Não podemos nos permitir, sermos apáticos (sem reação) diante de uma sociedade que se degrada e destrói, onde os valores morais e eternos do Reino de Deus são banalizados. Somos filhos de Deus nascidos de novo e recebemos a unção para transformação das nações!
O número sete na Bíblia traz o simbolismo de completo ou inteiro. Quando Eliseu mandou Naamã se banhar sete vezes certamente a mensagem seria que precisava de uma lavagem por inteiro. Ele desejava curar-se da lepra em seu corpo, mas Deus queria restaurar sua vida inteiramente. Vamos comparar os sete banhos que Naamã teve que passar com os momentos que passou, comparando com um processo de mudança em sua vida em sete etapas.
Deus em sua infinita bondade sempre se revelou à humanidade. Cremos em um Deus que fala conosco e com sua palavra criou todas as coisas. Contudo Deus em sua multiforme graça fala de muitas maneiras. Vamos refletir algumas circunstâncias ou formas de Deus falar conosco.
É interessante como a palavra de Deus, nos compara com uma árvore. Claro que podemos ser árvores boas ou ruins. O Salmo 1.1-3 fala do resultado de se tornar uma árvore frutífera! Todos querem se enquadrar nesta categoria de árvore.
Temos que examinar se o inimigo nos semeou algum joio – Mateus 13.30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro
A didática divina para aprovação exigirá fases de preparação - Atos 9.9 - E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.
Deus mandou que Samuel ungisse um novo rei para Israel. Jessé reuniu quase todos os filhos para que o profeta indicasse qual deles seria o escolhido. Davi, porém, foi esquecido.
Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar, mas é livre de muitas coisas más. O que pode parecer restrição da liberdade é, de fato, garantia da liberdade.
Um homem segundo o coração de Deus se embaraçou com o pecado, o que lhe custou traumas pessoais, depressão e desespero. Contudo, sua experiência de humildade e arrependimento nos ensina o caminho dos que querem ter comunhão íntima com Deus. Davi foi restaurado!
Muitas vidas estão como a terra do segundo versículo, sem forma e vazia, verdadeiro caos. Foram criados por Deus mas não têm nenhum compromisso com ele. 
A palavra 'filho' nos faz pensar naquilo que Deus faz por nós: proteção, sustento e benefícios diversos. A palavra 'soldado' nos lembra das dificuldades, problemas, exercícios, abstinências, lutas, confrontos com o adversário.