Esboço A Conversão de Paulo


Atos 9.15,16  "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome"

VIRTUDES DE UM OBREIRO QUALIFICADO

1. É PRECISO TER PERSONALIDADE FORTE NAS ATITUDES

* O zelo da ignorância pode ser revertido para o bem - Atos 9.1 - E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote I Timóteo 1.13 A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.

* A obstinação cega quando aclarada faz transformações - Atos 9.2 - e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Gálatas 1.13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.

* A chamada divina tem confirmações místicas autênticas - Atos 9.3 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. I Coríntios 15.8 E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.

2. É O PODER PREDESTINADOR DIVINO QUE NOS QUALIFICA

* É na convicção humilhante do pecado que vem a conversão - Atos 9.4 - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?  Atos 26.11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.

* A conversão ensina a não relutar contra a vontade divina - Atos 9.5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou JESUS, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Atos 9.16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

* A rendição ao senhorio de Cristo indica uma conversão real - Atos 9.6 - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. Gálatas 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

3. É A CONVICÇÃO E SUBMISSÃO QUE LEVA A APROVAÇÃO

* A chamada divina pode ser surpreendente e incompreensível - Atos 9.7 - E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. Atos 9.13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

* A humilhação nos conduz a conformidade da vontade divina - Atos 9.8 - E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. 2 Coríntios 12.9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

* A didática divina para aprovação exigirá fases de preparação - Atos 9.9 - E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu. 2 Timóteo 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade
 
Autor: Pastor Adilson Guilhermel


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!