Esboço Como Lidar Com os Vales

Salmos 23:4


Na vida nós temos que enfrentar vários tipos de vales e estes representam momentos de grandes dificuldades. Exemplos de vales:
• Vale das lágrimas. (Sl.84:6)
• Vale da desgraça. (Js.7:26; Os.2:15)
• Vale da sombra da morte, ou escuro como a morte. (Sl.23:4)

Ao lidar com seus “vales”, lembre-se:

1. Que os vales são inevitáveis. (...) No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. (...) (Jo.16:33 NTLH)

2. Que os “vales” são imprevisíveis. Ondas e ondas de destruição caem sobre a terra, até ficar completamente destruída! De repente, num instante, todas as casas foram derrubadas. (Je.4:20 BV)

3. Que os vales são imparciais. Porque ele (Deus) faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. (Mt.5:45 NTLH)

4. Que os “vales” são temporários. Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. (1 Pe.1:6 NTLH)

5. Que Deus usa os “vales” para aperfeiçoar sua vida. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. (1 Pe.1:7 NVI)

Como você deve agir nos seus “vales”?

1. Davi disse: Não terei medo de nada. Seja perseverante e paciente. Sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria. (Cl.1:11 NVI)

2. Davi disse: Tu estás comigo. Creia que Deus está com você! Quando vocês passarem por águas profundas - grandes dificuldades, Eu estarei ao seu lado; quando tiverem de atravessar grandes rios - problemas difíceis - não se afogarão; quando tiverem de passar pelo fogo - os sofrimentos e perseguições - não se queimarão; as chamas não farão mal a vocês. (Is.43:2 BV)

3. Davi disse: tu me proteges e me diriges. Dependa da proteção de Deus. Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas. (Sl.34:19 NTLH)

Entendendo que os “vales” são inevitáveis, imprevisíveis, imparciais, temporários e que Deus os usa para fortalecer sua vida, diga em oração:
• Senhor, com a Tua ajuda eu serei perseverante e paciente. Terei coragem!
• Senhor, eu creio que Tu estás comigo; portanto, vou atravessá-los com uma atitude de fé!
• Senhor, eu dependerei da Tua proteção e sairei do meu vale abençoado, mais maduro e mais forte!

Tenha a atitude certa e creia que Deus, por meio de Jesus Cristo, está dirigindo o seu destino para melhor. Deus tem um propósito divino para cada desafio que aparece na sua vida. As provações ou adversidades testam o seu caráter e ajudam a formar a sua fé.

Não dê ouvidos às vozes negativas, mas desenvolva uma mentalidade vitoriosa e veja no tempo certo o que Deus já começou a fazer. Permita que Deus aja da forma Dele! Confie na bondade de Deus por meio de Jesus.
|  Autor: Pr. Walter de Lima Filho  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!