Esboço A Igreja de Deus e a Igreja dos Homens


       A igreja é o conjunto das pessoas físicas que buscam a Deus para conhecê-lo, adorá-lo, servi-lo. O fato de estarem participando de uma igreja não os torna super-humanos, sobre-humanos. Continuam sendo apenas... humanos. Com todas os defeitos e vicissitudes comuns ao mais comum dos mortais.
        A Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR - reivindica para si o “status” de ser sido fundada pelo próprio Jesus, sendo, portanto, a única Igreja. O que não corresponde à realidade dos fatos. Não há na Bíblia nenhum versículo, nenhuma referência a tal fato. Outros, reivindicam para si o “status” de serem a única igreja “certa”, criada por revelação do próprio Espírito de Deus, e de acordo com as regras bíblicas, apontando as “heresias” e erros doutrinários de outras igrejas.
       Gostaria de colocar nesta oportunidade um sutil e quase imperceptível detalhe que escapa aos olhos de uma grande parte dos(as) amados(as) leitores(as): nem todos os que fazem parte de uma das igrejas de Cristo, fazem parte da IGREJA DE CRISTO. Tal fato foi explanado com mais detalhes na serie de mensagens sobre as tribos (“gente de todas as tribos 1, 2 e 3”).
       Gostaria de explanar nesta oportunidade, sobre uma classe especial de cristãos: os membros da CRENTUR. Crentes turistas. Crentes que estão procurando a IGREJA PERFEITA, com doutrina perfeita, com pastores perfeitos, com líderes perfeitos, com membros perfeitos, com ritos perfeitos, com trabalhos perfeitos. São pessoas que um motivo ou outro se desgostaram da congregação onde estavam inseridos.
       Acharam que não estavam sendo valorizados (ou valorados) o suficiente. Acharam defeitos, erros ou imperfeições na conduta de seus líderes. Não aceitaram os defeitos dos amados que estavam na liderança.
       Acharam que os líderes não tomaram a atitude que lhes cabia tomar com as pessoas, na época, no local, e da forma devidos.
       Então... passaram para outra igreja, onde o mesmo ocorreu... e mais outra... e alguns desistiram de procurar, e ficam em casa, longe da comunhão dos irmãos, e da comunhão com Deus (muito embora alardeiem o contrário). Outros, assim como alguns artistas famosos que estão já no sexto ou décimo casamento, estão à procura da igreja perfeita...
       Alguns, de acordo com o grau de espiritualidade (quanto mais baixo...), fundaram (mais) uma “igrejinha”, mais uma denominação onde se pretendia corrigir os erros da igreja de onde saiu, alegando, entre outros motivos, a mudança da visão, uma revelação divina, a necessidade de se retornar ao primeiro amor e aos princípios bíblicos... Não sei até onde isso pode ser verdade, mas não posso condenar tal atitude... Se estiverem errados, darão conta a Deus.
       Se o(a) amado(a) leitor(a) já está na igreja há alguns anos, deve ter conhecimento de algo assim como estou
descrevendo.
       Os que fazem parte da IGREJA DE CRISTO estão espalhados pelas milhares igrejas de Cristo ao redor do mundo. Essa IGREJA DE CRISTO é PERFEITA, porque seus membros são perfeitos, são dirigidos e cheios do amor e do Espírito de Deus. Mas estão inseridas em igrejas imperfeitas. Entende o quero dizer?
       Os que fazem parte da IGREJA DE CRISTO não estão procurando igrejas perfeitas, com líderes perfeitos, com doutrina perfeita. Eles querem servir a Deus, e não a uma igreja de acordo com seus desviados e pecaminosos corações (Gal.5:24).
       Amado(a) leitor(a), você está procurando uma Igreja perfeita, ou já faz parte da IGREJA DE CRISTO, que é perfeita (I Cor.2:6/Fil.3:15)?

Autor:  Takayoshi Katagiri


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!