Esboço Deus Provedor


Filipenses 4:19
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”

Introdução:
Abraão estava prestes a perder seu filho em obediência a Deus, porem agradou à Deus a fé de Abraão e o monte do sacrifício, se tornou monte da provisão Gênesis 22:13-14. Jeová Jire em hebraico, quer dizer, “O Senhor que provê”. Porque Deus provê todas as coisas para quem tem fé. Inúmeras provas disto temos na historia e em todos os exemplos a provisão de Deus chegou no momento em que já não havia recursos humanos, pois Deus não quer que nos o subestimamos com duvidas e questionamentos sobre a Sua Soberania e Poder em realizar tudo muito mais daquilo que pensamos ou imaginamos Efésios 3:20.

I – DEUS SUPRE NO DESERTO

É impressionante o quanto Deus proveu aos filhos de Israel, deste a saída do Egito até a Canaã, o povo só sabia murmurar e o Senhor só provendo Êxodo 14:14, deste o inicio foi assim, mas os murmuradores tiveram que pagar um preço alto porque não confiaram no Jeová-Jire. Números 20:12 e tomaram águas amargas Êxodo 15:20-27. E no deserto que Deus supre nossas necessidades.

A – Deus manda Água brotar na rocha - Êxodo 17:6;
B – Deus manda Maná (pão) - Êxodo 16:4;
C – Deus manda Codorna (carne) - Êxodo 16:12-13;
D – Deus manda Nuvem para dar sombra ao caminho de dia - Êxodo 13:21-22;
E – Deus manda Coluna de fogo para iluminar o caminho à noite - Êxodo 13:21-22;
F – Deus manda Abrir o Mar Vermelho -  Êxodo 14:21-28;
G – Deus manda Abrir o Rio Jordão - Josué 4:7.

II – NECESSIDADES BÁSICAS

Abraham Maslow, psicólogo dos anos 50, desenvolveu uma teoria da motivação humana, reconhecida apresenta as cinco principais necessidades que são:

1. Fisiológico: Respiração, Alimentação, Abrigo, Descanso, Reprodução, Vestimenta - Mateus 6:25- 34;
2. Segurança: Física pessoal, Financeira, Saúde e bem-estar – João 14:27;
3. Social: Relacionamento, Afeto, Amor, Amizades, Família, fazer parte de um grupo - Salmos 27:10;
4. Estima: Autoestima, Respeito reciproco, Prestigio – Efésios 5:14;
5. Auto realização: Neste último considere que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade. Temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolvermos nossos potenciais. Mateus 11:28-30; 16:24-25.

Nosso criador nos fez sabendo de todas as nossas necessidades e para cada uma Ele tem o recurso certo - Efésio 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. Se quisermos ter a provisão para nossas necessidades na área espiritual, física ou emocional, devemos primeiramente colocar os seus problemas nas mãos do Senhor e buscar a solução de Deus com insistência, crendo que o Deus que operou milagres no passado é o mesmo que opera milagres no presente. As promessas do Senhor não falham. Mesmo que passem o céu e a terra, as Suas promessas não passarão. II Pedro 3:9, Mateus 24:35.

Quebra-Gelo: Você tem confiado no Deus Provedor? ...  Comente um milagre que aconteceu em sua vida..!

Conclusão: Até Jesus teve fome e sede, Jesus chorou, Jesus foi tentado, injuriado, zombado sua agonia foi extrema, sua morte foi a mais horrível que poderia existir em sua época, sua vida humilde e simples e nem por isso pecou, nem murmurou ou teve falta de algo Mateus 5:1-12.  O problema e que os padrões de consumismo impostos pela mídia eliminam toda humildade e o desnecessário se faz necessário.

| Autor: Pr.William Modesto de Almeida | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!