e inteligentes ciladas do diabo para derrubar os homens e mulheres de Deus ( Ef. 6.11 ).

Perdeu sua força, foi dominado pelos filisteus e teve seus olhos arrancados ( v 21 ) e teve que trabalhar para eles rodando moinhos. Tudo isto por causa de uma sedução malígna que o levou à desobediência. O mesmo aconteceu com Eva e adão com relação ao fruto da arvore do bem e do mal. O problema não estava no fruto em si e nem no cabelo, mas na indisciplina espiritual.

A desobediência e a rebeldia dão legalidada para satanás atuar na vida do homem.

Morreu juntamente com seus inimigos. " E foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara na sua vida. " ( Jz 16. 28-31 ).

Julgou a Israel por vinte anos ( Jz 16. 31 ).
|  Autor: Paulo Augusto Muniz Malafaia  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!